Como faço a quitação de cartões individualmente?

A quitação de cartões é a confirmação do recebimento do valor correspondente das operações realizadas com cartões. É de grande utilidade para o controle financeiro do estabelecimento.


Como fazer?

A quitação de cartões de forma individual é realizada através do menu Planilhas Diárias  Controle de Cartões  Quitação de Cartões:



Ao acessar a tela de quitação, devem ser especificadas algumas informações no grupo Identificação da Conta Corrente ou Caixa da Empresa. A data informada no campo Data movimento corresponde a data de quitação dos cartões. No cadastro do cartão é definido a qual conta corrente ele pertence, portanto ao realizar a quitação, automaticamente o valor da quitação entrará no registro da conta corrente já estabelecida no cadastro do cartão. Quando definido um turno no campo Turno, a quitação irá constar no caixa geral da empresa (pode ser verificado através do relatório de fechamento de caixa). O cartão a ser quitado deve ser selecionado no campo Cartão de crédito onde são exibidos todos os cartões cadastrados no sistema. Ao selecionar um cartão como na imagem anterior, será exibido o nome do cartão e a qual conta corrente ele está vinculado.

Após definir a data de movimento e o cartão a ser quitado, ao clicar no botão Abrir serão exibidos todos os cartões pendentes de quitação até a data de movimento informada, mas é possível filtrar os registros por período através do campo Tipo de Período. As opções de período são Data Depósito - filtra os registros pela data de depósito dos cartões e Data Emissão/Movimento - filtra os registros pela data de emissão/movimento das transações dos cartões. Ao definir o tipo de período, o campo Filtrar pelo período de será habilitado para que seja informado o período desejado e assim, após informar o período basta clicar no botão Abrir para que os registros sejam exibidos:



Os campos contidos no grupo Cartões são detalhados a seguir.


Grupo - Cartões
  • T: Indica se o registro do cartão está selecionado ou não.

  • Depósito: Data programada de depósito da transação do cartão.

  • Emissão: Data de emissão/venda da transação do cartão.

  • TN: Turno em que a transação do cartão foi realizada.

  • PDV: Número do PDV em que a transação foi realizada.

  • Cartão crédito: Nome do cartão selecionado/utilizado.

  • Observação: Dados do cupom em que a transação do cartão foi realizada. Quando utilizado POS nas transações de cartões, será descrito nesse campo a palavra POS e quando utilizado TEF, será descrito TEF conforme imagem anterior.

  • NSU: Número Sequencial Único – é o código de retorno emitido pela Rede Adquirente de uma operação de venda realizada com cartões.

  • Valor: Valor da transação.

  • Bandeira: Bandeira do cartão utilizado. Exemplos: Visa e MasterCard.


Na parte inferior da tela, é exibida a quantidade e o valor total de cartões contidos na busca como também a quantidade e valor dos cartões selecionados. No campo "Taxa" é indicado o percentual da taxa administrativa do cartão, como também, o valor em reais a ser descontado dos cartões selecionados. No campo "Valor Líquido" é apresentado o valor a ser creditado para o estabelecimento.

Depois de confirmar as transações selecionadas, basta clicar no botão Quitar. Ao clicar no botão Quitar será exibida uma tela com os dados dos cartões a serem quitados ( nº total de cartões selecionados, valor total dos cartões, valor da taxa administrativa, custo de operações, custo por quitação/depósito), sendo possível  alterar o valor da taxa de administração.





O campo "Valor Taxa de Administraçãopermite ou não conceder desconto na quitação dos cartões, já os campos "Taxa de Antecipação" e "Outras Taxas Adicionais" permite inserir o valor e as despesas correspondente das taxas, e por final o campo "Outras Receitas", permite também inserir o valor e a descrição da receita.