Como faço a Quitação de Clientes com entrada na Conta Corrente?

A quitação de clientes é a liquidação dos débitos que o cliente tem em relação ao posto. A quitação dos documentos pendentes pode ser realizada de forma total ou parcial.


Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como faço a quitação de clientes pela Retaguarda? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


A quitação dos documentos em aberto é realizada através do menu Planilhas Diárias  Controle de Notas A Prazo  Quitação de Notas, Documentos e Haveres:





Os campos da tela de quitação são detalhados a seguir:



Grupo Identificação do caixa
  • Data  movimento: Data em que a quitação será realizada. Após definir os filtros desejados e clicar no botão Abrir, todos os documentos pendentes até a data informada serão exibidos.
  • Botão F2: Pesquisa por número do documento pendente. Ao clicar sobre esse botão será exibida uma tela para que seja informado o número do documento que deseja realizar a quitação:




  • Cód. Cliente: Código de identificação do cliente. Ao pressionar a tecla F2 do teclado ou clicar no botão F2, serão exibidos todos os clientes.
  • Nome: Nome do cliente.
  • Aplicar juros: Permite aplicar juros sobre os documentos pendentes de quitação. Ao marcar esse campo, será habilitado o campo para informar o percentual de juros a ser aplicado.


Grupo Requisições/ECF/Vales/Haveres em aberto/Documentos/Boletos

Informações sobre os documentos que serão quitados.


  • M: Indica se o documento está ou não selecionado.
  • Doc: Tipo de documento. Exemplo: NF - Nota Fiscal, ECF - Cupom Fiscal, BLQ - Boleto, VAL - Vale, HAV - Haver.
  • Vencimento: Data de vencimento do documento.
  • Fechamento: Data de fechamento do documento.
  • Total Doc: Valor total em reais do documento.     
  • TN: Número do turno em que o documento foi gerado.
  • Nº doc: Número de identificação do documento.
  • Juros: Valor em reais do juros calculado sobre o documento. Este campo terá informações quando for habilitado e indicado uma porcentagem de juros no campo Aplicar juros.
  • Desc/Acrés: Valor em reais de desconto ou acréscimo aplicado sobre o documento.
  • Motorista/Conveniado: Identificação do motorista ou conveniado responsável pela emissão do documento.


Grupo Requisições/Vales/Vales frete

Informações dos documentos que fazem parte do documento que será quitado. Quando é selecionado um documento do tipo NF (Nota Fiscal), nesse grupo serão exibidos os documentos que compõe a nota/documento selecionado.


  • DOC: Tipo de documento que compõe o documento selecionado.
  • Movimento: Data em que o documento foi gerado.
  • TN: Turno em que o documento foi gerado.
  • Fechamento: Data de fechamento do documento.
  • Valor total: Valor total em reais do documento.
  • Motorista/Conveniado: Identificação do motorista ou conveniado responsável pela emissão do documento.


Campos do rodapé
  • Total Notas: Valor total em reais dos documentos exibidos até a data de movimento informada.
  • Total Haveres: Valor total em reais de documentos do tipo Haver exibidos até a data de movimento informada.
  • Notas Selecionadas: Valor em reais dos documentos selecionados.
  • Juros Selecionados: Valor em reais de juros dos documentos selecionados.
  • Haveres Selecionados: Valor em reais dos documentos selecionados do tipo Haver.
  • Total: Valor total em reais dos documentos que serão quitados. O valor corresponde a soma dos campos Notas Selecionadas + Juros Selecionados + Haveres Selecionados.


Para realizar a quitação, deve ser informada uma data no campo Data movimento e o cliente responsável pelos documentos que serão quitados e em seguida deve-se clicar no botão Abrir para que os documentos sejam exibidos:






Quitação - Entrada na conta corrente


A quitação de débitos com entrada em conta corrente registra no sistema que o valor recebido na quitação do documento foi depositado em uma determinada conta corrente.


Após selecionar os documentos que serão quitados, deve ser clicado o botão Quitar para que seja exibido a tela para gravar a quitação:





Para realizar a quitação com entrada na conta corrente, no campo Forma da quitação deve ser informado o tipo Entrada na conta corrente e em seguida no campo Identificação das contas deve ser selecionado a conta corrente onde será depositado o valor recebido. No campo Tipo depósito deve ser indicado a forma do depósito da quitação. Logo abaixo dos campos descritos anteriormente, é exibida a quantidade de documentos selecionados com seus respectivos valores como também o valor total a ser pago. Para confirmar a quitação, basta clicar no botão Confirmar (F4):





Para realizar a quitação parcialmente, deve ser informado no campo Valor pago o valor do pagamento parcial. Quando realizado uma quitação parcial, logo abaixo do campo Valor pago é indicado o valor da diferença entre o valor total do débito com o valor pago onde deve ser indicado se a diferença será definida como um Débito ou Desconto:





Caso seja escolhido a opção Débito (F4), a diferença será gerada como um vale, ficando em aberto para que seja realizada a quitação posteriormente. Se escolhido a opção Desconto (F5), o sistema irá considerar a diferença como um desconto.


Se no campo Valor pago for informado um valor maior do que o devido, a diferença gerada deverá ser indicada como Juros ou Haver. Quando selecionado a opção Juros (F4), o sistema irá considerar a diferença como juros. Caso seja escolhido a opção Haver (F5), a diferença será gerada como um haver, podendo posteriormente ser utilizada para abater o valor devido:





Após finalizar a quitação, será gerado um recibo como também um extrato da quitação podendo ser visualizado ou impresso.