Como realizo a manutenção (cadastro, alteração e exclusão) de usuários no Postofácil Módulo Retaguarda?

O cadastro de usuários mantém todos os dados de contas que acessam o Postofácil Módulo Retaguarda. Nesse cadastro são realizadas as manutenções dos usuários (senhas, permissões de acesso às atividades e empresas disponíveis no sistema).


Como fazer?

O acesso é realizado através do menu Cadastros ► Usuários:




Cadastro

Para cadastrar o usuário, informe no campo Login o nome de usuário e tecle Enter. Detalhes dos campos da tela de cadastro:


Grupo: Identificação do usuário
  • LoginNome que o usuário utilizará para acessar o Postofácil.

  • Nome: Nome da pessoa que irá acessar o Postofácil.


Grupo: Modifica senha
  • Senha: Senha para o usuário acessar o Postofácil. A senha deve ser cadastrada com no mínimo um e no máximo 12 caracteres.

  • Confirme senha: Confirmação da senha informada no campo Senha.


Grupo: Papel do usuário
  • Operador: Perfil do usuário voltado para o colaborador de conferência. É possível permitir ou restringir acesso para esse perfil. O usuário (operador) não tem permissão para fechar o caixa de forma definitiva e nem para abrir.

  • Supervisor: Perfil do usuário voltado para o colaborador de lançamentos. É possível permitir ou restringir acesso para esse usuário. O usuário (supervisor) tem permissão para fechar o caixa de forma definitiva, porém não pode abrir o caixa.

  • Administrador: Perfil do usuário voltado ao colaborador que possui acesso acesso geral no sistema. O usuário terá acesso a todos os campos do sistema, podendo fechar e também reabrir os caixas para alterações posteriores.

  • Sem Restrição: Perfil do usuário voltado para o colaborador que possui acesso a todas funcionalidades do sistema.


Grupo: Importar restrições de outro usuário
  • Possibilita realizar a importação de perfis de usuários já cadastrados para os novos usuários, com o intuito de facilitar o cadastro do usuário.


Aba: Permissões de acesso


Nessa aba são definidas as telas/funcionalidades/campos que o usuário cadastrado poderá visualizar ou não. Observação: o usuário do perfil “Sem Restrição” não visualizará essa aba pois terá acesso total.



Aba: Acesso à empresas


Caso o estabelecimento seja rede de postos, nessa aba deve ser marcado quais empresas o usuário terá acesso.



Aba: Restrições ao Domínio de Dados


Essa aba é apresentada para estabelecimento que seja rede de postos. Permite restringir o acesso do usuário à empresa e a conta corrente.


Após definir os dados do usuário, clique em Gravar. Durante o primeiro acesso será solicitado que o usuário altere sua senha.


Alteração

Quando houver a necessidade de realizar a alteração de alguma informação para o usuário, basta informar o login do usuário e teclar enter, ou através do botão F2 selecionar o usuário. Caso seja necessário alterar a senha, após selecionar o usuário, indique no campo Senha, a nova senha para o usuário e depois repita no campo Confirma senha e clique em Gravar.

No caso da alteração ser referente a alguma outra opção, basta marcar/desmarcar o parâmetro desejado e depois clicar em Gravar.


Exclusão

Para realizar a exclusão do usuário, basta selecionar o usuário e depois clicar no botão Excluir.