Como faço para gerar boleto pela Retaguarda?

A utilização do boleto no Postofácil Módulo Retaguarda traz comodidade e maior controle ao estabelecimento referente as contas a receber de clientes a prazo, além de possibilitar a centralização na forma de pagamento. A geração de boletos na Retaguarda não traz nenhum custo ao estabelecimento, ou seja, é um serviço que pode ser utilizado gratuitamente.


Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como gero boleto no Postofácil? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Para realizar a emissão de boletos é necessário que a conta corrente referente ao banco que deseja emitir esteja devidamente cadastrada. Acesse o manual O que é e como faço o cadastro de contas correntes? do grupo Cadastros e verifique as informações necessárias para a emissão de boleto e em seguida consulte seu banco para obter os dados para a geração de boleto.


Há dois tipos de geração de boletos na Retaguarda: a emissão de boleto avulso e boleto de cobrança.


Opções de emissão de boletos

O boleto avulso não possui vínculo com documento, sendo assim, é possível definir qualquer valor para o boleto. A emissão desse tipo de boleto não é recomendada, pois não possui vínculo com documentos gerados para o cliente,  e é mais utilizada para fins de teste. Para emitir um boleto avulso, basta realizar o acesso em Planilhas Diárias Controle de Notas Fiscais e Boletos  Emissão Boletos Avulsos. Na tela de emissão de boletos, é necessário definir a data do vencimento (que deve ser diferente da data atual), o valor do boleto e escolher o cliente (sacado).






Após preencher os dados da data de vencimento, do valor do boleto e o sacado, basta clicar em imprimir que será aberta outra tela, onde é necessário selecionar a conta corrente que deseja gerar o boleto. No campo Instruções é possível inserir informações adicionais que irão constar no corpo do boleto. Para finalizar a geração do boleto, basta clicar em Gerar Boletos.



O boleto de cobrança sempre estará vinculado a um tipo de documento (NF-e ou extrato) e pode ser gerado durante ou após o fechamento de notas a prazo.


Para que seja possível emitir o boleto junto com a emissão da Nota Fiscal, é necessário habilitar no cadastro do cliente o parâmetro EMITIR BOLETO DE COBRANÇA, e na aba E-mail a opção Boleto e definir para qual e-mail deve ser enviado o boleto. Após essas parametrizações, ao realizar o fechamento do cliente, o boleto será gerado de forma automática, vinculando a Nota Fiscal ao boleto. O campo Carência para vencimento no cadastro do cliente quando preenchido será utilizado para calcular a data de vencimento do boleto (que deve ser diferente da data atual). Na tela de geração de Nota Fiscal, basta marcar a opção Gerar boletos bancários e selecionar a conta corrente, assim o boleto será gerado de forma automática junto com a nota. Caso o campo Data de vencimento seja preenchido, esta data será a de vencimento do boleto.





Para emitir um boleto de cobrança sobre uma Nota Fiscal/Extrato já gerada(o), deve ser habilitado o parâmetro descrito anteriormente no cadastro do cliente e realizar o acesso em Planilhas Diárias  Controle de Notas Fiscais e Boletos  Emissão Boletos de Cobrança. Na tela de emissão de boletos, é possível definir a data de emissão do boleto e alterar o vencimento (que deve ser diferente da data atual) do mesmo. O campo período é utilizado para filtrar os fechamentos já realizados para que possa gerar o boleto referente ao fechamento pesquisado.





Após selecionar o fechamento e clicar no botão emitir, será exibida a tela de impressão de boletos, onde deve ser selecionada a conta corrente e caso deseje inserir informações no campo instruções e assim finalizar a geração do boleto.


Observações:


Para realizar o cancelamento/exclusão de um boleto, basta realizar o acesso em Planilhas diárias 
 Controle de Notas Fiscais e Boletos  Emissão de Boletos de Cobrança – aba Cancelamento/Reimpressão de boletos, preencher os filtros desejados e assim selecionar o boleto e cancelá-lo/excluí-lo.



Layout do Boleto:




Quando uma Nota Fiscal é vinculada a um boleto, a informação do boleto é gravada na DANFE no campo fatura, e o número da nota é gravado no boleto também.


Exemplo de nota emita com boleto:





Boleto vinculado a um extrato:




Geração de arquivos adicionais

O arquivo de remessa é um arquivo de texto que contém os dados dos boletos de cobrança e seu objetivo é informar o registro dos boletos gerados pelo Cedente (Estabelecimento) ao banco. É utilizado somente para carteiras de cobranças registradas e também para serviços de protesto, em caso de não pagamento. Após ter finalizado a geração dos boletos, é gerado o arquivo de remessa e encaminhado para o banco. O arquivo de remessa é gerado realizando o acesso em Planilhas diárias  Controle de Notas Fiscais e Boletos Emissão de Boletos de Cobrança – aba Cancelamento/Reimpressão de boletos. Na aba de Cancelamento/Reimpressão de boletos, fica a critério de quais filtros utilizar para buscar os boletos emitidos, após realizar a busca, basta selecionar os boletos desejados, clicar no botão Gerar Remessa e salvar o arquivo de remessa para depois ser enviado para o banco.



O arquivo de retorno é um arquivo de texto que o banco disponibiliza para o cliente (Estabelecimento), onde possui os registros de pagamentos dos boletos, facilitando o controle no recebimento e na quitação de boletos no Postofácil Módulo Retaguarda, pois ao realizar a importação do arquivo de retorno, é realizada a quitação dos boletos. Para realizar a importação do arquivo, o acesso é feito em: Planilhas Diárias  Controle de Notas a Prazo  Recebimento de Arquivos de Retorno. Na tela de recebimento do arquivo de retorno, deve ser selecionado a conta corrente e depois o arquivo de retorno, e assim realizar a quitação.





Antes de utilizar a emissão de boletos na rotina do estabelecimento, é necessário realizar a geração de três boletos e em seguida efetuar o pagamento de um título para verificar se será creditado na conta do estabelecimento, e assim gerar o arquivo de remessa e encaminhar junto aos boletos para o banco, para que o mesmo realize a validação dos documentos. Após obter o retorno do banco informando que os documentos estão aprovados, o estabelecimento poderá realizar a emissão dos boletos quando desejado.