No módulo estoque é possível a realização de conferência e endosso de uma transferência de produtos realizada de outra empresa para esta empresa.


Nota

Transferências de produtos entre empresas podem ser feitas pelo módulo de logística (Ver manual deste módulo) ou pela rotina de Emissão de Nota Fiscal (Ver manual Módulo Faturamento, item Emissão de Nota Fiscal).


A conferência é realizada na empresa de destino, ou seja, unidade para onde os produtos foram transferidos e consiste em ratificar se os itens informados na transferência realmente chegaram à loja e é no momento da confirmação da conferência que os produtos entram no estoque.
Na página inicial são mostrados documento, série e data de todas as notas de transferência em aberto. Para realizar a conferência basta clicar no link  .


Listagem de transferências para conferência (empresa destino)


A conferência somente poderá ser efetuada se a empresa de origem da nota estiver cadastrada no sistema com o tipo "Cliente e Fornecedor". A conferência pode ser realizada de três formas: em lote, manual ou automática.

  • Se for em lote, todos os produtos recebidos deverão ser informados na conferência (campo "Capture o Produto") e a quantidade do produto deverá ser informada no campo "Qtde" para que o sistema confira o produto de acordo com as quantidades informadas. Além disso, um arquivo no formato ".txt" com os itens pode ser carregado através do ícone , que exibirá uma tela para o Upload. No entanto, o arquivo deve ser criado respeitando a parametrização realizada em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > "Leitura do arquivo de produtos (formato TXT)" que determina a posição inicial e final dos códigos, somente com códigos de barras, e caso o número de caracteres seja inferior ao necessário deve-se inserir zeros à esquerda para completar as posições do código. 
  • Se for manual, todos os produtos recebidos deverão ser informados na conferência (campo "Capture o Produto") e o sistema automaticamente gerará divergências quando houver, como: "Produto não cadastrado", "A quantidade do produto X transferida é menor que a quantidade conferida", etc. Na medida em que os produtos forem lidos, a quantidade irá sendo somada no campo "conferido".
  • Se for automática, indica que é uma forma rápida de conferência, pois os produtos já estão no campo "conferido", bastando ao usuário confirmar ou abortar a operação.

Após a realização da conferência a mesma é liberada para o endosso.


Conferência dos itens transferidos

Nota

  • A configuração do tipo de conferência em lote deverá ser solicitada para o Suporte Técnico Linx.
  • A configuração do tipo de conferência (manual ou automática) deverá ser feita nos parâmetros globais: Faturamento – Transferência, da seguinte maneira:

Para conferência manual: Na empresa de origem o campo "Agrupar itens na Transferência" deve estar marcado (pois se os itens estiverem desagrupados não há como fazer conferência manual) e na empresa de destino o campo "Conferência Rápida" deve estar desmarcado (pois não deseja esta opção).
Para conferência automática: Na empresa de destino o campo "Conferência Rápida" deve estar marcado (pois deseja esta opção) ou na empresa de origem o campo "Agrupar itens na transferência" deve estar desmarcado (porque itens desagrupados automaticamente serão colocados no modo de conferência automática, mesmo que na empresa de origem a opção de "conferência rápida" esteja desmarcada).

  • Há situações práticas em que usuários da unidade de destino efetuam a conferência de mercadoria sem que a mesma tenha efetivamente sido entregue. Porém com isso, existe a possibilidade de conferir uma mercadoria que não foi entregue, como por exemplo, devido a um extravio durante o transporte. Para tratar esta situação, em Parâmetros Globais – Faturamento Transferência existe o item "Ocultar itens transferidos na conferência". Com esta opção marcada, os produtos serão ocultados na conferência. Desta forma, na conferência de mercadorias o usuário não visualizará os produtos efetuando a conferência antecipada. Somente quando for bipado o produto, o mesmo será exibido, com as respectivas divergências ou não.
  • Os lançamentos contábeis referentes à conferência serão realizados de acordo com a operação padrão: "Conferência de Transferência entre Unidades".
  • Ao realizar a conferência de uma NF-e de entrada ela automaticamente será excluída da listagem de notas na rotina de Entrada NF-e, sem a necessidade de realizar o endosso.
  • No campo "Data de Entrada" o usuário poderá definir a entrada para a data da emissão da nota ou para a data atual;

Sobre o ICMS no custo de aquisição:

  • Caso a Natureza de Operação de Entrada utilizada esteja configurada para "Atualizar Custo Médio", o sistema fará as seguintes considerações para o cálculo do Custo de Aquisição ao concluir a conferência para verificar se o ICMS será deduzido ou não:
    • Se no detalhamento da configuração tributária do produto, os campos "Sobre o ICMS - No caso de valor de imposto, possibilita crédito/débito" e "Na entrada por transferências, deduz o ICMS/FCP do custo médio dos produtos" estiverem marcados, então o ICMS e o FCP serão deduzidos do custo;
    • Se no detalhamento da configuração tributária do produto, o campo "Sobre o ICMS - No caso de valor de imposto, possibilita crédito/débito' estiver marcado e o campo "Na entrada por transferências, deduz o ICMS/FCP do custo médio dos produtos" estiver desmarcado, então o ICMS e o FCP serão ignorados, não sendo somados nem deduzidos do custo;
    • Se no detalhamento da configuração tributária do produto, o campo "Sobre o ICMS - No caso de valor de imposto, possibilita crédito/débito' estiver desmarcado, então o ICMS e o FCP serão ignorados, não sendo somados nem deduzidos do custo.


O endosso também é realizado na empresa de destino e representa o aceite, ou seja, a aprovação de uma conferência e geralmente é feita por outra pessoa. Ao acessar esta rotina, aparecem todas as transferências que foram conferidas e para realizar o endosso basta clicar no link  .


Listagem de transferências para endosso (empresa destino)


Há também o recurso para desfazer um endosso, informando o número do documento, série e fornecedor.


Desfazer o endosso de transferências


No final da página há possibilidade de listar as transferências que já foram endossadas, bastando informar o período para a consulta.


Filtros da listagem de transferências endossadas


Nota

Em Parâmetros Globais -> Faturamento-Transferências, marcando a opção "Endossar transferências de outras empresas" será exibido na primeira página de Endosso o filtro de empresas. Dessa forma será possível endossar as transferências conferidas em outras empresas.

Dica

O acesso a rotina de Transferências está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando:  Empresa > Segurança > Configurar usuários > grupo Faturamento > subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento > permissão Transferências.