A página inicial de alteração/exclusão de faturas é dividida em duas partes funcionais: Alteração de Faturas e a pesquisa de faturas para proceder à alteração. Este recurso permite a alteração individual de faturas.


Pesquisa de fatura


Caso o usuário não saiba o número da fatura para alteração, poderá utilizar a parte de pesquisa de faturas, informando o cliente e outros filtros poderão ser utilizados, como: Nosso número, documento e série.


Pesquisa de fatura


O usuário poderá modificar todos os seus dados (exceto cliente, parcelas e  documento), incluindo a configuração de cobrança eletrônica para emissão de boletos e o campo "nosso número" da fatura. No lançamento de faturas que utiliza a forma de pagamento "cheque", o nosso número assume o número do cheque informado. Além disso, será necessário informar alguns dados do cheque, como Autorização da Garantidora, Banco, Agência e Conta. Caso a fatura tenha sido originada com a forma de pagamento cheque e posteriormente alterada para outro tipo de pagamento, o sistema ainda assim guardará estes dados, desta forma, se usuário modificá-la novamente para cheque os dados serão re-exibidos.


Dados do cheque


É possível  excluir a fatura informando um motivo de exclusão. Faturas integradas somente poderão ser excluídas por usuários habilitados para esta operação.


Excluir faturas


Também há uma área para inclusão de anotações para a fatura. 


Inserir alterações


Dica

Não será possível informar caracteres especiais no campo Observação.


Nota

  • Faturas que são integradas indicam que foram lançadas automaticamente pelo sistema (Ex: Em vendas com forma de pagamento diferente de dinheiro (a prazo) e que tinham integração com o financeiro (através da natureza de operação), faturas geradas através de agrupamento de faturas, entre outros). Faturas não integradas são aquelas lançadas manualmente pelo usuário. 
  • Na alteração de faturas o usuário também poderá modificar o status, lembrando que serão mostrados somente status que aceitarem o tipo de documento da fatura. Mais informaçãoes vide manual  Status - Contas a Receber.
  • A alteração de faturas de cartão na venda, é controlada pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário possuir permissão. Para tanto, deve-se acessar o Menu Empresa -> Segurança -> Configurar usuários e liberar as permissões no grupo Faturamento – subgrupo POS - > permissões "Alterar data de vencimento das faturas de cartão" e "Alterar valor das faturas de cartão" ou através do POS no Menu Gerencial -> Permissões de usuários.
  • Se o status selecionado, estiver configurado em Parâmetros Globais > Financeiro como "Status para fatura protestada", logo abaixo do campo status, irá exibir o campo "Custo do protesto", para que seja informado o custo do protesto nas faturas selecionadas.
  • No ERP existe o recurso de bloqueio de portador, ou seja, é possível bloquear portadores nas permissões de usuário, para que, as faturas que tenham portadores bloqueados não possam ser alteradas e não possam ser baixadas, este bloqueio pode ser realizado no grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Portadores bloqueados".
  • Será possível alterar os campos "Vencimento, Obs. e Vendedor" quando a data do lançamento da fatura for inferior à data definida para o parâmetro "Proteção de Lançamentos Contábeis" (Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade), assim, o sistema realizará a alteração sem excluir o lançamento. Porém, caso sejam alterados campos diferentes dos citados ou a data do lançamento da fatura seja maior que a definida para a proteção, devido a parametrização, o sistema excluirá o lançamento antigo e gerará um novo.