Como faço para lançar Nota Fiscal de Serviço na Retaguarda?


A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura, para documentar as operações de prestação de serviços.

A partir da versão 5.7.0 é possível realizar o lançamento da NFS-e (emitida pelo estabelecimento no site de seu município) através da Entrada de Notas a Consumidor Final (acesso em Planilhas Diárias  Controle de Notas Fiscais e Boletos  Entrada de Notas a Consumidor Final) para que conste no arquivo SPED.

O lançamento da nota deve ser realizado no 10º turno da mesma data em que a NFS-e foi emitida. Na tela de Entrada de Notas a Consumidor Final deve ser selecionada a opção Incluir. Os campos necessários para inclusão da NFS-e estão referenciados na imagem da nota emitida pela Intercamp Sistemas (a posição/descrição das informações podem variar entre outras empresas) e na imagem da tela de lançamento (Entrada de Notas a Consumidor Final) no Postofácil - Módulo Retaguarda.




Dados Retaguarda X NFS-e

Dados Retaguarda


Dados da NFS-e



Campos / Dados

1 – Mod: Modelo do documento, que no caso é o 99 – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

2 – Nº. Doc.: Número da NFS-e.

3 – Série/ECF: Número de série da nota.

4 – Chave Documento Eletrônico: Número da chave de acesso da nota. Para NFS-e pode ser preenchido com o mesmo número da nota.

5 – Data/Hora emissão: Data e hora em que a nota foi emitida.

6 – Valor Documento/Total de notas consumidor: Valor total da nota.

7 – Itens: Itens (serviços) que compõem a nota de serviços.


No campo itens, os combustíveis ficam desabilitados e para incluir um serviço basta ir até o final dos itens pré-definidos (combustíveis) e com a seta para baixo será possível incluir um novo item digitando no campo código a letra “S” código do serviço ou pressionando a tecla F2 e selecionar o serviço desejado. Após finalizar o lançamento dos itens, basta clicar no botão Gravar para finalizar o lançamento da NFS-e.