O relatório de Fluxo de Caixa Gerencial apresentará a movimentação contábil de cada conta de acordo com as informações definidas na configuração do relatório. Para correta geração das informações deste é imprescindível realizar a definição das configurações de grupo, linha e contas que o comporão, mais informações sobre o cadastro consulte o tópico Fluxo de Caixa Gerencial deste manual.


nota

Esta funcionalidade não faz parte do produto padrão, para contratá-la entre em contato com o seu gerente de relacionamento.


Filtros do relatório 


O relatório possuirá os seguintes filtros: 

  • Empresas: empresas ativas no portal com a possibilidade de selecionar uma ou mais;
  • Período: data inicial e final do período a ser listado no relatório. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
  • Formas de Pagamento: formas de pagamento cadastradas com a possibilidade de selecionar uma ou mais;
  • Configuração de relatório: configuração criada anteriormente nos Cadastros Auxiliares de Contabilidade (seleção única). Caso ainda não tenha sido cadastrada nenhuma configuração, ao clicar no link "Cadastrar configurações" será exibida a página de cadastro (campo obrigatório);
  • Incluir e considerar os saldos das contas de fluxo de caixa: define se o sistema considerará os saldos das contas de fluxo de caixa nos totalizadores;
  • Visualizar lançamentos pagos, não efetivados: define se o sistema considerará os lançamentos que não foram efetivados;
  • Tipo de visualização: possui as opções "Diário" e "Semanal" que define o período pelo qual devem ser realizados os sub-agrupamentos no relatório.


A listagem do relatório é dividida em três partes: 


Listagem do Fluxo de Caixa - Gerencial


1. Cabeçalho - 1° nível

  • Apresentará o título do relatório e ao lado as colunas conforme o período de agrupamento, que serão ordenadas de forma crescente independente do tipo de visualização (Diário ou semanal).
    • Tipo de visualização "Diário": o relatório irá gerar uma coluna para cada dia que pertencer ao período de datas informado: 


Cabeçalho com visualização diária


    • Tipo de visualização "Semanal": o relatório irá gerar uma coluna para cada semana que pertencer ao período de datas informado:


Cabeçalho com visualização semanal


1.1 Cabeçalho - 2° nível

  • Apresentará o campo "Saldo Inicial" seguido do saldo de cada período, subtraindo ou somando os totais dos períodos anteriores.

Saldo inicial


Nota

Fórmula: Saldo = (Saldo Inicial – Saldo Final (período))

Exemplo: Coluna 1: Saldo = 6.974.106.709,399 +(- 82,28)

                                Saldo =  6.974.106.627,119

Exemplo: Coluna 2: Saldo = 6.974.106.709,399 + (- 82,28 + (- 1.134,17))

                                Saldo = 6.974.106.709,399 + (- 1.216,45)

                                Saldo = 6.974.105.492.94

Obs: Nos exemplos acima usamos apenas subtração, pois os resultados são negativos, se os resultados forem positivos o sistema irá realizar a soma.


2. Valores de grupos, campos e contas:

Os grupos e seus respectivos campos e totalizadores exibirão os totais por período. Cada linha da listagem corresponderá a um campo, a primeira coluna de cada linha trará o nome do campo, e as demais linhas apresentarão a soma dos saldos das contas cadastradas na configuração (conforme cadastro prévio) por período, respeitando os filtros informados. A soma destes saldos correspondem aos lançamentos contábeis válidos (não cancelados) realizados nas contas configuradas. Após a listagem de todos os campos com os respectivos saldos, será apresentada a linha de totalizador do grupo ao qual os campos pertencem. A primeira coluna da linha de totalizadores apresentará o texto "Total (Nome do Grupo)", as demais colunas devem apresentar a soma de todos os campos do grupo no período correspondente. 


Grupo, campos, contas e totalizador


3. Saldo do Período

O Saldo Final (período) é o totalizador geral, a primeira coluna apresentará o texto “Saldo final (período)”, e as demais colunas devem apresentar a soma de todos os grupos do período (coluna). O cálculo é realizado somando todos os valores das movimentações de cada grupo (indiferente de ser entrada ou saída).


Saldo do período

Nota

Fórmula: Saldo Final (período) = (- 79,08 ) + (- 5,12 + 1,92 )

Saldo Final (período) = - 82,28

Neste período houve mais movimentações de crédito do que débito nas contas configuradas (ponto de vista contábil).

Dica

Através da botão "Gerar excel" é possível exportar a listagem para uma planilha no formato ".xls".