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Suprimentos - Microvix > Estoque - Microvix > Promoções > Cadastro de Promoções



Através da rotina de Cadastro de Promoções é possível cadastrar uma promoção para um ou mais produtos. 

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

A permissão Cadastrar/Alterar Promoções, disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque, deve estar marcada. 

Parametrização Restrita

Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico e solicitar as seguintes configurações:


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para cadastrar promoções com produtos integrados em que há o bloqueio destes itens pela franqueadora, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Estoque, grupo "Cadastro de Produtos" e desmarcar o parâmetro "Bloquear cadastro de promoção de produtos integrados". 
O parâmetro "Bloquear cadastro de promoção de produtos integrados" estará disponível somente se o parâmetro "Bloquear cadastro/alteração de produtos integrados" estiver habilitado, localizado em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque, grupo "Cadastro de Produtos".


Executando a Rotina

Ao acessar Suprimentos > Estoque > Promoções Cadastro de Promoções há duas formas de realizar o cadastro de promoções, através dos filtros ou por meio de upload de arquivo. Os filtros a seguir são fixos, ou seja, pertencem aos dois tipos de cadastro.

  • Campanha associada: pode ser informado uma campanha para associar a promoção;
  • Empresas: deve ser informadas as empresas em que a promoção cadastrada estará disponível para utilização;
  • Tipo de filtro: neste campo deve ser definido se o tipo de cadastro será por filtros ou ou upload de arquivo.
    • Filtros: define que o cadastro se dará por meio de filtros;
    • Upload de Arquivo: define que o cadastro se dará por meio de upload de arquivo.


Para cadastrar promoções por filtros é necessário que no campo "Tipo de filtro" seja selecionada a opção "Filtros" e informar:


Filtros


  • Campanha associada: pode ser informado uma campanha para associar a promoção;
  • Empresas: deve ser informadas as empresas em que a promoção cadastrada estará disponível para utilização;
  • Fornecedor: deve ser informado um ou mais fornecedores dos produtos que faram parte da promoção:
  • Produtos: devem ser informados os produtos que faram parte da promoção;
  • Setor: devem ser informado um ou mais setores a qual os produtos pertencem;
  • Linha: devem ser informados uma ou mais linhas a qual os produtos pertencem;
  • Marca: devem ser informadas uma ou mais marcas a qual os produtos pertencem;
  • Classificação: devem se informadas uma ou mais classificações a qual os produtos pertencem;
  • Coleção: devem ser informadas uma ou mais coleções a qual os produtos pertencem;
  • Espessura: devem ser informadas uma ou mais espessuras a qual os produtos pertencem;
  • Referência: devem ser informadas uma ou mais referências a qual os produtos pertencem;
  • Cores: devem ser informadas uma ou mais cores a qual os produtos pertencem;
  • Tamanho: devem ser informados um ou mais tamanhos a qual os produtos pertencem;
  • Listar apenas produtos sem Vendas há mais de X dias: caso marcado, deve ser informado uma quantidade de dias;
  • Listar apenas produtos sem Compras há mais de X dias: caso marcado, deve ser informado uma quantidade de dias;
  • Listar apenas produtos com Saldo em estoque: quando marcado, serão listados apenas produtos com saldo em estoque;
  • Tipo do preço: deve ser definido se o preço promocional será em valor ou percentual;
  • Preço Promocional: deve ser informado o preço promocional para os produtos;
  • Listar Preço de Venda: este link exibe o preço de venda dos produtos. Caso nenhum filtro for selecionado ou o número de registros for superior a 100, serão listados apenas os 100 primeiros produtos ordenados pela descrição;


Preços de Venda


  • Verificar Promoções: este link exibe os produtos que já pertencem a alguma promoção. Caso nenhum filtro for selecionado ou o número de registros for superior a 100, serão listados apenas os 100 primeiros produtos ordenados pela descrição;


Produtos em Promoção


  • Classificação: deve ser definido o tipo de promoção, se é Promoção, Oferta ou Oferta Relâmpago;
  • Período: deve ser definido o período de vigência da promoção;
  • Controle: deve ser informado um número para agrupar todos os produtos desta promoção, assim, ao listar as promoções fica fácil identificar os produtos inclusos na mesma promoção;
  • Promoção exclusiva para e-commerce/integração: marcando esta opção será definido que a promoção cadastrada estará disponível somente para produtos do e-commerce ou integração. Ao marcar esta opção, o campo "Promoção Promocional" ficará desabilitado para seleção;
  • Promoção Opcional: quando marcado, no momento da venda ao inserir um produto da promoção, será exibido um campo para marcar se o usuário deseja ou não vender o produto com o valor da promoção. Este recurso funcionará somente para promoções opcionais em vendas no contingência do módulo Loja (Faturamento > Loja > Contingência) e somente se o Parâmetro Global: Faturamento Frente De Loja, campo "Insere item rápido" estiver marcado como "Não";
  • Incluir Produtos Inativos;


Ao prosseguir, caso não forem encontrados registros que atendam aos filtros informados, será apresentada a seguinte mensagem:


Consulta sem Retorno


Caso a mensagem acima não seja apresentada, será exibido quais itens entraram na promoção, para cada item será informado:


Produtos que Estrarão na Promoção


  • Código: refere-se ao código do produto;
  • Descrição: refere-se a descrição do produto;
  • Referência: refere-se a referência do produto;
  • Preço de Venda: refere-se ao preço de venda do produto;
  • Preço Promocional: refere-se ao preço promocional do produto, de acordo com o valor ou porcentagem definida anteriormente.


Logo abaixo é exibida a tabela "Produtos que não entrarão na promoção", na qual serão apresentados os produtos que não entrarão na promoção, por não se encaixarem no preço promocional.

Exemplo:

Suponhamos que na promoção cadastrada foram selecionados dois produtos.

  1. 3524 – Calça Jeans 38 com preço de venda R$ 100,00;
  2. 3525 – Calça Jeans 36 com preço de venda R$ 90,00;

O valor promocional informado para esta promoção é R$ 94,99, sendo assim o produto 3525 – Calça Jeans 36 não fará parte desta promoção, pois seu preço de venda é menor que o valor promocional e estará destacado na tabela "Produtos que não entrarão na promoção" com todos os dados citados anteriormente, exceto o valor promocional. Caso o preço promocional seja em percentual, esta validação não ocorre.


Produtos que Não Entrarão na Promoção


Ao prosseguir o sistema solicitará a confirmação do cadastro de promoção.


Confirmação de Cadastro


Promoção Cadastrada com Sucesso



Nota

  • Não será possível alterar o período da promoção e empresa para produtos que estão em uma campanha. Para isso será necessário alterar a campanha;
  • Para replicar a promoção para todos os produtos é necessário acessar o recurso de lupa nos filtros e selecionar todos os itens;
  • É importante ressaltar que os itens inseridos pelo filtro "Referência", replicará a promoção para todos os produtos de mesma referência, o mesmo acontece com os filtros: Fornecedor, Setor, Linha, Marca, Coleção, Espessura, Cor e Tamanho. Ou seja, o sistema colocará todos os itens que estiverem nestes filtros com o mesmo valor promocional informado;


    Pesquisa de referência através da lupa, onde é possível escolher a opção "Referência" no campo "Opções"


  • Para o cadastro de produtos integrados é necessário configuração prévia, os detalhes podem ser verificados no tópico "Configurações" deste manual.
  • Ao cadastrar uma promoção com o tipo de preço em percentual, o "Preço de Venda" exibido deverá ser respeitado de acordo com a tabela de preço informada no parâmetro "Tabela de preços preferencial" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Grupo Outras Configurações) e o "Preço Promocional" deverá ser calculado conforme o Preço de Venda da tabela preferencial;


Caso seja selecionada a opção "Upload de Arquivo" será possível carregar um arquivo ".txt" ou ".csv" com as informações de: Código Auxiliar x Preço Promocional, Referência x Preço Promocional ou Código Produto x Preço Promocional para definir os produtos e preços promocionais que serão aplicados na nova promoção.


Upload via arquivo TXT ou CSV


Deste modo, através do link "Arquivo para atualização de valores" será exibida a página "Upload de arquivo para inserir produtos em lote", na qual será possível selecionar o arquivo para o ajuste de preço de produtos por Código de Produto, Código de Barras, Referência e Código Auxiliar, conforme imagem abaixo.


Upload de Arquivo para Inserir Produtos em Lote


  • Selecione o arquivo: ao clicar no botão "Procurar" o sistema abrirá a tela para busca de arquivos;
  • Código do Produto: ao marcar esta opção será possível efetuar upload de arquivos por código de produto e seus respectivos preços. Exemplo: 123; 22,50 (Código do Produto; Preço do produto);
  • Código de Barras: ao marcar esta opção será possível efetuar upload de arquivos por código de barras e seus respectivos preços. Exemplo: 123456; 22,50 (Código de Barras; Preço do produto); 
  • Referência: ao marcar esta opção será possível efetuar upload de arquivos por referência e seus respectivos preços. Exemplo: Teste; 22,50 (Referência; Preço do produto);
  • Código Auxiliar: ao marcar esta opção será possível efetuar upload de arquivos por código auxiliar e seus respectivos preços. Exemplo: 6985; 22,50 (código auxiliar; Preço do produto); 
  • Botão Upload: após selecionar o arquivo e preencher uma das opções de upload, ao clicar neste botão, o sistema realizará a validação do arquivo e se estiver correto, os campos de preço dos produtos serão automaticamente carregados com os preços informados no arquivo. Caso seja informado um arquivo diferente dos formatos ".txt" e ".csv" o sistema exibirá o seguinte alerta:


Alerta para Formato Incorreto


Caso exista alguma divergência no conteúdo do arquivo carregado,  o sistema indicará o problema e as linhas que devem ser corrigidas.


Divergência no Upload de Arquivo


Se o arquivo estiver preenchido corretamente, ao concluir o upload será exibido um alerta informando que o documento foi carregado com sucesso.

Ao clicar em "Gerar Excel" será realizado o download do arquivo com o tipo de código informado anteriormente (Código do produto/Código de barras/Referência ou Código Auxiliar , Preço Venda e Preço Promocional). 


Download