O cancelamento ou o encerramento de um pedido pode ser realizado ao acessar: Faturamento > Orçamento/Pedido > Cancelamento/Encerramento de pedido.


Cancelamento/encerramento de pedido


Para a execução desta funcionalidade deverá ser informado o número do orçamento e a operação que será realizada: "Cancelar" ou "Encerrar" o pedido.


Importante!

Caso a Franqueadora tenha o módulo comercial Franchising Manager ativado e o parâmetro "Utiliza Integração com Sales Forcemarcado, o franqueado não poderá realizar o cancelamento ou encerramento de um pedido de orçamento. Assim será exibida uma tela de bloqueio informando-o.

Nota

  • Caso o pedido já tenha sido faturado (parcial ou total), não será possível cancelá-lo, apenas encerrá-lo;
  • Nesta rotina é possível encerrar pedidos e orçamentos, portanto ao inserir um ou outro tipo, a nomenclatura da rotina será alterada;

Orçamentos com Link de Pagamento:

  • Caso seja cancelado um pedido para o qual já foi realizado o pagamento através do link, o usuário será notificado que a transação do pagamento foi cancelada;


Transação do link de pagamento cancelada


  • Se o pedido a ser cancelado ainda não tenha o pagamento efetivado, o link de pagamento será inativado.


Link de pagamento inativado

Particularidades da Entrega Futura:

  • Caso o pedido que originou o DAV de entrega futura seja cancelado ou encerrado no ERP, o DAV em questão não é cancelado no Microvix POS;


Dica

A funcionalidade de Cancelamento de Orçamento e Pedido estará protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso.

  • Para cancelamento de um Orçamento: Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissão: "Cancelamento de Orçamento".
  • Para cancelamento de um Pedido: Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissão: "Cancelamento de Pedido".


Tanto no cancelamento como no encerramento é possível informar um motivo previamente cadastrado no sistema e também uma observação. E o campo Motivo somente será exibido caso a empresa possua um motivo cadastrado com o tipo "Cancelamento/Encerramento de Orçamento". 


Cancelamento de orçamento e pedido de venda


Ao cancelar um pedido que foi agrupado, será exibida a opção "Descancelar pedidos utilizados na geração deste pedido (agrupamento)" que quando marcada, os pedidos de venda que originaram o pedido atual (agrupamento de pedido) que está sendo cancelado/encerrado serão configurados como válidos, podendo manipulá-los novamente no sistema. Ou seja, para desagrupar os pedidos, basta realizar o cancelamento do pedido que foi originado através do agrupamento.