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Fatura a receber representa um crédito qualquer que a empresa tem em aberto ou uma venda a prazo que utilizou uma forma de pagamento diferente de dinheiro, ou seja, que não entrou dinheiro em caixa e será recebido em outro momento através do pagamento das faturas. As faturas podem ser do tipo (originadas de): cheque a vista, cheque a prazo, crediário, cartão, convênio ou financeira.
No ERP quando o usuário realiza vendas com estas formas de pagamento e dependendo de algumas configurações (como se a natureza de operação utilizada na operação admitir integração com o financeiro) o sistema lança faturas a receber automaticamente. Mas, faturas também podem ser lançadas manualmente através desta rotina, e para isso, alguns campos devem ser informados:


Lançamento de faturas


Nota

Através do botão  será possível verificar dicas de preenchimento para o campo em questão.


  • Código do Cliente: Cliente da fatura. O usuário poderá digitar o código ou realizar a busca através do recurso da lupa.
  • Data de Emissão: Data de emissão é a data do documento.
  • Data de Lançamento: Data de lançamento é a data do cadastramento da fatura no sistema.Por exemplo, o usuário poderá estar lançando uma fatura hoje no sistema (Data de Lançamento), mas ela ter sido emitida ontem, ou seja, a data real do documento de ontem (Data de Emissão). 
  • Valor total: Valor total da fatura. A fatura poderá ser lançada em outra moeda, para isso, basta selecionar o símbolo da mesma. 



As moedas em que a empresa irá trabalhar geralmente são definidas na implantação do ERP e a atualização dos valores de cotação do dia é realizada na página de entrada do sistema, após a autenticação do usuário. 

  • Parcelas: Quantidade de faturas que o sistema irá gerar. O sistema divide o valor total informado pelo número de parcelas para gerar o valor de cada fatura. Por padrão é possível gerar no máximo até 36 parcelas, mas este número poderá ser alterado em Parâmetros Globais – Financeiro – Campo "Quantidade máxima de parcelas para o lançamento de faturas".
  • Prazo: Prazo entre as parcelas. A partir da data de emissão do documento adiciona os dias informados neste campo para calcular a data de vencimento da primeira fatura, para as demais considera esta quantidade de dias como prazo entre elas. 
  • Gerar vencimento fixo: Ao gerar a data de vencimento das faturas como alguns meses possuem mais dias, o dia de vencimento poderá variar. Exemplo: Data de emissão: 06/12 então a data de vencimento das faturas ficará: 05/01, 04/02 e 06/03. Marcando esta opção, as parcelas a serem geradas terão o dia de vencimento fixo, por exemplo: Data de emissão: 06/12, assim, data de vencimento das faturas: 06/01, 06/02 e 06/03. Caso a data de vencimento de alguma fatura caia no final de semana (sábado ou domingo) e nos Parâmetros Globais – Financeiro – a opção "Vencimentos de faturas apenas em dias de semana:" estiver marcada, o sistema colocará o vencimento da fatura em questão para a segunda-feira.
  • Documento: Número da nota fiscal de saída relacionada a esta fatura a receber. 

  • Série: Série na nota fiscal de saída relacionada a esta fatura. As séries utilizadas no lançamento de faturas a receber são as séries de saída, porque fatura a receber é originada de uma nota fiscal de saída. Estas séries deverão ser previamente cadastradas (Menu Faturamento -> Cadastros auxiliares -> Série de Nota Fiscal). 

  • Forma de Pgto: Tipo de documento da fatura, que pode ser: Chq. Vista, Chq. Prazo, Crediário, Cartão, Convênio e Financeira.

Dica

As formas de pagamento poderão ser bloqueadas nas permissões de usuário no grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Formas de pagamento bloqueadas".


- Empresa: Empresa do lançamento da fatura. O usuário poderá estar logado em uma unidade, mas fazer o lançamento por outra empresa, escolhendo a mesma neste campo.
- Contabilidade: Os dados para a integração contábil também deverão ser informados. O usuário deverá selecionar o histórico da operação ou utilizar o recurso da lupa para localizar o histórico desejado. As contas débito e crédito serão exibidos de acordo com o histórico selecionado e o tipo de rateio também depende do histórico (Mais detalhes sobre os tipos de rateio ver manual de Contabilidade).
A conta fluxo de caixa representa o local de previsão para a entrada do dinheiro quando a fatura for paga e geralmente é caixa ou bancos.

Dados de contabilidade


Os últimos dados a serem informados são: vendedor, usuário do lançamento da fatura e uma observação também poderá ser inserida. Ao informar o código do cliente o sistema sugere automaticamente o vendedor configurado em seu cadastro, mas, permitindo o usuário alterar esta informação.

Dados da conta a receber.

Para lançar uma fatura de adiantamento referente a um orçamento/pedido é necessário ativar a opção "Adiantamento" e no campo "Nº do Pedido" (exibido caso a opção "Adiantamento" for ativada) informar o número do orçamento/pedido desejado.
Após a confirmação dos dados o usuário poderá alterar a data de vencimento de cada fatura, bem como os valores, inserir uma observação diferenciada para cada fatura e também configurar o portador das mesmas.

Gerar faturas à receber

Caso a forma de pagamento escolhida em tela for "Cheq. Vista" ou "Cheq. Prazo" será solicitado os números dos cheques.


Detalhamento das Faturas.

Ainda é possível alterar o prazo podendo-se estabelecer um prazo maior ou menor entre as faturas. Para alterar o prazo entre as faturas, é necessário clicar sobre o link "Vcto." e na janela que se abrirá alterar os prazos desejados.


Alteração do prazo de vencimento.


Nota

  • É possível configurar para que a data de vencimento das faturas nunca coincida com sábados e domingos (fim de semana). Nesta situação, o sistema colocará o vencimento da fatura para a segunda-feira. Para isso é necessário marcar a opção: "Vencimentos de faturas apenas em dias de semana" de Parâmetros Globais – Financeiro. É importante lembrar que este parâmetro é válido para todo o sistema, isto é, para todas as rotinas que geram faturas.
  • Também é possível configurar para que no lançamento de faturas do Contas a Receber, seja possível informar o nosso número. Esse campo estará disponível ao lado do campo "Portador", mas, para habitar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • Nas permissões de usuário - grupo "Financeiro" - opção "Portadores Bloqueados", se o item "Estender bloqueio para lançamento de faturas" estiver marcado, os portadores que foram bloqueadas não estarão disponíveis no momento do lançamento da fatura.
  • Não será possível informar caracteres especiais no campo Observação Padrão.


Se o histórico selecionado para o lançamento da fatura estiver relacionado ao rateio variável, os centros de custo serão abertos para que seja informado o valor para cada centro de custo.

 

Rateio entre centro de custos


Nota

A opção "Não ratear diferença entre centros de custo" permite que o usuário defina os valores manualmente para os centros de custos, esta opção somente é exibida para empresas que estiverem configuradas para trabalhar com apenas um nível hierárquico e caso o histórico selecionado possua rateio variável.


Na última página será possível imprimir dois documentos: O boleto da fatura em Laser/Deskjet (para ser pago em banco) e a Duplicata Mercantil. 

Para a impressão do boleto bancário é necessário que a fatura esteja configurada com uma cobrança eletrônica previamente cadastrada e associada à conta fluxo da fatura. (Mais explicações ver Manual de Contabilidade – Plano de Contas).


Impressão de fatura


Esta rotina ainda conta com um recurso de envio de faturas para o email do cliente, basta clicar no botão de envio na última página e selecionar as faturas as serem enviadas.

Enviar faturas por e-mail

Nota

É possível personalizar o campo "Assunto" do e-mail de envio ao cliente. Para isso é necessário acessar Parâmetros Globais > Financeiro, e no grupo "E-mails" irá constar o item "Título Personalizado".

Dica

  • O lançamento de faturas é controlado pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Lançamento de faturas").
  • Se no lançamento de faturas estiver aparecendo o campo "Status" é porque existem status no sistema configurados para serem selecionados no lançamento de faturas (Mais informações vide Item Cadastro de Status). 
  • É possível determinar/restringir os históricos que poderão ser utilizados no lançamento de faturas. Para isso é necessário configurar em Permissões de Usuário – Grupo "Contabilidade" – Opção "Lançamento apenas nos Históricos".| 



  • Sem rótulos