Quando a empresa utiliza integração de configuração tributária o cadastro de uma nova configuração possui campos adicionais. A integração tem como objetivo replicar as configurações tributárias realizadas no portal do franqueador para o portal dos franqueados, copiando somente as configurações que se apliquem às empresas, que variam de acordo com o preenchimento dos campos de UF, sistema de tributação, tipo de atividade e origem da mercadoria. 

Para utilizar integração de configuração é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico e solicitar a abertura de uma OS de Banco de Dados.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx

Para que a empresa trabalhe com integração de configuração tributária é necessário habilitar via Banco de Dados o parâmetro "Exibir informações de integração na configuração tributária” que encontra-se em, Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Fiscal. Neste caso, a Configuração Tributária será limitada apenas a visualização dos dados preenchidos caso os dois parâmetros, de integração e bloqueio da configuração tributária, sejam habilitados.

Observação: o parâmetro "Exibir informações de integração na configuração tributária” não possui nenhum condicionamento, sendo assim, o mesmo não deve ser habilitado para portais que não utilizem o conceito de Franquia/Franqueador, pois se habilitados, o usuário possuirá acesso aos campos do cadastro, porém não será realizada a integração.


Com o parâmetro habilitado, ao acessar o cadastro, serão apresentados os campos Sigla, Descrição, Empresas e Ativo (campos apresentados sem integração) e os campos específicos da integração:


Cadastro de configuração tributária com integração fiscal


  • UF: estado;
  • Sistema de Tributação: simples nacional, lucro presumido ou lucro real;
  • Tipo de Atividade: industrial ou equiparado a industrial, outros;
  • Origem da Mercadoria: nacional ou estrangeira e suas modalidades;
  • NCM: somente serão apresentadas as opções após o preenchimento dos campos: UF, sistema de tributação e tipo de atividade e origem da mercadoria.
  • CEST: poderá ser deixado em branco, no entanto, não será possível replicá-lo em outros cadastros. Somente será exibido se o parâmetro "Exibir CEST na configuração tributária" estiver habilitado, para tanto é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar a parametrização. Além disso, serão exibidos os códigos em dois blocos: Sugeridos e Outros. No bloco "Sugeridos" estarão listados os CESTs relacionados ao NCM selecionado em questão, já no bloco "Outros" serão exibidos os demais, sem o relacionamento.


Listagem de CESTs


Além disso, ao selecionar um CEST que não esteja relacionado ao NCM definido, o sistema exibirá uma mensagem questionando o usuário e alertando sobre a possibilidade de rejeição das operações. 


Alerta


  • Uso e Consumo: somente aparecerá se o parâmetro "Habilita uso e consumo na configuração tributária" estiver habilitado, para tanto é necessário acessar  Empresa > Parâmetros Globais > Estoque.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

O parâmetro "Exibir CEST na configuração tributária" somente estará disponível para portais que possuem o parâmetro "Exibir informações de integração na configuração tributária" habilitado via banco de dados. Diante disto, para disponibilizar o campo CEST na configuração tributária acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Fiscal.