1 Apresentação

O Linx Car360 é uma ferramenta web voltada para serviços de manutenção automotiva que contém Checklist personalizável para carros, motos e caminhões e que inclui a recomendação das principais marcas de lubrificantes, filtros, pneus, palhetas, baterias, velas, amortecedores e muito mais. A partir de sua utilização, ele cria um padrão de atendimento para cada cliente, melhorando a qualidade do atendimento, fidelizando e aumentando a rentabilidade do Posto.

A integração do Linx Car360 com o PDV Seller funciona de forma simples. Quando uma venda é realizada no Linx Car360, a mesma é tratada pela retaguarda Seller Web como uma ficha de atendimento e assim, fornece ao operador de caixa a comodidade de somente baixar a venda e emitir o cupom fiscal pelo PDV Seller.

2 Pré-requisitos

Para o funcionamento do módulo Linx Car360 é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • O módulo "Linx Car 360 (Integração CheckApp)" deve estar ativo no CNPJ do estabelecimento na Intranet Linx
  • O serviço do Linx Car360 precisa estar sendo executado em background;
  • O CompanyId precisará ser configurado na Intranet da Linx nas configurações administrativas em Produto config ruless.


Para o correto funcionamento do Linx Car360, é imprescindível que o serviço esteja funcionando corretamente. Dessa forma, permitindo integrar tanto os produtos do PDV para o Linx Car360, quanto receber do Linx Car360 os orçamentos e vendas avulsas realizadas.


3 Configurações

Para que a integração entre a pré-venda e o PDV ocorra de forma correta, devem ser realizadas algumas configurações que serão vistas a seguir.

No menu PDV > Configurações > Integração de Pré-Venda deverá ser informado no campo Diretório da Integração o local onde o Linx Car360 está instalado. Essa configuração permite informar onde os dados da pré-venda serão salvos.

Realizado o preenchimento do campo, basta clicar no botão Salvar Configurações.

4 Tela Inicial Linx Car360

A funcionalidade Linx Car360 será apresentada no PDV Seller conforme a imagem abaixo:

O operador não precisará de usuário e senha especiais para acesso ao Linx Car360, basta se logar no PDV para que o mesmo tenha acesso à aplicação.

Para acessá-la, basta clicar no botão apresentado e a seguinte tela será exibida:


Esta tela apresenta os seguintes botões:

  • Início: permite voltar à tela inicial do Linx CAR360;
  • Recomendador: permite que, ao indicar o tipo de veículo e características, o sistema faça a recomendação dos produtos indicados pelas montadoras;
  • Consultas: permite verificar o histórico de atendimentos;
  • Checklists: essa opção permite visualizar os atendimentos que passaram por todos as etapas de verificação;
  • Em andamento: possibilita visualizar os atendimentos em andamento;
  • Orçamento: apresenta os orçamentos realizados;
  • Nova venda avulsa: possibilita a venda de produtos disponíveis, de forma avulsa, sem a necessidade de passar por todas as etapas da venda.

Através do campo Placa do Veículo é possível iniciar um atendimento. Caso o veículo tenha sido cadastrado em oportunidade anterior, ao digitar a placa, serão apresentadas as informações do veículo, proprietário e histórico. Será possível ainda alterar a quilometragem ou clicar em Avançar para dar continuidade ao atendimento.



5 Cadastrar um veículo no Linx Car360

Caso o veículo ainda não tenha sido cadastrado, ao indicar a placa no sistema, a seguinte tela será exibida:


Para dar seguimento ao atendimento, basta clicar em Cadastrar. Será apresentada onde será possível informar diversas características do veículo.


Essa tela apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

  • Placa do veículo: informe a placa do veículo a ser cadastrado;
  • Tipo: selecione, entre as opções disponibilizadas, o tipo de veículo (carro, caminhão ou moto);
  • Montadora: selecione a montadora (marca) do veículo;
  • Modelo: indicada a montadora do veículo, o sistema exibirá uma lista com todos os modelos de carros correspondentes à mesma, selecione uma das opções apresentadas;
  • Ano de fabricação: indique, através das opções apresentadas na lista, qual o ano de fabricação do veículo;
  • Motorização: por fim, selecione a motorização do veículo de acordo com o modelo indicado.

Realizado o cadastro do veículo, clique em Avançar para prosseguir com a solicitação.

Ao consultar novamente a placa do veículo, serão apresentadas as informações descritas acima. 

6 Cadastrar proprietário no Linx Car360

É possível cadastrar também, as informações de proprietário do veículo. Para isso, na tela de consultas, basta clicar no botão +Cadastrar para inserir as informações referentes ao proprietário do veículo.

Ao cadastrar um proprietário, o sistema fará a busca pelo CPF do cliente. Caso seja identificado o cadastro do cliente, as informações serão carregadas automaticamente. Caso não seja encontrado, pelo sistema, as informações cadastrais, o operador poderá iniciar o cadastro do cliente e o CPF será a primeira informação cadastrada. 


O CPF será inserido automaticamente quando feita a busca.


Essa tela apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

  • Nome: deve ser preenchido com o nome do cliente (proprietário do veículo);
  • E-mail: informe um endereço de e-mail do cliente;
  • Aniversário: informe a data de aniversário do cliente (formato dia/mês);
  • Telefone: informe um número de telefone do cliente;
  • Celular: informe um número de celular do cliente.

Em Informações Adicionais é possível cadastrar as informações de endereço do cliente.

  • CEP: digite o CEP do cliente. Ao carregar as informações do CEP do cliente, as informações de endereço, bairro, estado e cidade serão carregadas automaticamente;
  • Endereço: digite o endereço do cliente;
  • Complemento: digite o complemento ao endereço, caso houver;
  • Número: digite o número referente ao endereço;
  • Bairro: digite o bairro do cliente;
  • Estado: digite o estado do cliente;
  • Cidade: digite a cidade do cliente.

Logo abaixo será apresentada a opção Desejo receber e-mails de notificação de troca de óleo e e-mails promocionais. Ao selecionar essa opção, o cliente receberá no e-mail cadastrado avisos de proximidade de data de troca de óleo e eventuais promoções. 

Adicionadas as informações, basta pressionar no botão Cadastrar para inserir as informações do cliente no sistema Linx Car360. A seguir, as informações do proprietário serão carregadas juntamente com as informações do veículo.


Clique no botão Avançar para iniciar um atendimento de orçamento.

7 Realizando um orçamento

O orçamento para troca de óleo e manutenção é realizada em etapas, totalizando 4 etapas ao final. Conforme o operador for evoluindo na conferência de itens, o orçamento passará para as etapas seguintes. Cada etapa do orçamento será identificada.


Após o operador realizar a inspeção de todos os itens listados, poderá reportar os seguintes status:

  • Tudo certo: não será necessário realizar a troca do item marcado;
  • Problema encontrado: operador reportou problema em algum item;
  • Não fiz a inspeção: não foi realizada a inspeção.

Ao indicar que um problema foi encontrado, o operador terá que informar qual ação tomou em seguida: trocou o item ou ocorreu outro problema.


Caso a atitude do operador foi a de trocar o produto, deverá indicar qual o produto utilizado entre as opções apresentadas na loja.


Caso o Linx Car360 não tenha recebido os cadastros de produtos do estabelecimento para que sejam realizados os vínculos, após selecionar o produto, a seguinte tela será exibida:

O PDV exporta um arquivo contendo os códigos de barras dos produtos e seus preços unitário. Este arquivo é lido pela aplicação Linx Car360 e sendo executado em background.



Essa tela apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

  • Descrição: será preenchido automaticamente levando em consideração a opção selecionada pelo operador;
  • Código de barras: deverá ser preenchido com o código de barras do produto utilizado;
  • Preço R$: deverá ser informado o valor do produto utilizado.

Após informada as características do produto, basta clicar em Aplicar para inserir o produto adicionado. 


Será possível ainda indicar a quantidade de produto adicionado, o valor unitário e valor total. Feitas as alterações e conferências, basta clicar em Avançar para completar a solicitação.

Caso o operador indique que houve outro problema se não a troca do item, deverá reportar o tipo de problema encontrado no campo correspondente. Após, basta clicar em Avançar para prosseguir com a solicitação.


Todas as ações ocorridas durante o orçamento e informadas pelo operador serão apresentadas conforme a tela abaixo. Nesse exemplo, foram utilizadas duas unidades do fluido de freio no valor total de R$ 34,72. Dessa forma, ao passar para a próxima etapa do orçamento, esse valor já será contabilizado e será apresentado acima no subtotal do orçamento.


Somente será possível finalizar o orçamento e todas as etapas pertencentes ao mesmo, se todos os itens forem marcados de todas as etapas. Assim que todas as opções forem marcadas, será apresentado o orçamento.


Nessa tela serão apresentadas as informações do veículo, a quantidade de reparos necessários, o valor total, o proprietário do veículo e número de telefone e o detalhe com o(s) produto(s) adicionados. Ao lado do detalhe de cada produto há a opção de desistência . Ao selecionar essa opção, o cliente estará desistindo do item cotado e o responsável pelo atendimento do mesmo deverá justificar o motivo da desistência.


Ainda na tela de aprovação do orçamento, será possível ainda:

  • Aprovar orçamento: aprovar o orçamento e encaminha a solicitação para a próxima fase (Checklist);
  • Salvar e Sair: Ao salvar e sair, uma cópia do orçamento será salva e poderá ser consultado através da opção Orçamentos;
  • Enviar via e-mail: possibilita o envio do orçamento via e-mail cadastrado do cliente;
  • Enviar via WhatsApp: possibilita o envio do orçamento via WhatsApp no número cadastrado do cliente;
  • Imprimir: possibilita a opção de impressão do orçamento para consulta.

Após finalizado (aprovado) o orçamento, os itens serão enviados para a guia Pré-venda no PDV para a baixa da venda. Para mais informações sobre a baixa de vendas acesse o tópico 14 Baixa de vendas no PDV desse manual.

8 Checklist

Após finalizado o orçamento, o cliente terá à disposição a opção Checklist em que será(ão) apresentado(s) o(s) produto(s) adicionado(s), poderá ser informado o tipo de utilização do veículo (misto, urbano ou rodoviário) e ainda o operador deverá informar a quilometragem atual do veículo e a indicação de venda. 


Para finalizar esse procedimento, basta clicar na opção Finalizar Checklist. Ao finalizar o checklist, não será possível editar o status, produtos e comentários dos serviços. O processo será apresentado na opção Checklist com o status FinalizadoOs veículos somente aparecem nesta tela após o cliente aprovar o orçamento e ser finalizado o Checklist e serão apresentadas as últimas cinco revisões realizadas através do Checklist.



9 Em andamento

Ainda na tela inicial do Linx Car360, será apresentado o botão Em andamento. Através dessa opção, o operador poderá acessar a lista de atendimentos que foram inciados (orçamentos aprovados) porém ainda não foram finalizados. Serão exibidos nessa tela os últimos cinco serviços que estão em andamento


Ao clicar sob as opções em aberto, será possível retomar o atendimento de onde parou.

10 Orçamentos

Em orçamentos será possível visualizar a lista de orçamentos não aprovados. É possível visualizar através da lista de veículos os últimos três orçamentos em aberto ou no campo de consulta Informe um código, digitar o código do orçamento para consulta. Essa última opção de busca serve para orçamentos antigos que estejam pendentes. O código do orçamento é gerado ao finalizá-lo e será entregue ao cliente mediante impressão ou envio por e-mail.


Ao acessar um orçamento não finalizado, será possível, além de aprovar o orçamento, salvar e sair, enviar via e-mail ou WhatsApp ou ainda, imprimir.


11 Recomendador

Ainda na tela inicial do Linx Car360, no menu superior, é apresentada a opção Recomendador. Através do recomendador é possível, após selecionadas todas as informações referentes ao veículo, saber quais os produtos recomendados pelas montadoras para a troca de óleo.

Deve-se iniciar o processo de busca pelos produtos recomendados pelas montadoras informando o tipo de veículo.


Após, selecionar a montadora (marca) do mesmo.


A busca poderá se dar através seleção no campo Montadora, que apresentará uma lista com todas as montadoras cadastradas.

O operador poderá ainda, em Qual a montadora do veículo?, clicar na letra inicial da montadora para buscar as marcas (as letras em que há montadora cadastrada serão apresentadas em negrito). Ao selecionar uma letra, as marcas cadastradas serão apresentadas.


O operador poderá ainda, na lista com as logos das montadoras, utilizar a barra de rolagem até encontrar a marca desejada e clicar sob a mesma para selecionar.

Após selecionada a montadora, o operador será direcionado à tela de seleção de modelo correspondente.

Poderá selecionar o modelo do veículo de forma similar à escolha da montadora: através da lista suspensa com os modelos, selecionando a letra inicial do veículo para a busca ou através da barra de rolagem chegar até o modelo do veículo do cliente.

Escolhida a montadora e o modelo, deverá informar o ano de fabricação. Será aberta uma lista para seleção.


Por fim, o operador deverá selecionar a motorização do veículo.


Serão apresentadas as características informadas até o momento para consulta. Estando em conformidade, basta clicar no botão Consultar para que o recomendador faça a busca.


Na tela de recomendação de itens inicia a apresentação dos óleos lubrificantes. No canto superior direito serão apresentadas todas as informações do veículo consultado, à esquerda será apresentado o tipo de item pesquisa (no exemplo abaixo, lubrificante).


É possível consultar a lista de marcas castradas através do campo correspondente. Caso não seja selecionada uma marca específica, todas as marcas serão apresentadas.

Logo após será apresentada a capacidade em litros para o veículo consultado.

Os produtos para o veículo serão exibidos em seguida. Essa tela apresenta os status dos produtos, descrição e valor. 


Ao clicar no botão  serão apresentadas as descrições detalhadas do produto, inclusive com possibilidade de acesso à ficha técnica do produto.


 Através dos botões e  será possível acessar todos os produtos disponíveis.


Além do status recomendado ao veículo, poderão ser apresentados outros dois status: não recomendado ao veículo e atende parcialmente. Esses status serão apresentados de acordo com o padrão estabelecido para cada veículo. O operador não será impedido de adicionar esses produtos com status diferente de recomendado ao veículo na compra do cliente, porém deverá avisá-lo que existem outros produtos mais aderentes às características do veículo.

Logo após a apresentação dos lubrificantes, será possível consultar os filtros disponíveis. 


Será possível consultar os filtros de óleo, filtro de ar e de combustível.

Serão apresentadas as opções disponíveis, foto do produto (se houver) e através dos ícones  e  visualizar todas as opções dos tipos de produtos selecionados.

Através da lista de opções de marcas também é possível filtrar a marca pesquisada.

12 Consultas 

Ao acessar o menu Consultas, o operador poderá ter acesso a consultas dos Checklists realizados, Produtos Rejeitados e Vendas Avulsas.

13 Nova venda avulsa

Através do Linx Car360 será possível também realizar uma venda avulsa dos produtos disponíveis, sem a necessidade de realizar um Orçamento ou Checklist. As vendas avulsas são vendas do tipo bazar, onde é possível lançar a venda de itens diversos, sem cadastrar o veículo ou cliente.


Essa tela apresenta os seguintes campos:

  • Produto: selecione um produto dos apresentados na lista;
  • Quantidade: é possível adicionar as quantidades solicitadas através dos botões  e ;
  • Valor: será apresentado o valor do produto;
  • Parcial: apresenta os valores parciais referentes às quantidades e produtos adicionados;
  • +Adicionar: permite adicionar o produtos à venda.

Ao selecionar o produto, quantidade e clicar no botão +Adicionar, o(s) produto(s) serão adicionados à venda.


Para prosseguir com a solicitação, basta clicar no botão Concluir Venda para gerar a pré-venda no PDV. A lista de vendas avulsas pode ser consultada através do menu Consultas > Venda Avulsa.


Serão apresentados os dados de produto, data e hora  de registro da venda, tipo de trocador, preço e as ações realizadas (ao clicar no botão de informações serão apresentados os detalhes da venda).

14 Baixa de vendas no PDV

As vendas avulsas e os orçamentos realizadas no Linx Car360 serão apresentados na guia Pré-venda no PDV.


Para baixar a venda, basta selecionar na guia Pré-venda a opção desejada, conferir os dados de cliente, veículo, produtos e valores e clicar no botão Baixar.


É possível ainda, através do botão Mesclar, adicionar uma outra pré-venda pendente de baixa à venda em curso. Serão apresentadas as pré-vendas pendentes para seleção. Selecione a pré-venda para a mescla e clique no botão mesclar.


Caso o cliente opte pela mescla, serão apresentados no PDV os itens de todas as pré-vendas mescladas.


Da mesma forma, basta finalizar a venda no PDV para concluir a solicitação.

Caso o cliente necessite de suporte referente ao produto Linx Car360, o contato deverá ser realizado diretamente com o Linx Car360. Mais informações sobre o suporte poderão ser consultadas através do site: https://www.autoai.com.br/