A página de cadastro da ação promocional do tipo "Valor da Venda x Referência" possui apenas o grupo "Dados e valores da ação promocional" com as seguintes informações: 


Valor da Venda x Referência


Dados e Valores da Ação Promocional

  • Data vigência: em que deverá conter a informação da data inicial e final de vigência da ação promocional. 
  • Descrição: informa um nome para ação promocional. 
  • Observação: para casos em que há a necessidade de inserir alguma informação complementar sobre a ação promocional. 
  • Empresa: definem as empresas que participarão da ação promocional, este campo somente estará disponível se houver a configuração no sistema, caso contrário, a ação será aplicada para todas as empresas do portal. 
  • Referências promocionais: a referência de um produto que participará da ação promocional deverá estar informada neste campo. Assim, este item receberá o desconto da promoção. 

Na página de pesquisa de referências promocionais, haverá uma listagem com as que já foram adicionadas na ação, conforme figura a seguir.


Pesquisa e listagem de referências já adicionadas


Para remover uma referência da listagem, basta marcar a caixa de seleção ao lado do campo "Código" e clicar no botão "Remover", desta forma a referência será excluída da listagem e consequentemente da ação promocional. 

Através do botão "Upload" (  ) será possível importar para a ação promocional as referências/códigos promocionais, o valor das faixas e os valores dos descontos. Primeiramente é necessário determinar o que o sistema deve considerar, referência, código do produto ou código de barras, e em seguida selecionar o arquivo a ser importado.


Upload de arquivo



Como Montar o Arquivo para Importação

As Referências/Códigos dos Produtos/Códigos de barras devem ser separados por vírgulas, quando houver mais de uma por linha, o restante dos dados separados por ponto e vírgula ( ; ). Espaços não devem ser utilizados.




Tipo de Importação 1: este formato serve para incluir um item que utilizará a mesma faixa de preço e desconto.

  • Para Referência: Referência; Valor da faixa; Desconto;
  • Para Código do Produto: Código do Produto; Valor da faixa; Desconto;
  • Para Código de Barras: Código de Barras; Valor da faixa; Desconto;

Tipo de Importação 2: este formato serve para incluir mais de um item que utilizará a mesma faixa de preço e desconto.

  • Para Referência: Referência1, Referência2 ; Valor da faixa; Desconto;
  • Para Código do Produto: Código do Produto1, Código do Produto2 ; Valor da faixa; Desconto;
  • Para Código de Barras: Código de Barras1, Código de Barras2 ; Valor da faixa; Desconto;

Tipo de Importação 3: para incluir mais de uma faixa de preço e desconto, é necessário inserir mais uma linha no arquivo e informar os novos dados.

Tipo de Importação 4: neste tipo de importação são informadas somente as referências para serem importadas na ação promocional, sem que sejam mencionados valores de faixa e de desconto.

  • Para Referência: Referência1, Referência2;;
  • Para Código do produto: Código do Produto1, Código do Produto2;;
  • Para Código de Barras: Código de Barras1, Código de Barras2;;


Nota

No tipo de importação 4, ao final da listagem de itens deve ser repetido o carácter ";" duas vezes conforme o exemplo e imagem acima.


Valor da faixa: a faixa de valor a ser atingida deve ser indicada para que a ação promocional seja aplicada na venda. 

Desconto: um valor de desconto deverá ser informado para que seja concedido aos produtos que pertencem à referência informada. Poderão ser concedidas as seguintes formas:

Valor do desconto: concedido em reais e definido como desconto nas referências cadastradas na ação.

Percentual do desconto: concedido em percentual e definido como desconto nas referências cadastradas na ação.

Valor unitário do produto: o desconto concedido será o preço de venda original (da referência promocional) diminuído do valor unitário do produto definido no cadastro da ação.

Ativa: comunica se a ação promocional está vigente ou não.

Definir Limite Máximo: permite informar um limite para a utilização da ação por empresa, caso não seja definido, não haverá limite;

  • Para Empresa: com esta opção selecionada, o usuário poderá definir limite para as empresas;
  • Para Portal: com esta opção selecionada, o usuário poderá definir limite para o portal;
  • Não Aplicar; com esta opção marcada, não será definido o limite máximo;
  • Replicar Limite Máximo; ao definir uma quantidade e clicar no link "Replicar Limite Máximo" a quantidade será replicada para as outras empresas;

Código auxiliar da ação promocional: será apresentado na franquia e franqueadora independente das alterações realizadas na ação promocional e deve ser controlado pela empresa.

Classe e subclasse: através destes campos é possível configurar as classes e as subclasses de clientes que participarão da ação promocional escolhida.


Dica

  • Ao informar uma referência, setor (grupo) ou produto em uma combinação ou regra para concessão do desconto promocional em certa modalidade, não será possível configurá-los em outra ação promocional da mesma modalidade dentro do mesmo período de vigência. Porém, as referências e/ou produtos promocionais, aqueles que receberão o desconto ou serão concedidos como cortesia poderão ser informados ao mesmo tempo em outras ações promocionais da mesma modalidade.
  • Caso mais de uma ação promocional esteja enquadrada em uma venda, o sistema aplicará somente uma ação, a primeira ação em que o produto se enquadrar.
  • Todos os subitens do módulo "Ações Promocionais" podem ser executados com um ou mais produtos/referências.
  • Este tipo de ação promocional não é cumulativa. Por exemplo: a cada 100 reais em compras, o cliente ganha 10 reais de desconto. Neste caso se o cliente gastar 500 reais não será aplicado o desconto cinco vezes, somente uma;


Nota

É possível destacar os descontos das ações promocionais por item, para tanto, é necessário marcar o parâmetro "Associar desconto da ação promocional ao item" em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais, no grupo "Nota Fiscal". Com o parâmetro marcado, ao realizar uma Emissão de Nota Fiscal ou uma venda no Microvix POS que incida uma ação promocional, ao conceder o desconto a um produto, ele decairá somente sobre o item configurado na ação para receber o abatimento. Evitando assim, o rateio de forma genérica e proporcional para todas as mercadorias da nota, inclusive para as que não participam de promoção.