Como faço para conferir a venda de produtos?
A venda de produtos é responsável por metade do controle do estoque. A cada turno é necessário que seja feita conferência dos produtos vendidos para garantir a confiabilidade dos relatórios fornecidos pelo Postofácil.
É possível visualizar as informações de vendas de produtos de diversas maneiras no sistema, porém a mais comum é através do Relatório de vendas de produto (resumida).
Como fazer?
Para visualizar o Relatório de vendas de produto (resumida) é necessário selecionar no menu principal a opção Relatórios ► Compras e Vendas ► Vendas de Produtos (Resumido).
Opções de configuração do relatório:
- Período de: Intervalo de datas em que as vendas foram realizadas.
- Turnos: Turno (s) em que as vendas foram geradas.
- Produto Nível 1: Tipos de produtos nível 1 que serão filtrados na geração do relatório.
- Produto Nível 2: Tipos de produtos nível 2 que serão filtrados na geração do relatório.
- Cobertura: Indica qual será a cobertura que será filtrada.
- PDV: Indica em qual PDV a venda foi realizada.
- Produto: Permite filtrar um produto específico.
- Imprime descrição tipo de produto nível 2: Define se o nome/descrição do produto nível 2 será apresentado no relatório.
- Cadastro de Produtos, Custo médio ponderado ou Custo médio ponderado móvel: Determina qual a forma de apuração de estoque. A opção cadastro de produtos mostra o preço que está no cadastro do produto, a opção custo médio não considera as variações de preço de custo e o estoque, já a opção custo médio ponderado móvel, leva em conta as saídas (vendas) do produto e também a variação de preço entre o estoque.
Visualização:
Depois de gerado o relatório, basta realizar a conferência dos produtos vendidos.