A expedição é realizada após a aprovação de um pedido de venda e tem como objetivo a conferência de itens antes do faturamento. Porém, alguns clientes realizam a expedição após o faturamento do pedido, estas duas situações estarão descritas abaixo.

Critérios de Funcionamento

  • A permissão de usuário "Expedição" (Empresa > Segurança > Configurar usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido) deve estar marcada.
  • É possível definir que a expedição será de realização obrigatória antes do faturamento, para isso é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Orçamento  e marcar o Parâmetro "Expedição obrigatória". Seu funcionamento acontecerá da seguinte forma:
    • Deve estar Marcado se o usuário quiser que a expedição seja obrigatória antes de faturar o pedido, neste caso somente serão apresentados pedidos aprovados;
    • Deve estar Desmarcado se o usuário não quiser que a expedição seja obrigatória, neste caso serão apresentados pedidos aprovados e faturados;
  • Deverá haver ao menos um cadastro realizado para grade 1 (tamanho) e grade 2 (cor) para exibição da rotina.

Execução 

Ao acessar Faturamento > Orçamento/Pedido > Expedição > Expedição de Orçamentos/Pedidos o usuário deverá informar os seguintes filtros:


Expedição


  • Período;
  • Pedido: deve ser informada uma faixa de códigos (inicial e final) de pedido de venda;
  • Empresa: apenas os pedidos da empresa selecionada serão exibidos;
  • Cliente: cliente informado no pedido de venda;
  • Referência: referência do produto contido no pedido;
  • Listar pedidos já faturados: determina se deverão ou não ser apresentados os pedidos já faturados. Este filtro somente será exibido se o parâmetro "Expedição obrigatória" estiver Desmarcado;
  • Expedir Pedido: serão apresentados os pedidos que se enquadrem nos filtros acima, caso nenhum filtro seja informado, serão apresentados todos os pedidos;

O ícone  esconde/exibe os filtros desta página.

Listagem

Na listagem da expedição são apresentados cinco grupos, são eles: Selecionar Pedido, Inserção Rápida de Itens com Código de Barras, Listagem de Itens, Totalizadores e Links.


Expedição


Nota

Na inserção rápida de itens com código de barras será possível realizar a bipagem do código de barras com um leitor.


Selecionar Pedido

Será apresentado o código e cliente do pedido.


Selecionar Pedido


Listagem de Itens

Serão exibidos todos os itens do pedido com seus respectivos dados:


Listagem de Itens

  • Produto: descrição do produto;
  • Empresa: empresa que o pedido foi realizado;
  • Cód. Barras: código de barras do produto;
  • Referência: referência do produto;
  • Preço Unitário R$: valor unitário do produto;
  • Qtde. Pedida: quantidade de produto presente do pedido de venda;
  • Qtde. Expedida: quantidade conferida;
  • Valor Total: valor toral do pedido;

Totalizadores

Serão exibidos os valores expedidos e faltantes do pedido. Na última linha deste campo será exibido o valor correspondente ao desconto caso ele tenha sido concedido.


Totalizadores


Serão apresentados itens divergentes, faturados e os expedidos. Para obter esta informação em outro momento, após a expedição, basta utilizar o Relatório de Expedição, que listará exatamente as mesmas informações destes link's.


Links


Através do botão "Redefinir expedição" é possível abortar a expedição, através do qual a coluna Qtde Expedida será zerada, com a possibilidade de iniciar novamente a expedição do pedido (orçamento aprovado).

Ao finalizar a expedição será possível faturar o pedido através do botão "Expedição do Pedido e Faturamento do Pedido". Também será possível iniciar uma nova expedição através do botão "Expedir outro Pedido". Para mais informações sobre o faturamento vide item "Faturamento de Pedido" neste manual.


Finalização da expedição do pedido de venda


Nota

  • A tabela de preço somente aparecerá na rotina de Expedição caso a empresa trabalhe com o recurso de utilização de tabelas de preços por item no orçamento (Na inserção dos itens do orçamento é possível escolher uma tabela de preços diferente para cada produto). Mais informações vide item Cadastro de Orçamento de Venda deste manual e para habilitar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


Conferência dos itens na expedição do pedido de venda


  • Na rotina de Expedição é possível exibir o nome do cliente como Nome Fantasia ou Razão Social. Para definir essa informação, acessar o Menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais -> Grupo "Nomenclatura de Clientes/Fornecedores", campo "Expedição".

Suporte Técnico

Orientações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

O parâmetro que habilita tabela de preço na rotina de expedição pode ser acessado em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > grupo Orçamentos, item "Utilizar tabela de preço por item".