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O objetivo deste relatório é exibir todos os pedidos de compra efetuados na data informada. Apresenta-se na visão analítica (pedidos de compra com detalhamento dos produtos), mas possui também a visão sintética (somente informações dos pedidos de compra). 

Há filtros por previsão de entrega, fornecedor, referência, setor, linha, marca, coleção, número de pedido, empresa, comprador, natureza de operação, status, tipos de pedidos (pendentes, entregues, cancelados), aprovados, não aprovados ou todos. E também existe a opção de listar no modo "Sintética" ou "Analítica". Ao selecionar o modo de listagem "Sintética", trará a opção de agrupar por: nenhum, fornecedor, empresa ou comprador. Já no modo "Analítica", trará somente as opções de agrupar por nenhum ou referência e cor. 


Filtros


Dica

Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.


É importante notar que os valores mostrados no pedido são dependentes dos filtros selecionados, ou seja, o resultado do relatório é referente ao filtro aplicado e não ao pedido. 
Por exemplo: Um determinado pedido contém dois itens, um está no setor A e outro no setor B. Ao emitir o relatório, se o usuário filtrar "setor A", será mostrado somente os itens e o total do pedido dos produtos que constam neste setor.
Também há o filtro por data de referência, para melhor compreensão do seu conceito, será utilizado um exemplo: 
Pedido 1:
Data do pedido: 01/09/2008 e Data da entrega: 10/09/2008
Pedido 2:
Data do pedido: 01/09/2008 e Data de entrega: 20/09/2008
Filtros do relatório:
Data Pedido: 01/09/2008 à 30/09/2008 
A) Se o usuário não informar a data de referência, serão listados os pedidos 1 e 2.
B) Se o usuário informar a data de referência 15/09/2008 e apenas os pedidos entregues, será exibido apenas o pedido 1. Isto porque até a data de referência (15/09/2008), apenas o pedido 1 havia sido entregue.
C) Se o usuário informar a data de referência 15/09/2008 e apenas os pedidos pendentes, será exibido apenas o pedido 2. Isto porque até a data de referência (15/09/2008), o pedido 2 ainda não havia sido entregue. 
É possível imprimir o pedido de compra clicando em cima do número do mesmo no relatório.



Listagem do Relatório de Pedido de Compra 


Ao selecionar o pedido de compra desejado será apresentada, ao final da página, a opção de exportar para Excel através do link "Gerar Arquivo Excel". 


Listagem do Relatório de Pedido de Compra



Exemplo do arquivo CSV gerado.


Na tela de opções de impressão, é possível escolher se a impressão será no formato "Normal", "Visão Grade" ou "Etiqueta Romaneio". Além disso, é possível optar por exibir ou não algumas informações, como por exemplo: preço de venda, valores do pedido de compras, produtos com saldo de compra zerado, observações dos produtos, código de barras, entre outros. 



Opções de Impressão em Modo Normal 


Através da "Visão Grade" será possível imprimir no pedido de compra as seguintes informações: legenda dinâmica dos campos "Código Auxiliar", "Coleção", "Marca" e Nome fantasia do fornecedor. Além disso, ao selecionar "Exibir Preço de Venda" será apresentada mais uma opção denominada "Exibir Preço de Venda Total", que ao ser marcada apresentará a listagem do preço total das mercadorias na impressão, caso contrário, se desmarcada, exibirá somente o preço individual. 



Opções de Impressão em Modo Visão Grade 


É possível imprimir no pedido de compra, campos de preenchimento manual, para tanto, é necessário marcar a opção "Exibir campos para preenchimento manual". 



Impressão Campos Preenchimento Manual 


Outro campo que pode ser demonstrado na impressão do pedido é o "Exibir Markup" que apresentará o resultado da divisão entre o preço de venda dos itens em relação ao custo unitário dos produtos. Os campos "Estoquista", "Nota Fiscal" e "Chegada" serão impressos no pedido de compra.


 

Campos de Preenchimento Manual

Filtro Visão

O recurso de visão permite que o usuário salve todos os filtros utilizados, ou seja, quando o usuário necessita gerar o relatório várias vezes com a mesma seleção de filtros, basta salvar uma visão e utilizá-la toda vez que for preciso. A visão funciona da seguinte forma: 

  1. O usuário deve configurar todos os filtros desejados e, antes de pressionar o botão "Gerar relatório", salvar a visão. Para salvá-la, basta informar os seguintes dados:


Nova visão


    • Nomenclatura para a visão;
    • Deve marcar a opção "Salvar visão" e serão exibidas as opções:
      • Reinformar empresa(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as empresas;
      • Reinformar data(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as datas;

2. Após informar os dados acima e gerar o relatório a visão será salva.

3. Ao acessar novamente o relatório, além da possibilidade de salvar outra visão será possível utilizar a cadastrada anteriormente. Para isto deve-se realizar a seguinte ação:



Utilizar visão


  • No quadro "Visões" estarão disponíveis todas as visões cadastradas para aquele relatório, basta selecionar uma;
  • Através da opção "Excluir Visão" a visão selecionada será excluída permanentemente. Esta opção somente será exibida para o usuário criador da visão;
  • Através da opção "Gerar Relatório" os filtros cadastrados nela serão aplicados na busca, mas não serão apresentados ao usuário. Se no cadastro da visão, as opções "Reinformar empresa(s)" e/ou "Reinformar data(s)" forem marcadas, neste momento os respectivos campos serão exibidos para a edição;


Reinformar empresa(s) e/ou Reinformar data(s)


Nota

As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo usuário logado e as que são compartilhadas. Mais informações sobre visão compartilhada podem ser consultadas clicando aqui.