Como cadastro funcionário?

O cadastro de funcionário mantém informações básicas do colaborador, além de dados utilizados pelo caixa e relatórios do Postofácil.


Como fazer?

O cadastro é realizado através do menu Cadastros  Funcionários:



Para cadastrar um funcionário clique no botão Incluir. Detalhes dos campos do cadastro:


Grupo: Identificação do funcionário
  • Código: Código de identificação do funcionário. Esse campo é preenchido de forma automática.

  • Nome: Nome do funcionário.

  • CPF: Número do CPF do funcionário. Para deixar esse campo em branco e/ou repetir a mesma informação de outro funcionário, os parâmetros localizados na aba Geral do perfil da empresa: “Permite CPF/CNPJ em branco no cadastro de cliente/funcionário/fornecedor/conveniado” e “Permite CPF/CNPJ repetido no cadastro de cliente/funcionário/fornecedor/conveniado” devem estar habilitados.

  • RG/IE: Número do RG do funcionário.


Grupo: Endereço residencial
  • Av/Rua: Nome da avenida ou rua.

  • Nº: Número do endereço.

  • Compl.: Dados complementares do endereço, como: bloco, sala, etc.

  • Cidade: Cidade onde o funcionário está localizado.

  • UF: Unidade Federativa.

  • Cx. Postal: Número da caixa postal.

  • Bairro: Bairro da cidade.

  • Cep: Código de endereçamento postal.

  • País: País onde o funcionário é localizado.


Campos telefone:

  • Número: Número do telefone.

  • Tipo: Classificação do telefone - residencial, comercial, celular e fax. Pressione F2 para exibir as opções.

  • Observação: Campo destinado ao lançamento de dados adicionais do telefone.


Aba: Dados Complementares


Esta aba é voltada para que o usuário adicione dados mais específicos do funcionário.


Detalhes da aba:


  • Sexo: Sexo do funcionário- masculino ou feminino.

  • Nascimento: Data de nascimento do funcionário.

  • Função: Função do funcionário na empresa.

  • Cargo: Cargo do funcionário na empresa.

  • Carteira trabalho: Número da carteira de trabalho do funcionário.

  • Data admissão: Data de admissão do funcionário.

  • Senha venda: Senha de venda que o funcionário vai utilizar no PDV.

  • Turno troca óleo: Define qual é o turno de troca de óleo. Quando for indicado um turno nesse campo, todas as vendas de produtos feitas no PDV por esse funcionário entrarão no turno aqui indicado.

  • Transferir venda para o PDV: Define para qual PDV serão transferidas as vendas realizadas no caixa pelo funcionário.

  • Foto: Foto do funcionário. Para carregar a foto clique no botão Adicionar Foto e selecione uma imagem. Para remover a foto clique no botão Remover Foto.

  • Observações: Possibilita digitar qualquer observação referente a esse funcionário. Esse campo é informativo e não terá nenhuma outra função no sistema.

  • Tipo de prazo: Campo descontinuado.

  • Situação de crédito: Indica qual é a situação de crédito do funcionário. Se o sinal estiver verde, significa que esse funcionário está autorizado ou não contém nenhuma restrição. Se estiver vermelho é que esse funcionário contém restrição.

  • Cod. Cliente Vinculado: Indica a qual cliente o funcionário está vinculado. Este campo é utilizado para que no relatório "Fechamento do dia" o consumo do funcionário seja apresentado separado dos demais (para isso o funcionário deve ser cadastrado como CLIENTE).

  • Data Inclusão: Indica a data em que funcionário foi incluído no sistema.

  • Data Alteração: Indica a data da última alteração feita no cadastro do funcionário.


Aba: Cartão Magnético


É nessa aba onde é cadastrado o cartão identfid do funcionário. Esse cartão é utilizado para identificar os abastecimentos realizados pelo funcionário.


Detalhes da aba:


  • Número do Cartão Magnético: Número do cartão identfid do funcionário.


Para incluir um novo cartão clique em Incluir cartão magnético. Para remover um cartão clique no botão Excluir cartão magnético.



Os demais campos e abas não serão detalhados (as) porque não impactam na finalidade do funcionário no sistema.


Após finalizar a inclusão dos dados do funcionário e as demais configurações, clique em Gravar para cadastrar o funcionário.


Dica


Para tratar o funcionário como cliente (realizar vendas a prazo, conceder preço especial, etc) cadastre-o como CLIENTE.