O conceito de histórico utilizado pelo ERP é mais avançado do que o conhecido nos sistemas contábeis do mercado. O histórico caracteriza uma transação contábil, amarrando as contas débito, crédito e rateios para automatizar e facilitar a operação. Dessa forma, será preciso apenas reconhecer o histórico que pode ser usado em cada lançamento.  Acessando Menu > Adm. Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Históricos.

Executando a Rotina

Acessando Menu > Adm. Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Históricos, é apresentada a tela conforme abaixo:

Página de cadastro de históricos


Para cadastrar um histórico é necessário informar:

  • Nome;
  • Operação Financeira: indica se o histórico estará disponível para operações de entrada (recebimento de valores) ou saída (saída de valores);
  • Empresa: exibirá as empresas habilitadas para o histórico possibilitando marcar uma, várias ou todas as empresas;
  • Conta Débito;
  • Conta Crédito;
  • Rateio: 
    • Nenhum: ao lançar uma fatura com este histórico, um centro de custo deverá ser selecionado no momento do lançamento da fatura.
    • Fixo: ao selecionar esta opção, o sistema lista todos os centros de custos cadastrados no sistema, sendo possível informar um percentual para cada um deles. Ao lançar a fatura com este histórico, o valor será rateado de acordo com os percentuais informados anteriormente para cada centro de custo.
    • Variável: ao lançar uma fatura com esta opção selecionada, o sistema lista todos os centros de custo cadastrados no sistema para que seja informado o valor variável para cada um deles. 

  • Inativo: se estiver "Sim" não estará disponível nos lançamentos;
  • Hist. Contábil: número do histórico no sistema contábil da empresa.
  • Somente Gerencial: os lançamentos contábeis que contêm históricos somente gerenciais, não serão exibidos em livros fiscais, exportação contábil e no relatório de razão analítico (somente será exibido caso o filtro "Considerar históricos gerenciais" esteja marcado);
  • Obrigatório inserção de anexos nas operações de Sangria: ao marcar esta opção se torna obrigatório inserir anexo nas operações de Sangria.

Nota

Nos campos de Conta Débito e Conta Crédito serão validadas somente as contas contábeis que constam no plano de contas das empresas selecionadas. Caso seja selecionada uma empresa que não consta o plano contábil escolhido, a validação não ocorre.


Empresas e planos contábeis para Cadastro de históricos


Abaixo do cadastro de históricos é possível visualizar a listagem dos históricos cadastrados, basta selecionar as empresas e clicar sobre o botão "Listar". Ao final da listagem de históricos há a opção "Selecione para mostrar somente os ativos", quando esta opção for marcada, não exibirá os históricos inativos. 



Página da listagem de históricos contábeis cadastrados


Para alterar um histórico basta clicar sobre o ícone  , para excluir no ícone  e para consultar as alterações realizadas no ícone  . Na edição será possível modificar todas as informações, desde que o histórico não esteja movimentado e/ou atrelado à uma operação padrão, nos casos em que houverem movimentação e vínculo será permitido apenas a inclusão de novas empresas e ajuste do tipo de rateio, já os demais dados serão bloqueados, garantindo dessa forma a integridade das informações. E também será permitido excluir apenas históricos que não foram utilizados em lançamentos contábeis, e que não possuem vínculo com as operações padrões.