Através desta rotina é possível localizar e visualizar informações de cadastros correspondentes a clientes, fornecedores, transportadores ou ambos. 


Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • Para alterar os dados do cliente é necessário revisar as permissões de usuários em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM.


Executando a Rotina

Para realizar a pesquisa/edição de um cliente ou fornecedor, acesse CRM > Pesquisa Cliente/Fornecedor.


Pesquisa de cadastros


No campo "Dado para pesquisa" é possível digitar uma informação para a localização do cadastro, ele pode ser combinado com os demais itens da página, tais como:


  • Código: permitirá a pesquisa apenas numérica, considerando o código do cliente.
  • Nome: permitirá a pesquisa considerando a identificação do cliente, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Nome Fantasia: realiza a busca considerando o nome fantasia.
  • CPF ou CNPJ: localiza a informação considerando o número de documento cadastrado, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • Cidade: realiza a busca considerando a cidade cadastrada, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • País: realiza a busca considerando o país cadastrado, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Telefone: localiza a informação considerando o número de telefone cadastrado, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • Referência: realiza a busca considerando a referência cadastrada, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Bairro: realiza a busca considerando o bairro cadastrado, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Cartão Fidelidade: localiza a informação considerando o número do cartão fidelidade cadastrado, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • Inscrição Estadual: localiza a informação considerando o número da inscrição estadual cadastrada, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • E-mail: realiza a busca considerando o e-mail cadastrado, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Tipo de Pesquisa: realiza a busca considerando o tipo de cadastro realizado, é possível pesquisar por: "Todos, Cliente, Fornecedor, Cliente e Fornecedor ou Transportador".
  • Classe: filtra a pesquisa considerando a classe associada no cadastro do cliente.
  • Grupo Empresarial: localiza o cadastro considerando o grupo empresarial associado ao cliente. 


Além disso, também é possível localizar um determinado cliente utilizando a busca por "Campos Adicionais". Para tanto, é necessário selecionar o item desejado, informar um período de data correspondente ao cadastro e definir se serão apresentados os clientes que encaixam na busca ou apenas totalizadores. 


Pesquisa por campos adicionais


Ao selecionar um determinado campo adicional, o sistema exibirá as opções de resposta disponíveis para ele que definirão o resultado da pesquisa. 


Opções de resposta


Listagem

O resultado da pesquisa dependerá dos filtros selecionados, serão exibidos alguns dados do cliente juntamente com seu código de identificação. Adjunto ao resultado, haverão links que permitirão cadastrar contatos ao cliente, exibir informações financeiras dele, visualizar a análise e a ficha de crédito, visualizar a ficha com os dados cadastrais e o contrato do crediário.


Resultado da busca


Nota

  • No retorno da pesquisa, no código de identificação do cliente há um link que leva para alteração das informações do cadastro.
  • Não será possível alterar o cadastro de Consumidor Final, ao acessá-lo, no final da página será exibido um ícone de informação com uma mensagem sobre a impossibilidade de alteração.


Ícone de informação

  • Ao selecionar o link "Informações financeiras desse cliente", caso houver uma fatura com baixa parcial na ficha financeira do cliente/fornecedor, as faturas pai e filhas serão agrupadas. A fatura pai ficando destacada com a linha em cinza escuro, enquanto as faturas filhas permanecem em cinza claro.


Cliente Anônimo - LGPD

A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. Desta forma, ao pesquisar por um cliente cujo o cadastro esteja definido como anônimo, os dados serão exibidos criptografados. 



Cliente anônimo


Ao acessar a alteração do cadastro de um cliente/fornecedor, através da pesquisa, será possível anonimizá-lo através do campo "Cliente Anônimo" seguindo a nova política de proteção de dados.


Tornar o cliente anônimo


Ao marcar o campo, será exibida uma mensagem confirmando a anonimização dos dados do cliente/fornecedor.


Alerta sobre a anonimização dos dados do cliente


Dados criptografados após anonimização


Ao desmarcado a opção de "Cliente Anônimo" do cadastro será exibido um alerta informando que será necessário preencher os dados novamente.


Informativo de limpeza dos dados


Nota

Caso o usuário não possua permissão para alterar os dados do cliente, ele somente poderá anonimizá-lo, a desanonimização ficará bloqueada. As permissões poderão ser revistas em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM.