Como faço a Quitação de Clientes pelo Caixa?

A quitação de clientes é a liquidação dos débitos que o cliente tem em relação ao posto. A quitação dos documentos pendentes pode ser realizada de forma total ou parcial.


Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como faço a quitação de clientes pelo Caixa? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


A quitação dos documentos em aberto pode ser realizada no Postofácil Módulo PDV. Para que a operação de quitação esteja disponível, o parâmetro 2.13.9 - Quitação (acesso através do menu Opções  Configuração de Perfis  aba PDV ► grupo de parâmetros 2.13 – Operações Disponíveis Neste PDVdeve estar habilitado:





A quitação é realizada na tela principal do caixa através do botão Quitação (Ctrl + F11):





Ao clicar no botão Quitação (Ctrl+F11) será exibida uma tela para que seja selecionado o tipo de quitação:





A quitação de clientes é realizada através da opção Recebimento de clientes (Notas a Prazo/Haver), na qual será exibida a tela para seleção do cliente:





O cliente pode ser identificado informando o código ou através do botão de busca. Após identificar o cliente, será solicitado que seja informado o período para a pesquisa dos documentos abertos:





Após informar o período, serão exibidos os documentos pendentes de quitação contendo o valor total dos documentos selecionados, como também, os juros calculados e o valor total a receber que é indicado em azul:





Depois de confirmar os documentos que serão quitados, será exibida outra tela para que seja confirmado o valor da quitação, permitindo (caso necessário) que seja alterado o valor do recebimento:





Se no campo Valor Recebimento da tela Valores da Quitação for informado um valor menor do que o total indicado pelo sistema, será exibida uma tela para que seja indicado se a diferença será considerada um desconto ou débito:





Caso seja escolhida a opção Débito (F1), a diferença será gerada como um vale, ficando em aberto para que seja realizada a quitação posteriormente. Se escolhida a opção Desconto (F2), o sistema irá considerar a diferença como um desconto.


Se no campo Valor Recebimento da tela Valores da Quitação for informado um valor maior do que o total indicado pelo sistema, será exibida uma tela para que seja indicado se a diferença será considerada um crédito/haver ou juros:






Caso seja escolhida a opção Crédito/Haver (F1), a diferença será gerada como um haver, podendo posteriormente utilizar para abater o valor devido. Quando selecionada a opção Juros (F2), o sistema irá considerar a diferença como juros.



Após confirmado o valor recebido, será aberta uma tela para a inserção de observações. Em seguida, serão solicitados o valor e a forma de pagamento que serão utilizados na quitação:







Para utilizar mais de uma forma de pagamento, deve ser informado no campo Valor a quantia a ser paga com a respectiva forma de pagamento. Quando forem utilizadas as formas de pagamento Cheque, Cartão e Carta Frete, serão solicitadas informações sobre elas para a conclusão da quitação. Após finalizar a quitação, será impresso um recibo da quitação: