1 Conceito

O SiteMercado é uma plataforma de e-commerce no modelo delivery que permite à loja a disponibilização de produtos para a venda e ao consumidor, a opção de realizar pedidos na plataforma. A integração entre o SiteMercado com o PDV Seller visa o desenvolvimento de ferramentas de negócios para ampliar a receita dos clientes.

2 Configurações no Seller Web

Abaixo serão apresentadas as configurações necessárias no sistema de retaguarda Seller Web.

2.1 Comunicação com o Delivery

Para que o sistema de retaguarda Seller Web faça a comunicação entre os pedidos realizados nas plataformas delivery com o PDV Seller, é necessário acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Máquinas e selecionar a máquina a qual fará a comunicação com o delivery e pressionar o botão Alterar.


Selecione a opção Comunica com Delivery e pressione o botão Salvar localizado na lateral direita da tela.

Execução do serviço Delivery

O sistema de retaguarda Seller Web validará apenas um PDV que poderá utilizar essa configuração para executar o serviço delivery. Caso mais de um PDV executar essa configuração, o Seller Web obedecerá as regras da flag cadastrada anteriormente e não permitirá salvar as alterações.


2.2 Baixa Automática de Delivery 


Nesta mesma página no Seller Web, em Cadastros > Estabelecimento > Máquinas será possível habilitar a emissão automática de documento fiscal, possibilitando que a baixa automatizada de pedidos no PDV. 


Para realizar a ativação, a flag Comunica com Delivery deve estar habilitada na guia Detalhes e então na guia Delivery, quadro Opções, marcar a flag Mercado para habilitar a emissão automática de documento fiscal.  

As opções de delivery só serão apresentadas na guia Opções, se o módulo do delivery desejado estiver habilitado na chave. 


Será possível habilitar também na mesma guia Delivery, a flag Habilitar Abrir/Fechar turno automaticamente e escolher o Responsável padrão, ou seja, o usuário que irá realizar a abertura do turno. Essa configuração é importante para que não ocorra a situação de entrar um pedido no PDV com o turno fechado e a baixa automática não ser realizada. 


Após realizadas as configurações pressione o botão Salvar localizado na lateral direita da tela.

Vá até o tópico 8.2 Integração Delivery - Baixa Automática de Delivery para verificar a configuração no PDV.


2.3 Configuração Delivery

Acesse o menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento e a guia Conf. Delivery para efetuar a configuração de token de acesso e regra de formação de preços. Nessa tela será possível consultar o token de acesso e as informações de Client Id e Client Secret de cada produto (Delivery App, iFood e SiteMercado).


Será possível também cadastrar uma Regra de formação de preço sugerido. Essa opção permite cadastrar preços diferenciados para as plataformas delivery cadastradas.

É possível criar uma regra de preço para cada plataforma inserindo um acréscimo em percentual, praticar um valor diferenciado para essas plataformas ou ainda, conceder um percentual de desconto para os produtos disponibilizados.


Nas opções iFood - Mercado ainda é possível inserir o Id da loja cadastrada.

2.3 Forma de Pagamento SiteMercado

Para que o PDV Seller identifique a forma de pagamento de pedidos realizados através das lojas virtuais, será necessário cadastrar uma forma de pagamento correspondente. Para cadastrar uma forma de pagamento SiteMercado no Seller Web, acesse o menu Cadastros > Financeiro > Formas de Pagamento. Selecione a opção SiteMercado e na lateral direita da tela pressione o botão Incluir para adicionar a nova forma de pagamento.

3 Preparação dos Produtos para venda no Seller Web

Os produtos que serão disponibilizados para a venda nas plataformas de delivery integrados com o PDV Seller deverão estar cadastrados no Seller Web e poderão ser consultados através do menu Cadastros > Produtos > Delivery.


O produtos serão primeiramente organizados por categoria e cada categoria conterá os produtos relacionados. Ao clicar sob uma categoria, os produtos serão apresentados detalhadamente. 

3.1 Adicionar Produtos

Além da consulta dos produtos cadastrados, ainda é possível através do botão Adicionar Produtos, cadastrar novos produtos para a venda nos aplicativos delivery.


Ao pressionar o botão Adicionar Produtos, a seguinte tela será apresentada:

Esta tela apresenta os seguintes campos:

  • Descrição: será necessário inserir uma descrição do produto a ser cadastrado;
  • Introdução: é possível adicionar uma introdução sobre o produto, características ou formas de uso.

Na guia Produto(s) serão cadastradas as informações de códigos, descrição e preço.

  • Código Produto: será possível digitar o código do produto nesse campo ou através do ícone de busca localizado ao lado do campo, realizar a busca completa pelo item.
  • Descrição do Produto no Delivery: caso queira cadastrar uma descrição do produto diferenciada para as plataformas delivery, será possível através desse campo; 
  • Preço de venda do produto: ao inserir um produto, o preço será carregado automaticamente de acordo com o cadastrado no sistema Seller Web;
  • Preço Delivery App: nesse campo poderão ser alterados os preços para a plataforma delivery app
  • Preço iFood-Mercado: nesse campo poderão ser alterados os preços para a plataforma iFood-Mercado.
  • Apresentar Preços Promocionais: habilita o campo de preços para as plataformas de modo a disponibilizar preços promocionais e diferenciados (valores promocionais ou com acréscimo) de acordo com o apresentado no tópico 2.2 desse manual para cada plataforma delivery.

Inseridas as informações, basta pressionar o botão Adicionar e após o botão Incluir localizado na parte inferior da tela, para prosseguir.

3.2 Categoria de Produtos

Ao clicar sob uma categoria, os produtos serão apresentados detalhadamente. Será possível ainda inativar ou ainda excluir os produtos cadastrados.

Essa tela apresenta as seguintes informações:

  • Nome do Produto: apresenta o nome do produto cadastrado e marca, em alguns casos;
  • Variações: indicará a quantidade de variações do produto cadastradas. Essa variação pode se dar em razão de tipo de embalagem, apresentação, sabor entre outras características. 

Ao clicar no botão  será apresentada a tela que exibirá além da descrição, introdução, códigos do produto e preços, uma tabela com as variações de apresentação dos produtos e os valores (tipos de preços praticados) para cada plataforma delivery cadastrada.


Ao lado do código de barras de cada produto também será possível inativar ou excluir a regra.

4 Preparação dos Produtos para venda no SiteMercado

Antes de serem disponibilizados no SiteMercado, os produtos passam pelo processo de padronização que envolvem as informações de produto, categorias, imagens, código de barras e demais informações. Esse processo é controlado pelo site SiteMercado extranet e recebe o nome de normalização. 

Esse processo é feito de forma automática pelo SiteMercado. Dessa forma, as equipes de implantação Linx, não serão responsáveis por essa rotina.

Abaixo segue um exemplo de produto que já foi recebido pelo SiteMercado extranet para normalização e está com o status de Em Aprovação.

Nessa tela é apresentado o item, o departamento ao qual o mesmo pertence, a categoria e subcategoria, marca, unidade de medida o texto de pesquisa que será utilizado no SiteMercado, código de barras e a URL da imagem (caso houver). Ainda será possível subir uma imagem para o site para completar o cadastro. 

Apesar do processo ser realizado pelo SiteMercado, caso haja alguma divergência entre as informações contidas sobre os produtos, o proprietário da loja pode acessar o SiteMercado extranet e alterá-las e nesse caso, as informações passarão por aprovação do SiteMercado extranet novamente.

Somente os produtos que passaram pelo processo de normalização, estarão disponíveis na loja.

Importante

Para tratar dúvidas relacionadas a essas rotinas, o contato deve ser realizado diretamente com o SiteMercado extranet que disponibiliza os números de contato para Suporte/Integração e Comercial para tratar sobre licenças dos clientes.

SiteMercado Suporte - +55 17 3223-7657

SiteMercado Comercial - +55 17 3016-9509


5 SiteMercado - Tela Inicial

Para realizar um pedido no SiteMercado, o cliente deverá estar logado na plataforma. Caso ainda não tenha cadastro, poderá realizar na própria ferramenta.


Ao realizar o cadastro e login no SiteMercado, o cliente poderá acessar as lojas e os cardápios disponibilizados. Quando for selecionada uma loja para realizar um pedido, na parte superior da tela, será apresentado o nome e o endereço da loja para retirada.

Ainda na parte superior será apresentado o campo para digitação da busca por produtos, o nome do usuário logado e o botão Carrinho que possibilita visualizar os itens adicionados à compra.


Logo após serão exibidas as informações de consulta de produtos e preços disponibilizada pela loja ou salvas pelo cliente.

Serão apresentadas as seguintes opções:

  • Promoções: exibe os produtos cadastrados pela loja com preço promocional;
  • Minha prateleira: apresenta os produtos mais comprados pelo cliente logado;
  • Lista de Compra: apresenta os produtos constantes na categoria Lista de Compra, os produtos Favoritos do cliente logado além dos produtos cadastrados em Meus alertas;
  • Meus alertas: apresenta os produtos em que foram criados alertas pelo cliente em caso de promoções.

Os produtos nos quais foram criados alertas para notificação em caso de promoções serão identificados com a notificação acionada 


6 Realizando um pedido no SiteMercado

Após realizar o login na plataforma, será possível iniciar um pedido. Será apresentado o menu disponível pela loja/restaurante com todos os produtos elegíveis para a venda através dessa modalidade. Para iniciar a seleção de itens, é possível escolher qualquer produto apresentado na tela ou realizar a busca por um produto específico através do campo O que você procura? digitando o produto a ser adicionado ao carrinho.



Também é possível filtrar o cardápio com a categoria de produtos específicas, basta clicar sob a categoria e acessar os produtos referentes.


Para inserir um produto ao carrinho, basta ao deslizar sob o produto, clicar no botão 

No detalhe do produto será apresentada a foto para melhor identificação, o preço atual (e anterior se houver) o valor de desconto caso o produto participe de alguma campanha de descontos e a descrição do mesmo.

Após ser inserida a quantidade no carrinho, no produto será indicada a quantidade adicionada.


Da mesma forma será apresentado no carrinho na lateral direita da tela. Ali serão apresentadas as quantidades e valor total do pedido. Conforme forem sendo adicionados os produtos, o valor e quantidades serão atualizadas.


O botão Carrinho poderá ser acessado a qualquer momento para consulta dos itens adicionados. Caso a loja estabeleça um valor mínimo para fechamento do pedido, será indicado nessa tela e caso o cliente não tenha atingido o valor mínimo do pedido, será informado.



Atingido o valor mínimo para fechamento do pedido, o botão Ir para pagamento será habilitado, basta pressionar o mesmo para prosseguir com a solicitação. O cliente será direcionado para a tela onde terá que completar os dados de contato (caso não tenha feito no momento do cadastro), confirmar o endereço da loja e a forma de entrega de recebimento do pedido (entrega ou retirada), o horário para retirada do pedido (se for o caso), a forma de pagamento do pedido e por fim, fará a conferência dos produtos comprados.


As seguintes informações para completar o cadastro serão solicitadas:

  • Celular: cliente deve informar um número de celular para vinculá-lo ao pedido. Essa informação é muito importante para que o mesmo possa ser informado em caso de qualquer contratempo referente ao pedido ou para que a loja o contacte em caso de dúvidas ou ainda para confirmar informações cadastrais (caso necessário);
  • Telefone: essa informação não é obrigatória, e serve para que caso não haja resposta no número de celular indicado, esse possa ser utilizado;
  • CPF: cliente deve informar seu CPF para fins fiscais e de cadastro;
  • RG: cliente deve informar seu RG para fins fiscais e de cadastro;
  • Data de nascimento: cliente deve informar sua data de nascimento para fins de cadastro.

Indicadas as informações acima, basta selecionar entre as opções Masculino e Feminino e clicar no botão Salvar Dados para prosseguir.

Ao avançar, o cliente será direcionado para confirmação de recebimento do pedido e deve clicar no botão Estou Ciente para prosseguir. No exemplo abaixo, o cliente solicitou a retirada da compra na loja, dessa forma será informado do endereço e distância da loja do seu endereço informado no cadastro. Caso queira mudar a forma de recebimento, basta clicar no link Quero que minha compra seja entregue para selecionar que o pedido seja entregue.


Caso houvesse escolhido receber a compra no endereço e quisesse alterar a forma de entrega do pedido, bastaria clicar no link Quero retirar minha compra na loja que seria apresentado nessa tela.

O próximo passo em relação à entrega do pedido será o dia e horário. O SiteMercado irá apresentar uma lista de com os dias e horários sugeridos para a entrega. O cliente deverá selecionar uma das opções para prosseguir.


Caso os dias e horários sugeridos não estejam de acordo com a expectativa/disponibilidade do cliente, o mesmo poderá clicar no link Outros dias e horários para abrir a lista completa do estabelecimento.

Após indicados os dados, o tipo do recebimento do pedido e o dia e hora da retirada (para esse tipo de modalidade), o cliente será direcionado para a tela de pagamento e deve selecionar entre as opções disponibilizadas e pressionar o botão Salvar Dados para prosseguir.


O último passo dessa seção será a conferência de itens do pedido. Em Produtos o cliente poderá conferir itens, quantidades e valores. Caso queira realizar alguma modificação no pedido, basta pressionar o botão Alterar compra.


Na seção ao lado, após informadas e conferidas as informações, a seguinte tela será apresentada:

Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Tem Cupom?: Caso o cliente tenha algum tipo de cupom promocional, basta clicar no link Adicionar e o seguinte campo será habilitado:


Deverá digitar o texto do cupom e clicar no botão Aplicar para processar o desconto. Para visualizar todos os cupons de desconto disponíveis, basta clicar no link Ver disponíveis para selecionar o cupom que deseja para a venda. Os cupons serão apresentados da seguinte forma:


  • Subtotal da compra: apresenta o valor do pedidos sem as taxas;
  • Serviços: apresenta o valor dos serviços cobrados pelo estabelecimento;
  • Desconto no carrinho: essa opção estará disponível apenas em caso de inserção de cupom de desconto na venda e indicará o valor do desconto concedido na compra;
  • Total: apresenta os valores finais, somados os valores de serviços e subtraídos os descontos;

O cliente terá à disposição a opção Quero CPF na Nota, e pode selecionar para prosseguir além da opção Adicionar observações em que poderá (caso necessário) adicionar informações sobre o pedido, produtos ou entregas.

Realizados todos os procedimentos descritos acima, basta clicar no botão Concluir Pedido para finalizar a operação.

O pedido será enviado para a loja e o cliente receberá, via e-mail cadastrado, uma confirmação com as informações completas da compra.

7 SiteMercado Receptor

O sistema SiteMercado Receptor faz o gerenciamento dos pedidos realizados através da plataforma SiteMercado. Assim que o cliente confirma o pedido no SiteMercado, o receptor recebe os pedidos e notifica a loja dos novos pedidos para separação através do pop-up na tela, que indicará a quantidade de pedidos novos e sinalizará caso algum pedido não tenha sido separado no tempo esperado.


Ao acessar o SiteMercado receptor, será apresentada a seguinte tela:



Na parte superior da tela serão apresentados os status dos pedidos:

  • Novos: pedidos feitos recentemente e que ainda não foram separados para a entrega;
  • Em separação: pedidos recebidos pelo site mercado e que estão em processo de separação para entrega;
  • Aguardando: pedidos separados e prontos para retirada e entrega;
  • Devolução: pedidos devolvidos;
  • Finalizados: pedidos finalizados ou cancelados.

Na guia Novos serão apresentados, na lateral esquerda, todos os pedidos que ainda não foram encaminhados para a separação. Os pedidos serão identificados com o número, forma de envio (retirada ou entrega), quantidade de itens, valor total e data e hora de retirada em caso de pedidos a serem retirados. Apresenta inclusive o nome do cliente solicitante.

Caso haja entregas ou retiradas em dias diferentes, serão indicadas com cores distintas como nas imagens.

Ao selecionar um pedido para iniciar a separação, serão apresentados os detalhes referentes ao cadastro do cliente, número do pedido na lateral direita da tela, data e hora de retirada, taxas e tipo de pagamento e troco, se for o caso. 



Ainda nessa mesma tela serão apresentados os produtos e quantidades do pedido. Para facilitar a identificação do produtos, será apresentada uma foto e o código de barras, evitando dessa forma, erros na separação. O operador poderá consultar o estoque e utilizar os botões Cancelar o Pedido para cancelar o pedido caso houver algum tipo de problema a ser resolvido e Imprimir e Iniciar a Separação para imprimir a ordem de serviço e iniciar a separação do pedido.



Ao inciar a separação serão apresentados os detalhes dos produtos e valores correspondentes e no campo Nome do Separador deve-se indicar o nome da pessoa responsável pela separação do pedido.


Feitos os procedimentos acima, o operador responsável indicará que o pedido já passou pelo processo de separação clicando no botão Pedido Separado atualizando o status no SiteMercado receptor e avisando, automaticamente através de e-mail ao cliente, que o pedido está pronto para entrega/retirada.



Assim que o pedido for separado e passar ao status Aguardando (retirada/entrega) será apresentado na guia Delivery no PDV Seller e poderá ser baixado como uma pré-venda.

8 Integração com o PDV Seller

Ao inciar o PDV, o Linx Postos POS Delivery começará a ser executado na máquina, conforme imagem abaixo:


8.1 Integração Delivery - Impressora

Para configurar a  impressora que fará a impressão das ordens de produção dos pedidos realizados via Delivery, acesse o menu no PDV Seller Configurações > Integração Delivery.


Selecione a impressora entre as opções apresentadas.


Essa tela ainda apresentará o campo Exibir Notificação de Novos Pedidos para seleção. Ao selecionar essa opção, assim que novos pedidos chegarem ao PDV Seller para baixa, o operador receberá em tela uma notificação.

Pressione Salvar Configurações para finalizar o procedimento.

8.2 Integração Delivery - Baixa Automática de Delivery 

No PDV em Configurações> Configurações de Integração Delivery, após realizadas as configurações no Seller Web apresentadas no tópico 2.2 Baixa Automática de Delivery, será possível realizar as configurações de impressão.  

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O primeiro quadro com a descrição Emissão de Documento Fiscal Automático apresenta a mesma configuração já realizada no Seller Web, servindo apenas para conferir se o delivery está habilitado. 

Já no quadro Impressão Automatizada de Pedidos e Documento Fiscal será configurada a baixa automática no PDV e impressão. 

  • Para que a baixa automática seja realizada, a flag Imprimir Conferência Automática deve estar habilitada;
  • Caso opte por não imprimir a conferência automática, o campo Nº Vias deve permanecer com valor zero (aqui o cupom fiscal é emitido, apenas a conferência que não será).
  • Para a configuração da impressora é recomendado que seja utilizada a configuração de ESC / POS, podendo utilizar a mesma impressora do PDV. Mas caso o cliente possua duas impressoras, poderá configurar a segunda impressora. 

Pressione Salvar Configurações para finalizar as configurações e reinicie o serviço de delivery do PDV. 

Para saber como realizar a configuração de impressora via ESC / POS, clique aqui


Para essa rotina de baixa automática será gerado um log com nome delivery_processador.log que ficará localizado na pasta log do sistema.

8.3 Integração Delivery - Guia Delivery

O PDV Seller apresentará a guia Delivery, onde o operador de caixa do estabelecimento poderá visualizar os pedidos realizados através das lojas virtuais.


Caso seja selecionada a opção de notificação para cada novo pedido no PDV conforme demonstrado no tópico 6.3, o seguinte aviso de novos pedidos será exibido na tela do PDV Seller.

Esse aviso de novos pedidos deixará de ser apresentado assim que o operador acessar a guia Delivery.

Ao selecionar um pedido para a baixa, a seguinte tela será apresentada: 

Essa tela apresenta os seguintes campos:

  • Número: apresenta o número do pedido (número atribuído automaticamente pelos aplicativos Delivery);
  • Forma de Entrega: exibe a forma de entrega do pedido selecionado pelo cliente. No exemplo acima, o cliente optou pela retirada, no estabelecimento, de seu pedido.
  • Forma de Pagamento: apresenta a forma de pagamento escolhida pelo cliente;
  • Cliente: exibe o nome do cliente que realizou o pedido;
  • Data: data em que o pedido foi realizado;
  • Troco p/: caso a opção de pagamento escolhida pelo cliente tenha sido Dinheiro, é possível indicar, no caso de entrega do pedido, se o cliente necessitará de troco. Caso o cliente tenha informado um valor de troco a receber, será apresentado nesse campo;
  • Observação: nesse campo serão apresentadas as observações referentes ao pedido ou entrega que o cliente tenha inserido no momento do pedido.


A lista com os produtos selecionados para o pedido também será apresentada nessa tela além das observações, quantidade, valor unitário, descontos (caso houver), e valor total.

Logo abaixo serão apresentados os botões:

  • Fechar: fecha a consulta do pedido realizado através de plataformas Delivery;
  • Ordem de Produção: caso houver sido configurada a impressora de ordem de produção conforme apresentado no tópico 8.2, quando o pedido chegar ao PDV Seller e o serviço de ordem de produção estiver sendo executado, será impressa a ordem de produção onde essa impressora estiver conectada (caixa, cozinha), para que o operador tome conhecimento de que há um novo pedido. Esse procedimento também poderá ser feito de forma manual ao clicar no botão Ordem Produção. 

  • Cancelar: exclui o pedido do PDV Seller;
  • Baixar: realiza a baixa de uma venda no PDV Seller.

8.4 Realizando a baixa da venda no PDV Seller

Após selecionar o pedido a ser finalizado no PDV Seller, basta pressionar o botão Baixar localizado na lateral direita da tela para finalizar a venda. 


Os itens serão apresentados no PDV como uma venda em curso.  


Selecione a opção de pagamento SiteMercado e finalize a venda.




8.5 Baixa Automática de Delivery/Pedido 

Caso o PDV esteja com a Baixa Automática de Delivery configurada os pedidos irão chegando e sendo baixados automaticamente, sem a necessidade de interação do operador. 

Caso a flag Exibir Notificação de Novos Pedidos esteja habilitada nas configurações do PDV, a cada pedido que entrar o PDV receberá as notificações, mas realizará as baixas automaticamente, portanto, na guia delivery não haverão pedidos para serem baixados. As notificações poderão ser fechadas pressionando.

Para as baixas automáticas o operador não terá a opção de alterar a forma de pagamento no PDV. 


Caso o PDV encontre alguma inconsistência fiscal no momento da baixa automática, a mesma não será realizada e o pedido permanecerá na tela para ser baixado manualmente após o ajuste.


Ao clicar no pedido, será apresentada em tela a mensagem de erro que impediu a baixa. 


Quando a forma de pagamento for POS offline e ocorrer algum erro na baixa, como por exemplo, o caixa estava fechado quando o pedido entrou no PDV.


Ao pressionar Baixar para realizar a baixa manual, será apresentada a tela do POS para inserir os dados do cartão. 



Na retaguarda será possível conferir as baixas realizadas no PDV através da rotina Conferência de Turno em Operações > Tesouraria > Conferência de Turno.



Neste relatório as baixas automáticas seguirão o seguinte padrão, de acordo com as formas de pagamento:



  • Quando a baixa no PDV for com a forma de pagamento POS Offline, aparecerá no relatório a baixa com a forma de pagamento Crédito;


  • Quando a baixa no PDV for com a forma de pagamento Dinheiro, aparecerá no relatório a baixa com a forma de pagamento Dinheiro


  • Quando a baixa no PDV for com a forma de pagamento Online, aparecerá no relatório a baixa com a forma Delivery;


    Em Consultas > Financeiro > Formas de Pagamento será possível detalhar as formas de pagamento:



    Neste caso, Site Mercado é a forma de pagamento padrão cadastrada na retaguarda para as baixas Online. 



8.5.1 Cancelamento do Cupom de uma Baixa Automática de Delivery 

Quando for necessário realizar o cancelamento de uma baixa automática, o usuário deverá acessar o menu Documentos na lateral esquerda da tela do PDV, selecionar o cupom desejado e pressionar Cancelar


Lembrando que o prazo da SEFAZ para solicitar o cancelamento da NFC-e vai de acordo com cada unidade federada.




Ao cancelar, o pedido retornará para a guia de Delivery e deverá ser cancelado pelo PDV. 




Para cancelar o pedido no PDV, basta clicar sobre o delivery e na tela apresentada abaixo e pressionar Cancelar