Neste momento é possível realizar a configuração do código de barras do produto.


Finalização


Ao clicar no link "Configurar código de barras" será apresentada a página para informar o código de barras. 


Configurar de códigos de barras


    • Código;
    • Tipo de código.
    • GTIN Principal;
    • Código cEAN Tributável (NF-e).
  • Ao clicar no ícone  é possível cadastrar mais de um código de barras para um produto, não existe restrição para a quantidade de códigos, porém eles não poderão estar cadastrados para outro produto. Quando houver mais de um código de barras, a sua exclusão poderá ocorrer através do ícone .

    Ao cadastrar um código de barras é necessário informar qual é o seu tipo de código (Gerencial, GTIN 08, GTIN 12, GTIN13 ou GTIN14). Dentre os códigos de barras com o tipo GTIN é obrigatório informar qual deles é o principal. Para códigos do tipo GTIN, o sistema verificará se o código de barras é válido. Caso haja alguma divergência, será exibida uma mensagem e não será possível prosseguir até que seja corrigida.

    A partir da nota técnica 2017.001, a Sefaz passará a validar as tags "cEAN" e "cEANTrib" (contidas no XML de cada NF-e) correspondentes ao GTIN principal e GTIN menor.

    • cEAN: corresponde ao código de barras de uma unidade agrupadora que possui o GTIN 14;
    • cEANTrib: corresponde ao código de barras de uma unidade independente (comercializadas separadamente) que possui um GTIN menor (GTIN 08, GTIN 12 ou GTIN13).

    Exemplo 1: cliente realizou a compra de uma caixa que contém 9 latas (unidades independentes) e deseja vender em território nacional. Neste caso, o usuário deve obrigatoriamente cadastrar os 10 códigos de barras, sendo que, o código de barras da caixa corresponderá ao GTIN principal (cEAN) e o código de barras de cada unidade independente corresponderá ao Código cEAN Tributável (NF-e) (cEANTrib). Caso seja realizado apenas o cadastro do GTIN principal, sem o cEANTrib a nota será rejeitada.

    Exemplo 2: cliente realizou a compra de uma caixa que contém 9 latas (unidades independentes) e deseja vender para o exterior. Neste caso, o usuário pode cadastrar apenas o GTIN principal e marcá-lo também como Código cEAN Tributável (NF-e).


Atenção!

As informações sobre o GTIN irão refletir no XML da NFC-e e NF-e.

Nota

  • O código de barras é sugerido automaticamente pelo sistema, sendo o próprio código do produto com o tipo "gerencial", podendo ser alterado. Também há empresas que utilizam uma faixa de número fixa, para isso é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Estoque e no grupo Outras Configurações escolher ao lado da opção "Faixas de Codebar EAN-13" o link "Configurar". A partir deste link deve ser informada a faixa inicial e final (com doze caracteres numéricos, no entanto, o dígito verificador é calculado automaticamente pelo sistema). A opção "Sugestão Automática de EAN-13:" também pode ser marcada e desta forma o sistema irá sugerir além do código de barras padrão (igual ao código do produto) também um código de barras disponível da faixa (que ainda não foi utilizado).
  • Ao inserir novos GTINs e clicar no botão "Prosseguir", será realizada uma validação para conferir se os dados inseridos estão corretos. Caso existam dados divergentes, será exibida uma mensagem de alerta com duas opções para o usuário:
    • Não, obrigado: permitirá que o usuário prossiga com o processo;
    • Sim, desejo: através desta opção o sistema fechará a mensagem para que o usuário ajuste os dados divergentes.

Esta validação ocorrerá quando o parâmetro "Ativar validação de GTIN" estiver habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificações de Produtos.

  • Mesmo se já houver um código GTIN adicionado, será possível marcar o código gerencial como principal.