Quais parâmetros do cadastro de cliente são importantes para o fechamento?

No cadastro de clientes é possível utilizar parâmetros para definir o tipo de fechamento, tipo de prazo, vencimento de documentos, situação de crédito, entre outros. Porém, alguns parâmetros são especialmente importantes quando se trata do fechamento dos clientes.


Como fazer?

Ao realizar o cadastro de um novo cliente, todos os parâmetros vêm com uma pré definição padrão. Serão citados aqui apenas os relevantes para o fechamento de clientes:





Principais parâmetros
  • SITUAÇÃO CRÉDITO: Define a situação de crédito do cliente entre Autorizado – opção que indica que o cliente está autorizado a realizar o abastecimento no posto; Suspenso – opção que indica que o abastecimento foi suspenso para o cliente, não sendo possível abastecer no estabelecimento; Protestado – opção que indica que por algum motivo o crédito do cliente foi bloqueado não sendo possível realizar abastecimento; Falência -  opção que indica a condição jurídica do cliente, não sendo possível realizar abastecimento.

  • CARÊNCIA DE DIA PARA VENCIMENTO: Define a quantidade de dias de carência para o cliente após o vencimento de seu fechamento. Esta informação é utilizada também para a emissão de boleto, onde o sistema calculará a data de vencimento do boleto somando a quantidade de dias de carência à data de emissão.

  • SUSPENDER APOS N DIAS ATRASO: Define a partir de quantos dias de atraso que o sistema deverá bloquear o cliente. O cálculo realizado pelo sistema para efetuar o bloqueio é o seguinte: Tipo de Prazo do Cliente + Carência + Suspender após N dias de atraso.

  • LIMITE DE CRÉDITO DE NOTAS A PRAZO: Define um limite em reais que o cliente terá para poder consumir no estabelecimento. Esse limite será restabelecido após a quitação das notas a prazo.

  • EMITIR NOTA FISCAL MODELO 01/55: Habilita a geração de nota fiscal para o cliente. Quando marcado poderá ser emitido nota fiscal modelo 1 para o cliente (via formulário contínuo) ou modelo 55 (Nota Fiscal Eletrônica). Se este parâmetro ficar desmarcado, o sistema irá gerar um extrato durante o fechamento das notas a prazo.

  • IMPRIMIR DANFE (SOMENTE NF-E): Permite a impressão da DANFE para o cliente após a geração da nota fiscal eletrônica.

  • EMITIR BOLETO DE COBRANÇA: Habilita a geração de boleto bancário para o cliente através do sistema de forma automática durante a emissão de nota fiscal (para realizar a emissão de boletos, o sistema já deve estar devidamente configurado).

  • IMPRIMIR EXTRATO NO FECHAMENTO: Solicita ao usuário após realizar o fechamento do cliente, se deseja que seja impresso o extrato gerado durante o fechamento.

  • TIPO DE DESCONTO: Define se o desconto do cliente será concedido durante a VENDA (quando é emitido o cupom fiscal no PDV) ou no FATURAMENTO (quando é realizado o fechamento do cliente).

  • CONCEDER DESCONTO NA NOTA FISCAL: Indica na DANFE o valor do desconto concedido ao cliente. Este parâmetro ficará habilitado apenas quando o tipo de desconto for FATURAMENTO.


Observações:


Além dos parâmetros, o 
Tipo de Prazo definido na aba Dados Complementares também é importante, pois irá determinar o período em que o fechamento será realizado.