Com este recurso é possível cadastrar os vendedores e os compradores que serão utilizados no sistema. Como identificado na próxima Figura, o cadastro começa com os seguintes campos obrigatórios: nome do vendedor/comprador, um nome de exibição e senha. Estes dois últimos campos devem ser preenchidos para empresas que utilizarem o módulo atendimento, no qual o nome de exibição será utilizado para apresentar a identificação resumida do vendedor na agenda, e a senha no apontamento e relatório de visualização de agendamento.


Nota

O campo "Senha" será exibido e obrigatório apenas para empresas que possuírem os módulos de Agendamento, Lista da Vez e Mobile habilitados.



Cadastro de Vendedor/Comprador


Ao informar o CEP, o sistema traz automaticamente o nome da rua, bairro e cidade. E também poderá clicar na imagem dos Correios para localizar o CEP desejado.


Consulta de CEP


Outros dados complementares também poderão ser informados, como: e-mail, fone, fax, celular, banco/agência/conta.

No campo "Região", é possível informar uma região de atuação para o vendedor. Para listar as respectivas regiões, é necessário primeiramente informar o "Estado" do mesmo. O cadastro e configuração das Regiões, é realizado através do menu CRM -> Cadastros Auxiliares -> Regiões. Para maiores informações vide manual CRM (Item Regiões).


Nota

  • Para habilitar o recurso "Regiões" é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • O parâmetro "Exibir campos específicos no cadastro de vendedores/compradores" em "Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Outros" quando habilitado, possibilitará que os campos "CPF, data de admissão, data de saída e cargo" sejam exibidos na página de Cadastro de Vendedores/Compradores. No entanto, o parâmetro ficará disponível apenas para empresas Franqueadoras (para portais que possuam o conceito franqueadora/franquias habilitado através do banco de dados).
  • A rotina de Cadastro de Vendedores/Compradores possibilita que vendedores/compradores com o mesmo CPF sejam cadastrados no sistema. No entanto, o CPF informado deverá pertencer a um vendedor/comprador que está inativo no sistema. Porém, se o CPF inserido pertencer a um vendedor/comprador ativo o cadastro não será realizado, porque o sistema validará que o CPF informado pertence a um vendedor/comprador que está ativo no sistema. Para que o campo CPF seja exibido em página é necessário que o parâmetro "Exibir campos específicos no cadastro de vendedores/compradores" em "Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Outros" esteja habilitado.
  • Quando a rotina de Comissões/Metas por cargo estiver habilitada no portal, será possível definir o cargo do vendedor, que poderá ser "Nenhum" (quando é um vendedor comum), "Subgerente" ou "Auxiliar de vendas" (vendedor que não realiza vendas). Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico (Empresa > Parâmetros Globais > Acesso restrito > Faturamento > Grupo Comissões> habilitar a opção "Utiliza comissões e metas por cargo").


O campo empresa é obrigatório e indica em qual unidade o vendedor/comprador estará disponível. Sendo possível selecionar mais de uma empresa.

Se o mesmo for comissionado, deverá ser indicado no campo "comissionado" habilitando assim, os campos "Comissão Produtos" e "Comissão Serviços"; nestes campos é necessário informar os percentuais de comissões sobre produtos e serviços.

O campo Tabela de Comissão indica que para o cálculo de comissão do vendedor o sistema deverá considerar as faixas de comissões informadas na tabela selecionada.

A meta mensal mínima e meta mensal normal são utilizadas juntamente com os coeficientes mensais (Cadastro auxiliar de coeficientes) para cálculo de metas e desvios de vendas, podendo ser visualizadas no relatório de Faturamento por vendedor: Menu Faturamento -> Relatórios -> Faturamento Vendedor -> Quadro "Desempenho de Vendedor", marcando a opção "Listar metas por vendedores".

O campo Categoria também deve ser informado somente para empresas que utilizam o módulo atendimento, pois apontam à categoria profissional do vendedor.

A informação do campo "Código Fornecedor" é utilizada para o fechamento de comissões, e também no recurso de pontuação para os vendedores. Primeiramente o vendedor deverá ser cadastrado no CRM como cliente/fornecedor e em seguida deverá ser informado o código do cadastro no respectivo campo do cadastro do vendedor. Maiores informações sobre o fechamento de comissões vide item "Relatório de Comissões", e sobre pontuação para vendedores vide item "Calendário Ajuste Pontos Vendedor" neste manual.

A opção "Foto do Vendedor" permite incluir e excluir a foto de um vendedor. Maiores informações vide manual: POS (Item Configurações Iniciais).

Neste cadastro é possível incluir vendedor, comprador ou ambos, marcando a opção desejada no campo Tipo.

Os campos "Data de Demissão" e "Tipo de Demissão" servem para deixar registrado qual foi a data e o tipo de demissão do vendedor/comprador. A data de demissão não pode ser inferior a data de início das férias.  Para usar estas funcionalidades estejam disponíveis é necessário que em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Cadastros Auxiliares, o item "Vendedores/Compradores - Dados de Demissão" deve estar marcado.

O campo "Período de Férias" somente poderá ser alterado depois que o vendedor/comprador for cadastrado. Ao clicar no ícone "Cadastrar/Alterar" () ,  será exibida uma página para realizar o cadastro, com as opções para: incluir, alterar ou excluir férias. O cadastro de férias somente poderá ser efetuado com duração de no mínimo 14 dias. O sistema impedirá o cadastro de férias dentro de períodos já cadastrados. Para utilizar esta funcionalidade é necessário que em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Cadastros Auxiliares, o item "Vendedores/Compradores - Dados de Férias" esteja marcado.



Cadastro de Férias


Logo abaixo do cadastro principal, há uma área de campos de uso exclusivo do módulo representantes (SFA). Esses campos definem quais itens estão liberados para uso pelo vendedor. Os itens que estão marcados são os itens liberados para uso. Vendedores não podem visualizar os itens que estão desmarcados. Caso em algum campo estejam todos os itens desmarcados, então todos estarão visíveis para o vendedor. Esse bloqueio funciona apenas para o sistema SFA. Os nomes dos campos Setor, Linha e Marca, podem variar de acordo com o que foi configurado na legenda dinâmica.


Nota

Mais informações sobre legenda dinâmica de produtos entre em contato com o Suporte Técnico Linx.


Na imagem abaixo, é possível observar que o vendedor poderá visualizar todos os planos de pagamento e todas as marcas de produtos, já no setor pode visualizar apenas os produtos que estão em Cosméticos (9) e na Linha apenas os produtos que estão em Cosméticos (7).



Campos exclusivos para o SFA


Nota

SFA significa Sales Force Automation (Automação de força de vendas) e é um sistema para gerenciamento de vendas destinado a vendedores externos.