Como faço para emitir uma nota de devolução de produtos?

A nota de devolução é utilizada em situações onde é necessário enviar ao fornecedor, os produtos que foram adquiridos, porém por algum motivo devem ser remetidos de volta. Entre os motivos para emissão desse tipo de nota estão produtos que são entregues, mas não constam no pedido; quantidade de produtos divergentes da solicitada; devolução de produtos que ultrapassaram a data de vencimento dentre outros.


Operação


Essa operação pode ser realizada tanto para produtos quanto para combustíveis.


Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como emito NF-e de devolução ? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Fornecedor

Para a emissão da nota fiscal de devolução é necessário que o fornecedor seja cadastrado como cliente também, para que a NF-e seja emitida como "cliente" e para configurar os parâmetros referente ao calculo da base do ICMS conforme mostra a imagem abaixo:



A emissão da nota de devolução é realizada da mesma forma que as notas fiscais avulsas, sendo emitida através do menu Planilhas Diárias  Controle de notas Fiscais e Boletos  Emissão de Notas Fiscais Avulsas:





No grupo de campos Identificação para emissão avulsa deve ser informado a data de emissão no campo Data emissão e depois indicar a natureza de operação no campo Nat. operação referente a devolução de compra e em seguida o CFOP correspondente à operação no campo CFOP. Ao informar a natureza da operação correspondente à nota de devolução, o sistema irá habilitar o campo Tipo de preço, onde deve ser selecionado qual tipo de preço (Custo ou Venda) será considerado no valor unitário.

No grupo de campos Cliente/Fornecedor/Funcionário/Conveniado deve ser escolhido o fornecedor (Cadastrado como clientes) responsável pela mercadoria e em seguida no grupo de campos Itens devem ser informados os produtos que serão devolvidos. Ao clicar no campo Código, basta pressionar a tecla F2 do teclado para que sejam exibidos os registros dos produtos cadastrados no sistema ou basta digitar o código do produto e teclar Enter:





Exemplo


Nesse exemplo foi utilizada a natureza 
DEVOLUÇÃO DE COMPRA, mas a natureza da operação pode variar de acordo com a necessidade da devolução a ser realizada – para ver as opções disponíveis basta clicar no botão F2 correspondente ao campo Nat. operação ou pressionar a tecla F2 do tecladoNo caso de emissão de nota de devolução, geralmente o destinatário será um fornecedor. Quando a emissão de notas se refere a devolução de produtos, o campo Tipo de preço deve ser alterado para Custo, dessa forma o preço praticado será o mesmo informado no ato da compra.


Todo item de uma nota de compra que precisar ser devolvido, deve ser identificado da mesma forma como consta na nota de compra (Quantidade, Valor, ICMS e etc.). Nos casos em que houver devolução de quantidade fracionada de algum produto, como combustível por exemplo, este item pode ser incluído apenas na quantidade excedente, assim como todos os valores restantes (Val. Base ICMS, Val. ICM e etc.) precisam ser informados na nota proporcionalmente.

Ao término do lançamento dos dados, deve ser clicado no botão Gravar para prosseguir com a emissão onde será aberta outra janela para que seja referenciada a qual nota de entrada pertence a de devolução que está sendo emitida (a nota dos produtos ou combustíveis que estão sendo devolvidos, deve estar devidamente lançada no sistema):




Quando emitida uma nota de devolução, na aba Notas fiscais referenciadas deve ser informado no campo Modelo o tipo da nota e em seguida o número da chave de acesso no campo Chave de Acesso. Após informar a chave de acesso e teclar Enter, os demais campos serão preenchidos automaticamente, com exceção do campo Data que deve ser indicada a data de emissão da nota referenciada (nota que foi dado entrada no sistema). No exemplo utilizado neste documento, o próprio fornecedor é o transportador, portanto as demais abas continuaram com os valores padrões, mas caso o transportador seja diferente do fornecedor, basta entrar com os dados correspondentes ao transportador correto.

Após informar a nota referenciada e demais informações, basta clicar no botão Gerar para finalizar a geração da nota.

A nota de devolução segue as mesmas regras de qualquer nota emitida no Postofácil Módulo Retaguarda. Dessa maneira, após o lançamento é necessário conferir se ela foi autorizada corretamente garantindo assim que a operação está finalizada.


Nota devolução


A nota de devolução não altera o estoque, tanto dos produtos quanto dos combustíveis. Portanto, caso a devolução seja relacionada a produtos, o inventário deve ser realizado e no caso de combustíveis deve ser feita uma observação no LMC na data em que a nota foi emitida.