Quando a venda se encaixar nesta ação, o último item inserido receberá o desconto configurado, para isto é necessário que o parâmetro "Associar desconto da ação promocional ao item" (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais) esteja marcado, caso contrário, o desconto será aplicado no total da venda. 

A página de cadastro da ação promocional do tipo "Compre produtos de um ou mais setores e ganhe desconto no último item inserido" possui apenas o grupo "Dados e valores da ação promocional" com as seguintes informações: 



Compre produtos de um ou mais setores e ganhe desconto no último item inserido

Dados e Valores da Ação Promocional

  • Data vigência: deverá conter a informação da data inicial e final de vigência da ação promocional. 
  • Descrição: informa um nome para ação promocional. 
  • Observação: caso necessário, inserir informações complementares sobre a ação promocional. 
  • Empresa: define as empresas que participarão da ação promocional, este campo somente estará disponível se houver a configuração no sistema, caso contrário, a ação será aplicada para todas as empresas do portal. 
  • Setor (Grupo): deverá ser informado o setor ou grupo que ao atingir a quantidade mínima será aplicado desconto em um item com a referência promocional configurada. 
  • Quantidade mínima para ao menos um setor: deverá ser informada a quantidade mínima a ser vendida dos setores.
  • Valor da faixa: deverá ser informada a faixa de valor a ser atingida para que a ação promocional seja aplicada na venda.
  • Desconto: deverá ser informado o valor do desconto que será concedido no item promocional ao atingir a quantidade mínima do setor (grupo) configurado. O desconto pode ser concedido em percentual ou em valor monetário fixo.
  • Ativa: identifica se a ação promocional está vigente ou não.
  • Definir Limite Máximo: permite informar um limite para a utilização da ação poe empresa, caso não seja definido, não terá limite;
    • Para Empresa: com esta opção selecionada, o usuário poderá definir limite para as empresas;
    • Para Portal: com esta opção selecionada, o usuário poderá definir limite para o portal;
    • Não Aplicar; com esta opção marcada, não será definido o limite máximo;
    • Replicar Limite máximo; ao definir uma quantidade e clicar no link "Replicar Limite Máximo" a quantidade será replicada para as outras empresas;
  • Código auxiliar da ação promocional: será apresentado na franquia e franqueadora independente das alterações realizadas na ação promocional e deve ser controlado pela empresa.
  • Classe e subclasse: através destes campos é possível configurar as classes e as subclasses de clientes que participarão da ação promocional escolhida.


Dica

  • Ao informar uma referência, setor (grupo) ou produto em uma combinação ou regra para concessão do desconto promocional em certa modalidade, não será possível configurá-los em outra ação promocional da mesma modalidade dentro do mesmo período de vigência. Porém, as referências e/ou produtos promocionais, aqueles que receberão o desconto ou serão concedidos como cortesia poderão ser informados ao mesmo tempo em outras ações promocionais da mesma modalidade.
  • Caso mais de uma ação promocional esteja enquadrada em uma venda, o sistema aplicará somente uma ação, a primeira ação em que o produto se enquadrar.
  • Todos os subitens do módulo "Ações Promocionais" podem ser executados com um ou mais produtos/referências.


Nota

É possível destacar os descontos das ações promocionais por item, para tanto, é necessário marcar o parâmetro "Associar desconto da ação promocional ao item" em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais, no grupo "Nota Fiscal". Com o parâmetro marcado, ao realizar uma Emissão de Nota Fiscal ou uma venda no Microvix POS que incida uma ação promocional, ao conceder o desconto a um produto, ele decairá somente sobre o item configurado na ação para receber o abatimento. Evitando assim, o rateio de forma genérica e proporcional para todas as mercadorias da nota, inclusive para as que não participam de promoção.