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Suprimentos > Estoque > Relatórios > Compras / Vendas e Saldos por Empresa



Este relatório demonstra a situação atual do produto em determinado período, listando informações importantes, tais como: MVMM (Média de Vendas Mensal Móvel), saldo anterior, saldo atual, total de compras e total de vendas dos produtos. Possibilitando inclusive efetuar um comparativo entre as empresas selecionadas, quanto ao total vendido e o saldo disponível.
Para obter uma listagem mais objetiva, é possível utilizar os filtros de página para refinar a pesquisa. Inicialmente é possível definir opções de "Empresa", "Período" diferenciando a data da compra e da venda, caso necessário. Seguido das informações referentes aos produtos e fornecedores, tais como: "Setor", "Linha", "Marca", "Classificação", "Coleção", "Espessura", "Tamanho", "Fornecedor", "Grupo Empresarial Fornecedor", "Depósito", "Referência".


Página de filtros – Filtros iniciais


Dica

Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.


Os próximos filtros determinam a geração do relatório em si e quais informações serão apresentadas ou ocultadas, assim como a forma de apresentação da listagem. Sendo assim será possível definir:

  • Tipo do relatório: sintética ou analítica;
  • Exibir saldo atual como: último dia do período filtrado ou data atual;
  • Agrupar por: define se a listagem será agrupada por setor, linha, marca, classificação, fornecedor, coleção, descrição básica, cor ou referência;
  • Exibir:
    • Exibir apenas produtos vendidos;
    • Listar produtos sem movimentação;
    • Exibir apenas produtos com saldo positivo;
    • MVMM;
    • Data Primeira compra;
    • Vendas a Custo Médio;
    • Saldo a Preço de Tabela;
    • Detalhamento por Empresa;
    • Qtde Mínima;
    • Aberto a Receber: Única coluna ou Aberto por mês;
    • Considerar somente movimentações de naturezas que somam em relatórios;
    • Considerar vendas de produtos desativados;
    • Setor;
    • Data Última compra;
    • Vendas ao Preço de Tabela;
    • Custo Médio Unitário;
    • Estoque em Trânsito;
    • Qtde Máxima;
    • Linha;
    • Margem;
    • Saldo a Custo Médio;
    • Preço de Tabela Unitário;
    • Markup;
    • Vendas ao Preço Praticado;

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Página de filtros – Filtros finais


Ao clicar em "Gerar Relatório", a listagem apresentada respeitará os filtros definidos na página anterior.

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Relatório gerado


Se ao definir os filtros, a opção "Considerar vendas de produtos desativados" estiver marcada, ao lado da descrição do produto constará o termo "(Desativado)". 

Dica

Os relatórios do ERP, módulo Estoque, estão protegidos pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Estoque, Subgrupo Permissões para os Relatórios de Estoque).

Nota

  • Através do botão  será possível verificar dicas de preenchimento para o campo em questão.
  • A quantidade de casas decimais exibida na coluna saldo da listagem do relatório será conforme definido no parâmetro "Decimais qtde. de produto" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Sistema -> Grupo "Arredondamento") ou conforme a quantidade de casas decimais do cadastro de unidade do produto em questão. Mais informações vide item Unidade deste manual.
  • Será possível exportar os dados que foram listados para uma planilha Excel através do botão "Gerar arquivo Excel".
Sobre o Filtro Visão

Filtro Visão

O recurso de visão permite que o usuário salve todos os filtros utilizados, ou seja, quando o usuário necessita gerar o relatório várias vezes com a mesma seleção de filtros, basta salvar uma visão e utilizá-la toda vez que for preciso. A visão funciona da seguinte forma: 

  1. O usuário deve configurar todos os filtros desejados e, antes de pressionar o botão "Gerar relatório", salvar a visão. Para salvá-la, basta informar os seguintes dados:


Nova visão


    • Nomenclatura para a visão;
    • Deve marcar a opção "Salvar visão" e serão exibidas as opções:
      • Reinformar empresa(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as empresas;
      • Reinformar data(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as datas;

2. Após informar os dados acima e clicar no botão  a visão será salva;

3. Ao acessar novamente o relatório, além da possibilidade de salvar outra visão será possível utilizar a cadastrada anteriormente. Para isto deve-se realizar a seguinte ação:

Utilizar visão


  • No quadro "Visões" estarão disponíveis todas as visões cadastradas para aquele relatório, basta selecionar uma;
  • Através da opção "Excluir Visão" a visão selecionada será excluída permanentemente. Esta opção somente será exibida para o usuário criador da visão;
  • Através da opção "Gerar Relatório" os filtros cadastrados nela serão aplicados na busca, mas não serão apresentados ao usuário. Se no cadastro da visão, as opções "Reinformar empresa(s)" e/ou "Reinformar data(s)" forem marcadas, neste momento os respectivos campos serão exibidos para a edição.


Reinformar empresa(s) e/ou Reinformar data(s)


Nota

As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo usuário logado e as que são compartilhadas. Mais informações sobre visão compartilhada podem ser consultadas clicando aqui.