O relatório de Demonstração do Valor Adicionado tem o objetivo de divulgar e identificar o valor da riqueza gerada pela empresa e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram direta ou indiretamente para a sua geração.
Com recursos semelhantes ao do relatório DRE, o relatório DVA permite consultar por período(s) e empresas selecionadas, contando com as visões: sintética e analítica.
Este relatório também possui recurso para impressão dentro dos padrões da contabilidade, assim, é possível anexá-lo ao Livro Fiscal da empresa. Para isso, basta marcar a opção "Gerar versão para Impressão" disponível nos filtros do relatório. Ao ativar esta opção, um quadro com as configurações de Impressão será aberto, permitindo que seja escolhido o número da página em que iniciará o documento, o "Número de ordem", se exibirá páginas ou folhas, "Notas Explicativas" (onde será possível inserir anotações) e "Assinaturas no Final".



Página de filtros do relatório de demonstração do valor adicionado


É possível informar dois períodos para a análise. Deve-se, para tanto, informar os períodos desejados nos campos "Período 1" e "Período 2" e, então, selecionar a opção Considerar "Todos os períodos".


Dica

Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.

Nota

  • Na versão de impressão, as informações da empresa exibidas no corpo do relatório, devem ser previamente informadas em "Dados da Empresa" (através do menu: Empresa -> Dados da Empresa), os campos: Razão Social, CNPJ, Inscr. Estadual, Inscr. Municipal (CMC), Responsável, CPF (do responsável), Função Responsável, Contador Responsável, CPF (do contador) e CRC.
  • É possível configurar contas para as receitas. Para tanto, é necessário acessar o menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Contabilidade, Grupo Relatórios, campo Demonstração do Valor Adicionado, link "Configurar". Caso haja necessidade de informar duas ou mais contas para uma mesma receita, deve-se informar os números destas separados por vírgula.