Na aba "Conciliações Não TEF" será exibida uma listagem com as faturas (Não TEF) geradas pelo ERP nos últimos sete dias. Para este tipo de operação o sistema buscará sugerir a informação com maior compatibilidade para que o usuário realize a baixa manual. Para as faturas que possuírem apenas uma sugestão será possível configurar o sistema para efetuar a baixa automaticamente, para tanto é necessário que em  Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador, o parâmetro "Conciliar faturas NÃO-TEF com apenas uma sugestão" esteja habilitado.


Conciliações Não TEF


Referente a baixa de faturas

Todas as baixas realizadas irão refletir no módulo de Contas a Receber e na Contabilidade, conforme parametrização utilizada pela empresa no sistema.

Referente a data de ativação do módulo

As informações desta aba respeitarão a data de ativação do módulo como limite inicial para apresentação da listagem. Para verificar a data é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix. 

Referente ao prazo da disponibilidade da fatura

As faturas lançadas no ERP podem levar de três a quatro dias para serem exibidas no Conciliador após a geração, isto se deve ao processo de comunicação entre a adquirente e nossos sistemas. 

Referente a contas contábeis

Sempre que for realizada uma baixa de fatura no Conciliador é possível configurar o sistema para utilizar a conta de débito da baixa para gerar os lançamentos contábeis de crédito referente as taxas, para tanto, é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para ativar o parâmetro "Lançar conta crédito da baixa da taxa conforme conta débito da baixa da fatura".

Referente ao vínculo com a operadora

  • No caso de Faturas Não Conciliadas, se uma das faturas for selecionada, e o respectivo cliente não tiver vínculo com alguma operadora, será apresentada a seguinte mensagem: "Ainda não encontramos informações vindas da operadora de cartão para esta fatura. Verifique a configuração realizada em: ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador > Configurar vínculo entre Operadoras e Clientes.".
  • Se a Operadora utilizada no filtro não possuir um vínculo configurado, será apresentada a seguinte mensagem: "Algumas faturas podem não ter sido listadas, verifique a configuração realizada em: ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador > Configurar vínculo entre Operadoras e Clientes.".

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

  • O parâmetro "Lançar conta crédito da baixa da taxa conforme conta débito da baixa da fatura" poderá ser habilitado em: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, no entanto, ele somente estará disponível se o parâmetro "Utiliza valor bruto no lançamento contábil de baixa de faturas" estiver marcado.
  • Para verificar a data de ativação do módulo acesse Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0 > parâmetro "Data de ativação".


Agrupamento de Faturas por Status

É possível visualizar as faturas, agrupando-as por seus status, conforme os botões e legendas especificados abaixo:

  • Todos;
  • NC - Não Conciliadas;
  • CM - Conciliadas Manualmente;
  • NB - Não Baixadas;
  • BM - Baixadas Manualmente;
  • BA - Baixadas Automaticamente;
  • AR - Antecipações Realizadas.


Botões de Status

Opções de Filtro

Além disso, através do botão "Filtrar" é possível definir diversos tipos de combinações, para que a listagem apresentada esteja conforme a necessidade da ocasião. 


Filtros - Conciliação TEF


  • Código Fatura: permite buscar pelas faturas que estão registradas no sistema;
  • Data de Venda: permite buscar pela data de emissão das faturas, com um intervalo máximo dtrinta e um dias;
  • Data de Vencimento: permite buscar pela data de vencimento das faturas, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Data da baixa: Data de baixa da fatura, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Valor Bruto: permite buscar as faturas pelo seu valor bruto;
  • Valor Líquido: permite buscar as faturas pelo seu valor líquido;
  • Taxa: permite buscar o valor das taxas aplicadas pelas adquirentes no momento da venda;
  • Ordem Parcela: permite buscar pela ordem da parcela, por exemplo: parcela 2 de 3;
  • Total Parcela: permite buscar pelo número total de parcelas, por exemplo: 3 - uma venda divida em 3 vezes;
  • Operadora: permite buscar pela adquirente responsável
  • Tipo de Operação: permite buscar por faturas crédito e débito;
  • NSU: permite buscar pelo número de NSU (código de retorno emitido pela rede adquirente) atrelado à venda;
  • Bandeira: permite buscar por uma ou mais bandeiras, somente poderá ser utilizado em faturas conciliadas.


Nota

Caso o usuário tenha selecionado mais de uma empresa (campo disponibilizado no cabeçalho) a listagem apresentará as faturas de todas as empresas selecionadas que se encaixam nas características informadas nos filtros.

Listagem

Após aplicar os filtros desejados, a listagem retornada apresentará as faturas em linhas com as colunas: Cód. Fatura, Data Venda, Data Venc., Vl. Fatura, Taxa, Vl. a Receber, Parcela e NSU, Autorização e Conta Central. Para este caso, de faturas não TEF, o sistema buscará apresentar ao usuário sugestões para que a conciliação seja realizada manualmente, portanto a coluna NSU e Autorização estarão em cinza claro, conforme abaixo. 


Dados da Fatura – Listagem (Não TEF)


Na listagem, através do ícone  será possível alterar os campos NSU, Código de Autorização e Data da Baixa.

Alteração de NSU e Autorização:

Caso o NSU não tenha sido informado na venda ou esteja incorreto é possível alterar/inserir através desta edição. Somente será possível alterar o NSU e o Código de Autorização de faturas com o status Não Conciliadas (NC). No entanto, devem ser seguidas as regras de validação do sistema:

  • NSU: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do Código de Autorização da mesma fatura, caso estiver preenchido. Para inserção da NSU em casos de não inserir no momento da venda o usuário poderá poderá ter a informação do NSU através do comprovante de venda ou através da plataforma de sua maquininha e inserir manualmente.

  • Código de Autorização: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do NSU da mesma fatura, caso estiver preenchido.


Caso um dos campos esteja vazio o sistema emitirá um alerta informando sobre a quantidade mínima de caracteres permitida. Também será possível realizar a alteração da NSU na tela Conciliação de Fatura ao clicar no status da fatura Não Conciliada (NC).


Alteração da Data da Baixa

Somente será possível alterar a Data da Baixa, caso a data atual da baixa não seja menor que a data de proteção do sistema, se isto acontecer, o sistema exibirá um alerta impedindo a alteração. A alteração também poderá ser realizada na tela de detalhes, clicando nos status das faturas, apresentados ao final de cada linha da listagem. Para que seja possível realizar a alteração da data da baixa é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para ativar a funcionalidade.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para habilitar a possibilidade de alteração de Data da Baixa, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, parâmetro "Possibilitar alteração de data baixa".

Status Conciliada Manualmente (CM)

Ainda na listagem,no final de cada linha será apresentado um botão com o status naquele momento, ao acessá-lo serão apresentadas as informações referentes à fatura escolhida.


Conciliação de Fatura - Detalhes


A fatura irá possuir 4 agrupadores que irão exibir informações como:

  • Dados da Fatura: exibe todas as informações referentes à fatura, quando houver divergências entre a fatura ERP e a fatura da Operadora conciliada haverá um destaque em vermelho;
  • Conciliação Realizada: exibe as informações correspondentes a parcela conciliada e a oção de desconciliar, caso a fatura tenha sido baixada manualmente será apresentada a opção de desfazer a baixa, se for realizada alguma dessas mudanças de status (conciliar, desconciliar, baixar, desfazer baixa) a página de detalhes será recarregada e apresentará as novas informações.
  • Histórico da Fatura: exibe o histórico de operações realizadas pelo sistema para a fatura em questão;


Histórico de Faturas


  • Detalhes da Venda: exibe informações referentes às faturas vinculadas a venda original. O número do Documento/Série possuirá um link, ao acessá-lo serão apresentados os dados da fatura escolhida na aba "Dados da Fatura". Obs.: A linha destacada em vermelho corresponde à fatura conciliada em questão. 


Detalhes da Venda


Pesquisar Faturas

Através do botão "Pesquisar Faturas da Operadora" é possível realizar a conciliação manual. Este botão só é visível se a fatura estiver no status “Não Conciliada” por mais de 3 dias, esse status pode ser verificado pela data de venda apresentado na fatura e em faturas que não possuam sugestão para conciliação.


Conciliação de Faturas - Pesquisa


Para a realização da pesquisa devem ser preenchidos os campos correspondentes respeitando os padrões de validação e comportamento já existentes no sistema:


Pesquisa de Faturas


  • Data da venda: fixa, é idêntica à data de venda da fatura ERP. Possui um ícone informando o usuário que as conciliações manuais só podem ser realizadas com faturas da mesma data de venda;

  • Data de previsão de pagamento: inicial e final, máximo 7 dias entre as datas;

  • Operadora: lista de operadoras (adquirentes);

  • Valor bruto: faixa de valores monetários, inicial e final;

  • Valor Líquido: faixa de valores monetários, inicial e final;

  • Bandeira: lista de bandeiras homologadas;

  • NSU: pesquisa por apenas um NSU (ou todos se deixado em branco);

  • Cód. Autorização: pesquisa por apenas um Cód. Autorização (ou todos se deixado em branco).


A listagem retornada apresentará as faturas em linhas com as colunas: data da venda, data da previsão de pagamento, NSU, código da autorização, valor bruto, valor líquido, operadoram bandeira e a possibilidade de seleção para a conciliação manual.


Resultado de Pesquisa


Será possível selecionar apenas uma fatura por vez para a realização da conciliação, após selecionada a fatura será habilitado o botão Efetivar Conciliação.


Resultado de Pesquisa


Após clicar em Efetivar Conciliação o sistema exibirá  duas possíveis caixas de diálogo:

Caso houver divergência: será exibido um texto comparativo entre os campos Data de Vencimento, Valor Bruto e Valor Líquido da fatura originada no ERP e os dados da fatura da adquirente (operadora), estes estarão destacados em vermelho tanto na linha dos dados da fatura ERP quanto na linha dos dados da fatura da adquirente. Apresentará também as opções “Sim” e “Não” na qual, ao clicar em “Não”, ferchará a caixa de diálogo, ao clicar em “Sim” efetivará a conciliação, fazendo com que a fatura passe para o status Conciliada Manualmente (CM).


Confirmação da Baixa


Caso não houver divergência: Será exibida a  mesma mensagem com as opções “Sim” e “Não” na qual, ao clicar em “Não”, a caixa de diálogo será fechada, ao clicar em “Sim” a conciliação será efetivada, fazendo com que a fatura passe para o status Conciliada Manualmente (CM), porém sem os destaques em vermelho. 


Confirmação da Baixa


Ao fechar a página de Pesquisa de Faturas (Operadora) a  página de detalhes será recarregada e apresentará as novas informações.


Ao final da listagem serão apresentados totalizadores com as informações de "Valor Bruto, Valor Descontado, Valor Líquido, Total de Faturas e Itens por Página".


Totalizadores


  • Valor Bruto: refere-se ao valor total das faturas;
  • Valor Descontado: refere-se ao valor total das taxas das faturas;
  • Valor Líquido: refere-se ao resultante da expressão (Valor Bruto – Valor Descontado) das faturas;
  • Total Faturas: refere-se à quantidade total de faturas TEF;
  • Itens por Página: refere-se à quantidade de itens exibidos na página conforme configuração definida pelo usuário. 

Mais informações sobre a rotina

Para configurar o número de faturas exibidas na página, basta selecionar a quantidade desejada na opção "Itens por Página". Do mesmo modo, para navegar nas demais, basta selecionar a página desejada na opção "Página", conforme abaixo. 


Itens por página


Selecionar página para navegação


Nota

  • Através do botão "Exportar Excel" será possível extrair os dados que foram listados para uma planilha Excel.
  • Através do botão "Imprimir" será possível imprimir os dados que foram listados.


No rodapé da página serão apresentadas as legendas de status das faturas informando o significado das siglas.


Legendas