Com este recurso é possível cadastrar as séries de saída para serem utilizadas no sistema, como nas rotinas de emissão de notas fiscais de saída, no lançamento de faturas a receber, nas rotinas de vendas, entre outros. Conforme imagem abaixo:


Cadastro de séries de saída


Para realizar o cadastro é necessário informar os seguintes dados:

  • Série: Pode ser numérica ou alfanumérica, irá depender do modelo de nota fiscal a ser selecionado.
  • Empresa: Será informada em qual empresa a série estará disponível. Sendo possível disponibilizá-la para uma ou mais empresas.
  • Disponível para NF-e: será necessário informar se a série será disponibilizada no módulo de nota fiscal eletrônica, isto é, se as NF's emitidas com a respectiva série serão visualizadas no módulo. Porém, esta opção será exibida somente se a empresa estiver configurada para utilizar o módulo NF-e. E as NF's serão exibidas no módulo, apenas quando a série utilizada na emissão do documento estiver vinculada ao modelo de nota fiscal "Nota Fiscal Eletrônica". Maiores informações vide próxima nota deste manual.
  • Numeração automática: Indica se as notas terão a numeração gerada automaticamente pelo sistema ou deverá ser informada manualmente.
  • Utiliza Selo Fiscal: Indica se na emissão de um documento será possível informar o número do selo, para que seja impresso na nota fiscal. Esta opção é obrigatória apenas em alguns estados.
  • Modelo: Possibilita definir qual o modelo será utilizado na emissão de um documento fiscal com a respectiva série, isto é, será necessário selecionar uma opção pertinente à série que está sendo cadastrada. Por exemplo, para série "CF" o modelo de nota fiscal a ser utilizado é o "Cupom Fiscal", inclusive este modelo é fixo para a respectiva série, isto é, não será possível alterar o modelo desta série, assim como, não será possível cadastrar uma nova série com o modelo "Cupom Fiscal". Esta restrição é específica para este modelo. Ao realizar a emissão de uma nota fiscal de saída, o sistema irá gravar automaticamente o modelo atrelado à série selecionada, ou seja, não será exibido um campo para preenchimento do modelo na página de emissão.
  • Último número: campo apenas informativo, que exibe o exato último número de série de documento fiscal utilizado pela empresa. 
  • Configurar próximo número: permite configurar o próximo número de série de documento fiscal que será utilizado e ficará disponível somente quando o modelo de nota selecionado for Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (65), ou Recibo Provisório de Serviço - RPS.  Este campo é configurado por empresa. Portanto, caso a série pertença a mais de uma, ou todas as empresas, o usuário deverá determinar qual será o próximo número de série para cada empresa selecionada.  


Na operação de saída o sistema trata os seguintes modelos:

  • Nota Fiscal (1/1A);
  • Nota Fiscal de Venda a Consumidor (2);
  • Nota Fiscal Eletrônica;
  • Nota Fiscal de Serviços;
  • Cupom Fiscal Eletrônico – CF-e (59);
  • Recibo Provisório de Serviço;
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (65);
  • Gerencial (Transf. Entre Depósitos) (999);

Para os modelos "Nota Fiscal de Venda a Consumidor (2)" e "Nota Fiscal de Serviços" será possível cadastrar a série com caracteres alfanuméricos, pois obrigatoriamente o primeiro modelo iniciasse com a letra D, e a segunda, geralmente corresponde à letra A. Já os demais modelos permanecem com caracteres apenas numéricos.

Para o modelo "Cupom Fiscal Eletrônico – CF-e (59)" no campo "Série" deverão ser informados exatamente 9 caracteres numéricos, que representam o número de série do aparelho SAT e campo "Numeração Automática" deverá ter selecionada a opção "Não", pois o responsável por gerar a numeração é o próprio aparelho.

Ao selecionar o modelo "Gerencial (Transf. Entre Depósitos) (999)" os campos "Disponível para NF-e" e "Utiliza selo fiscal" ficarão com conteúdo "Não", já no campo "Numeração Automática" o conteúdo será "Sim". Com esse tipo de modelo selecionado, não será possível alterar os conteúdos das opções citadas.


  • Conta Fluxo: Poderá ser pré-selecionada uma conta, e esta será sugerida quando for realizada uma venda utilizando a respectiva série.


No campo "Utiliza Selo Fiscal" caso seja informado à opção "Sim", na configuração do formulário de nota fiscal que possui esta série relacionada, no grupo "Dados Adicionais" devem ser configurados o posicionamento dos seguintes campos para impressão no formulário: Série Selo Fiscal, Nr. Selo Fiscal, Data Emissão e Documento. Para realizar a configuração do formulário personalizado de nota fiscal acessar o menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais, opção Formulários Personalizados Configurar.

No momento da impressão da Nota, será solicitado o número do selo (conforme imagem abaixo) e as demais informações o sistema buscará automaticamente.


Impressão da nota fiscal de saída em formulário personalizado


Na mesma página de cadastro de séries é possível exibir registros de séries já cadastradas através do botão "Exibir Registros" ilustrado na imagem anterior, assim como o ícone (Alterar) que possibilita a edição da série.



Listagem de séries de saída


Dica

As séries de saída estão protegidas pelo gerenciamento de segurança do sistema, onde é possível controlar a visualização e utilização das mesmas através da permissão de usuário "Séries de Saída bloqueadas (para lançamentos fiscais de saída):" localizado no grupo Faturamento, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento.
Esta permissão de usuário tem o objetivo de bloquear a utilização das séries de saída para lançamentos fiscais conforme o perfil do usuário. Esta configuração de usuário será aplicada para todas as rotinas de lançamento fiscal que envolve a utilização da série de saída no seu processo de execução.


Nota

Para que uma série de saída esteja disponível para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), ela necessariamente deverá ter configurado em seu cadastro o modelo de Nota Fiscal "Nota Fiscal Eletrônica" e com o filtro "Disponível para NF-e" marcado como "Sim", e nestes casos somente será possível cadastrar descrições para série que contenham números de 1 a 999, ou seja, caracteres alfanuméricos não serão aceitos.