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Cotação é uma intenção de compra que passa por várias etapas. É um processo integrado que nasce de uma intenção de compra, segue por uma resposta online de preços pelos fornecedores e através de uma análise com um mapa comparativo de preços destas respostas pode resultar em um ou vários pedidos de compra. Na página inicial do cadastro observa-se que é dividida em três partes: Dados da Cotação, Dados para Análise e Fornecedores Envolvidos.
Dados da Cotação : Devem ser inseridas as informações básicas, como:
- Data;
- Comprador;
- Validade: validade da cotação;
- Comprar para: define a quantidade de dias;
Dados da Cotação
Dados para Análise: Devem ser inseridos o período de vendas e as empresas.
Dados para Análise
Fornecedores Envolvidos: Devem ser selecionados os fornecedores nos quais deseja consultar o preço dos produtos, apenas 5 podem ser selecionados. Caso o fornecedor não tenha e-mail cadastrado, será exibida a imagem indicando esta ocorrência.
Fornecedores Envolvidos
Nota
O disparo de e-mail aos fornecedores será opcional, podendo marcar ou desmarcar.
Envio opcional de e-mail
Ao prosseguir, as informações do cadastro são agrupadas em guias são elas Dados da Cotação, Inserir Itens e Fornecedores.
Dados da Cotação
Serão apresentadas as mesmas informações inseridas anteriormente, além disso há possibilidade de realizar a inserção rápida de itens, para inserir um item basta informar a quantidade e o código de barras.
Dados da Cotação
Caso seja informado o código do produto ao invés do código de barras o sistema apresentará o seguinte alerta:
Produto não encontrado
Caso o código de barras informado seja de um produto que não esteja vinculado aos fornecedores informados, o sistema apresentará um alerta e para realizar a correção, basta acessar o cadastro do produto e alterar o fornecedor (Suprimentos > Estoque > Produtos).
Produto não pertence ao fornecedor informado
Inserir Itens
- Setor;
- Linha;
- Marca;
- Classificação;
- Crescimento previsto;
- Listar somente produtos associados ao comprador Cotação.
- Pesquisar por:
- Nome;
- Código;
- Código de Barras:
- Referência;
- Pedido
Para os produtos que contiverem informações adicionais inseridas em seus cadastros (Suprimentos > Estoque > link "Inserir informações para um produto"), as mesmas poderão ser listadas abaixo da descrição do produto. Para que este recurso seja acionado é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
Inserir Itens
Caso o produto informado não esteja vinculado com os fornecedores informados anteriormente ou não satisfaça o critério de busca, o sistema irá apresentar um alerta.
Produto não encontrado
Fornecedores
São exibidos os fornecedores incluídos para a cotação.
Fornecedores
Cotação direta da Conferência de Requisição
- Caso o cadastro da cotação seja realizado diretamente após a conferência da requisição, os produtos inseridos na requisição serão apresentados, é possível inserir mais produtos.
- Se o produto conferido na requisição for de fornecedor exclusivo, será permitido informar apenas um fornecedor na cotação. Caso contrário, se tiver um ou mais itens que não são de fornecedor exclusivo, é necessário informar pelo menos dois fornecedores distintos.
Nota
Para informar que um produto é de fornecedor exclusivo, é necessário acessar o Cadastro/Alteração de Produtos (Suprimentos > Estoque > Produtos > pesquisar produto > Alterar Produto) e marcar a opção "Fornecedor exclusivo". Para mais informações sobre o Cadastro/Alteração de Produtos acesse o manual Pesquisa de Produtos - Estoque.
Após informar todos os dados, na aba "Dados da Cotação" será apresentado o status "em aberto" para enviar a cotação para os fornecedor o status deve ser alterado para "aguardando retorno dos fornecedores", a alteração de status ocorre ao clicar na seta ao lado. A cotação será enviada por e-mail para o fornecedor e ao acessar o link disponibilizado ele será direcionado para a resposta de cotação online, nela devem ser inseridos os dados, Entrega, Observação, Tipo frete, Valor do frete, Valor de Cubagem, Forma de pagamento e as informações dos itens a serem cotados, além disso na coluna "Preço unitário" será informado o valor que o fornecedor pede pelo produto.
Resposta de cotação online
Nota
- O valor do frete que será totalizado no mapa comparativo e o valor de Cubagem do frete (campo não obrigatório e apenas informativo), será exibido na tela de impressão da Cotação e Mapa Corporativo.
- As opções disponíveis no campo "Tipo de frete" são definidas no parâmetro "Tipos de frete disponíveis" que poderá ser configurado em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais, Grupo Frete.
- Ao selecionar a opção "Sem cobrança" no campo "Frete", o campo "Valor do Frete" será desabilitado.
Nota
A alíquota de IPI carregada automaticamente para o produto é calculada com base na alíquota de IPI informada no detalhamento da configuração tributária do produto X classe fiscal do fornecedor (Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária).
O fornecedor poderá responder a cotação online (através de um link no e-mail enviado) e se isso ocorrer, os dados que ele informar automaticamente serão atualizados na cotação do cliente (Pode ser conferida no link "Resposta da Cotação", na guia "Fornecedores").
Caso ele não responda por e-mail, o usuário poderá acessar o relatório de cotação e no link de alteração acessar a cotação, clicar na guia "Fornecedores" e informar os dados manualmente através do ícone .
Relatório de Cotação – Alterar Cotação
Caso os fornecedores informados na cotação não respondam, é possível incluir mais fornecedores e alterar o prazo de validade da cotação, através da alteração de cotação. Para isso a cotação deve estar com o status "Em aberto" ou "Aguardando retorno dos fornecedores".