Como faço para conferir e alterar despesas do caixa na Retaguarda?

As despesas do caixa são lançamentos realizados no PDV para conciliar no sistema o real motivo da saída de valores (em reais) em um determinado turno. Um exemplo de despesa lançada no caixa é o pagamento de materiais de limpeza, no qual o funcionário utilizou dinheiro do caixa para realizar a compra, dessa forma é necessário que seja lançada no sistema a saída desse dinheiro na forma de uma despesa.


Como fazer?

Após o fechamento do turno, a conferência dos lançamentos de despesas no Postofácil Módulo Retaguarda pode ser realizada através do menu Planilhas diárias ► Despesas e Contas a pagar  Despesas do Caixa:





Para verificar as despesas lançadas no caixa, devem ser informadas a data desejada no campo Data movimento e o turno no campo Turno em que a despesa foi realizada. É possível filtrar as despesas pelo PDV em que foi realizada através do campo PDV. Após definir os dados de identificação do caixa, basta clicar no botão Abrir para que as despesas realizadas sejam exibidas:





Os campos contidos na tela de despesas são descritos a seguir:


Grupo: Descrição da despesa

Código: Código identificador da despesa. Ao pressionar a tecla F2 do teclado, serão exibidas todas as despesas nível 3 contidas no sistema.

Despesa: Descrição da despesa.

Emissão: Data em que a despesa foi lançada.

Descrição: Informações adicionais sobre a despesa lançada.

Centro de custo: Centro de custo que irá vincular a despesa.

Funcionário Conta Despesa: Funcionário responsável pela despesa. Caso seja necessário alterar o funcionário, basta pressionar a tecla F2 do teclado para que sejam exibidos os cadastros contidos no sistema.

Valor: Valor da despesa.

Funcionário: Funcionário responsável pela despesa. Caso seja necessário alterar o funcionário, basta pressionar a tecla F2 do teclado para que sejam exibidos os cadastros contidos no sistema.


Depois de verificado se há alguma despesa errada, basta clicar no botão Alterar e assim corrigir a informação desejada e em seguida clicar no botão Gravar. Se a falha for a falta de algum lançamento de uma despesa, basta teclar a seta para baixo do teclado para que seja inserido uma nova linha, permitindo assim o cadastro da nova despesa. Após informar os dados da despesa, basta clicar no botão Gravar.