Em algumas situações é necessário enviar e-mail para um grupo de clientes. Isso pode ocorrer por conta de uma promoção, um informativo ou simplesmente para divulgação de novidades. Para essa situação pode-se utilizar de um recurso conhecido como Newsletter. 


Nota

Para habilitar essa rotina, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx solicitando a liberação deste recurso, após isso, deve-se seguir os passos indicados a seguir.


Configuração

Em Empresa > Parâmetros Globais > CRM e informar os campos:

Cadastro 

  • Servidor SMTP: neste campo deve-se informar o nome do servidor que será utilizado para envio dos e-mails da Newsletter. Um servidor SMTP é, na verdade um computador que faz a tarefa de encaminhar os e-mails que se deseja enviar e geralmente está associado a um provedor de acesso (por exemplo: smtp.gmail.com ou provedor.com); 
  • Usuário: para enviar a Newsletter é necessário indicar o nome de um usuário responsável pelo envio desse e-mail. Esse usuário deve, portanto, ser autenticado no servidor SMTP (ou seja, provedor de acesso);
  • Senha: senha do usuário para autenticação no servidor SMTP;
  • Portal: número da porta que o servidor usará para o envio dos e-mails da Newsletter. 

Configuração de Cliente

Há duas formas de determinar quais clientes receberão os e-mails

  • Acessar o cadastro do cliente e na aba "Comercial", pode-se marcar a opção "Receber Newsletter";
  • Caso deseja-se enviar a Newsletter para um grupo específico, pode-se acessar CRM > Pesquisa e selecionar uma forma de pesquisa que abranja um grupo de pessoas, como cidade ou país. 


Pesquisa de grupo de cliente


Assim que for apresentada a listagem de todos os clientes que atendem aos critérios de busca, abaixo da apresentação dos dados do cliente a opção "Receber Newsletter" também é apresentada para a seleção.


Seleção de cliente

Caso todos os clientes da listagem tenham que receber a newsletter, no final da listagem a opção "Marcar todos para envio de newsletter" que determina que todos aqueles clientes listados estão aptos para receber os e-mails.


Seleção de todos os relacionados para o grupo escolhido para receber a Newsletter


  • Outra forma de determinar que um grupo de pessoas irá receber a newsletter é através do Relatório Gerencial (CRM > Relatórios > Relatório Geral). Ao informar os filtros desejados e gerar o relatório, será possível determinar individualmente ou em grupo.


Relatório geral


Nota

A opção "Receber Newsletter" somente aparece para clientes ou ambos.


Para mais informações sobre o cadastro de Newsletter vide tópico Cadastro de Newsletter OK. (Alterar link)