Como realizo o lançamento da medição física diária na Retaguarda?


Para que o acompanhamento da movimentação de combustível esteja correto, é necessário realizar a manutenção das informações no Postofácil Módulo Retaguarda de acordo com três elementos principais: Compra de combustível, Venda de Combustível e Medição Física Diária.


Baseado neste princípio, esse manual esclarece o que é um destes três elementos: a Medição Física Diária. Este registro trata da leitura da quantidade de combustível nos tanques e é realizado diariamente. A medição física também pode ser realizada através do caixa e para saber mais acesse o manual Como lanço a medição física no PDV utilizando o PDV - Versão Windows? do grupo Configuração e utilização do Caixa.


A verificação da quantidade de combustível em um tanque pode ser realizada de forma manual, onde utiliza-se uma régua para constatar a altura do líquido no tanque e uma tabela fornecida pelo fabricante do tanque, na qual existem referências de litros pela altura. Por outro lado, a medição também pode ser realizada por um equipamento de automação de tanques, que fornece o valor em litros atualizado no ato da consulta.


Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como lanço a medição física diária? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Para informar corretamente o valor verificado nos tanques, a medição deve ser realizada diariamente antes do início do primeiro turno. Então com os valores em mãos, o lançamento deve ser realizado no sistema através do menu Planilhas Diárias  Movimento de Combustível  Medição Física Diária:



Os campos contidos na tela de lançamento da medição física são detalhados a seguir:


Campos da tela de lançamento da medição física
  • Tanque: Número identificador do tanque.

  • Combustível: Descrição do combustível contido no tanque.

  • Und: Unidade de medida utilizado no tanque.

  • Leit. (cm): Leitura em centímetro realizada. Este campo é utilizado caso seja realizado a devida configuração no cadastro do tipo de tanque.

  • Densidade: Campo descontinuado.

  • Qtde: Valor em litros da quantidade medida no tanque.

  • Escritural: O Escritural é a quantidade de combustível que é esperado ter no tanque no início do dia. A quantidade é obtida da seguinte forma: Escritural = Medição Física do dia anterior – Quantidade de combustível vendida no dia anterior + Compra de combustível (caso seja realizado).

  • Diferença: Indica a diferença entre a quantidade medida na medição física com o escritural (quantidade que era esperado ter no tanque). O cálculo é realizado subtraindo o valor do campo Qtde pelo valor do campo Escritural.

  • Dif. (%): Indica o percentual da diferença apresentada no campo Diferença em comparação com a quantidade de combustível que há no tanque (valor do campo Qtde).

  • Dat. inclusão: Data em que a medição física foi registrada no sistema.


Para inserir os dados da medição, basta informar o dia e o turno em que a medição foi realizada nos campos Data movimento e Turno e em seguida deve-se clicar no botão Abrir para que seja habilitado os campos para a inserção de dados:



Após inserir os dados da medição, basta clicar no botão Gravar para registrar a operação.


Medição do GNV

Não é necessário lançar a medição física do GNV (Gás Veicular Natural), pois o mesmo não possui armazenamento, sendo transportado até os postos via encanamento, portanto é realizada a venda do GNV aos consumidores e posteriormente o estabelecimento realiza o pagamento para a distribuidora, sendo assim um combustível fora da obrigatoriedade da emissão do LMC.