Como faço para dar entrada em uma nota fiscal de compra de combustível? (Gasolina e Diesel)


Pré requisitos


Para realizar o lançamento será necessário apenas que os cadastros relacionados à nota (Produto, Fornecedor e Transportador) tenham sido realizados.


O lançamento manual será realizado acessando no menu principal: Planilhas Diárias ► Compra de Combustíveis para RevendaDurante o laçamento da nota de entrada de combustível será necessário preencher todos os campos do cabeçalho inserindo as informações básicas da nota (Ex. Série, Número da nota, data, fornecedor).


Observações:


Havendo cobrança de frete por conta do destinatário, o conhecimento de transporte (CTE) deve ser lançado previamente em 
Outras Notas Fiscais.





No campo Modalidade Frete deverá ser escolhido por conta de quem será o custo do frete (Ex. Destinatário, Emitente, Sem frete).


Em Tipo de Frete deverá ser definido se o frete foi incorporado a NF-e ou a um CTE. Selecionando esta opção devem ser informados também o número do CTE e o valor do frete. Neste campo, também é possível escolher os Conhecimentos de transportes lançados através do comando F2.


Além da Modalidade Frete e do Tipo de Frete, também devem ser informados os dados do trasportador. As informações do transportador podem ser previamente cadastradas em Cadastros  Tabelas Diversas  Transportadoras.


Após lançar as informações que identificam a nota e o transportador, será necessário inserir os dados dos combustíveis. Os tanques e os combustíveis já constam na tela de lançamento de acordo com o cadastro de cada um.


Para todos os combustíveis será necessário informar a quantidade, valor total, valor do ICMS ST (apenas Etanol) e a Base de Cálculo do ICMS ST Retido (BC ICMS ST Retido). Porém, ao contrário do Etanol a base do ICMS retido não é enconrada nos campos comuns destinados ao ICMS na nota. Para verificar o valor da base será necessário verificar o campo ICMS Normal e ST (aba Produtos e Serviçosatravés da consulta completa da NF-e pelo portal da SEFAZ. Nesse campo é encontrado o valor total da base de cálculo do ICMS ST retido.


Observações:


Quando houver em uma mesma nota combustiveis semelhantes, como Gasolina Comum e Gasolina Aditivada, o valor da base de cálculo do ICMS aparecerá totalizado. Porém, durante o lançamento no Postofácil pode ser observado que este valor será separado de acordo com a quantidade de cada tipo de combustível.





Distribuição de combustível

Na nota, a quantidade de combustível adquirida vem totalizada, contudo em um posto pode haver mais de um tanque com o mesmo produto. No lançamento da nota de compra é possível distribuir a quantidade e combustível que será destinada a cada tanque.



Após preencher todos os campos corretamente, basta selecionar a opção Gravar para finalizar o lançamento.