Como visualizo o saldo NF complementar?

O relatório de Saldo NF Complementar/Resumo documentos fiscais permite o usuário verificar se tudo o que foi vendido no equipamento fiscal (ECF, SAT) foi registrado no sistema, exibindo assim um saldo referente a esta comparação. Esse relatório mostrará os valores emitidos em cupom fiscal e o valor de vendas nos encerrantes/estoque de produtos.


Como fazer?

O acesso ao relatório do Saldo NF Complementar é realizado através do menu Relatórios  Mapas Fiscais  Saldo NF Complementar/Resumo Documentos Fiscais:




Os campos contidos na tela de geração do relatório são descritos a seguir.


Período de: Intervalo de datas para realizar a pesquisa do relatório.

Modelo Doc.: Tipo de documento fiscal. Permite filtrar os dados pelo tipo de documento.

Turnos: Turnos em que os dados serão filtrados no relatório.

Produto nível 1: Permite restringir os dados do relatório por grupos de produtos de um determinado produto nível 1. Ao selecionar um produto nível 1, todos os produtos nível 2 a ele vinculados serão selecionados de forma automática.

Produto nível 2: Permite restringir os dados do relatório por grupos de produtos de um determinado produto nível 2.

Produto: Permite filtrar o relatório por um produto específico. Para escolher o produto, basta digitar seu código ou pressionar a tecla F2 do teclado.

Visualizar/ImprimirPermite definir a visualização/impressão entre as opções.

Resumo Doc fiscal - Apresenta o relatório com os valores de vendas registrados no sistema e Saldo NF Complementar - apresenta o relatório comparando os valores emitidos em cupom fiscal com os valores da movimentação física dos encerrantes e dos produtos debitados do estoque, exibindo assim a diferença entre eles como um saldo.

Série/ECF: Este campo estará disponível, quando a opção Resumo Doc fiscal estiver selecionada, permitindo  assim filtrar o total emitido por impressora fiscal.

Incluir NF - modelo 1/55: Apresenta na coluna NF os valores emitidos em notas fiscais correspondentes aos combustíveis e produtos.

Saída para os produtos:  Define entre as opções Cód. tributário, Produto e Produto nível 1 se o valor dos produtos e combustíveis serão exibidos por tributação, nome do produto ou tipo de produto nível 1.

Agrupar totais: Se marcada esta opção quando realizada a pesquisa com um intervalo de datas, o relatório será apresentado de forma sumarizada, onde os valores de combustíveis/produtos/serviços serão totalizados. Caso esta opção não esteja selecionada, o sistema irá exibir o relatório separado por dia.

Tipo de unidade: Define se o relatório deve exibir os valores em litros/unidades ou em reais.

Coluna Doc: Define se os dados serão filtrados por data de emissão ou por data de movimento referente as operações de vendas.

Venda de combustível por: Este campo determina que a venda de combustível será exibida em litros. A opção Encerrante acompanhamento não é possível ser selecionada por ter sido descontinuada.


Após definir os filtros desejados, basta clicar no botão Visualizar para que o relatório seja gerado:




Na parte superior do relatório são indicados os filtros definidos para a geração do relatório. O relatório é composto pelas seguintes colunas:


Combustível/Produto/Serviço: Nome do produto, serviço ou combustível.

CT: Código tributário referente ao produto. Exemplo: FF para substituição; TT para tributação.

ICMS/ISS %: Valor do ICMS ou do ISS do produto.

Unit.: Valor em reais por litro de combustível.

MOV. FÍSICO ENCERRANTE: Movimento de venda calculado pelo encerrante (para combustíveis) e do estoque de produtos.

NF : Valor vendido em nota fiscal.

DOCUMENTO ELETRÔNICO: Valor de venda contabilizado pela impressão de cupom fiscal.

DES/ACR: Desconto ou acréscimo concedido na venda.

SALDO: Diferença entre o que foi contabilizado no campo MOV. FÍSICO ENCERRANTE com o campo DOCUMENTO ELETRÔNICO, exibindo assim se é necessário emitir ou deixar de emitir cupom fiscal. O valor do saldo é calculado da seguinte forma: (campo MOV FÍSICO ENCERRANTE – campo DOCUMENTO ELETRÔNICO) + (campo DES/ACR) = SALDO. O ideal desse saldo é ficar zerado.Sub total: 

Sub total: Sub total do combustível ou produto.

Total geral: Valor total de todos os combustíveis e produtos sumarizados.