Onde posso verificar as perdas e sobras de combustíveis?

Através do relatório de Perdas e Sobras, é possível apurar pela medição física lançada, a quantidade de sobra e/ou perda de combustível, possibilitando acompanhar faltas ou sobras constantes, detectando assim possíveis erros.


Nota:


Vale frisar que toda diferença de perda e sobra de combustível influencia diretamente no LMC, por isso a verificação desse relatório é importante para o estabelecimento.



Como fazer?

O relatório é acessado através do menu Relatórios  Estoque de Combustíveis  Perdas e Sobras de Combustíveis.


Segue exemplo de visualização do relatório com a data do dia 01/07/2015:





Ao definir o período desejado, caso seja marcado a opção Agrupa por combustível, o relatório será exibido de forma separada com a abreviação de cada combustível (exemplo da imagem abaixo) e caso não marque a opção, será separado por tanque.






No relatório, a diferença é apresentada em litros e percentual (que indica o percentual da diferença em comparação com a quantidade de combustível que há no tanque). Quando está com sinal de – (menos) é referente a perda que teve no dia e sem o sinal de – (menos) é referente a sobra de combustível. No exemplo realizado, a diferença também é apresentada na sessão da Medição Física do dia seguinte, pois será comparado a quantidade de combustível que fechou o dia anterior (Escritural), com a quantidade que iniciou o dia (Medição Física), apresentando assim a diferença.





Os dados de perda/sobra são resultantes do seguinte cálculo: Escritural  – Medição Física.


Observações:


O Escritural é a quantidade de combustível que é esperado ter no tanque. A quantidade é obtida da seguinte forma: Escritural = Medição Física do dia anterior – Quantidade de combustível vendida no dia anterior + Compra de combustível (caso seja realizado).


A diferença permitida é de até 0,6% , onde algo além disso, deve ser analisado e corrigido, mas o acompanhamento diário é a melhor maneira de evitar falhas, pois ficará complicado caso tenha que corrigir alguma informação no final do mês. Esse relatório facilita a identificação de uma possível falha no lançamento da nota de compra de combustível, medição física ou encerrantes.