Como visualizar o relatório Demonstrativo de Resultado de Exercícios - DRE?

O demonstrativo do resultado do exercício (DRE) é um relatório que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados apurados, segundo o princípio contábil do regime de competência.


A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas em um determinado período.


No Postofácil Módulo Retaguarda, o relatório Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) possibilita visualizar o mapa financeiro do estabelecimento, detalhando as receitas e despesas, viabilizando assim investimentos futuros. A geração deste relatório necessita dos lançamentos operacionais que envolvem toda a parte financeira, como fechamento de caixa, contas a pagar, controle de cheque, controle de cartão, consolidação bancária e várias outras operações. A estruturação do plano de contas é um ponto importante nesse relatório, pois é a personalização dos cadastros de receitas, despesas e centros de custos do estabelecimento.


Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Onde visualizo o relatório DRE? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Para visualizar o relatório Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) na Retaguarda basta acessar o menu Relatórios  Balancetes  DRE - Demonstrativo do Resultados de Exercícios – DRE. Abaixo segue a imagem da caixa de seleção dos filtros:





Após digitar o período desejado, é necessário selecionar alguns filtros para a geração do relatório. Abaixo, as descrições das opções enumeradas conforme a imagem acima:


Opção: 1 Centro de Custo

No Postofácil existe a possibilidade de trabalhar com lançamentos de despesas/receitas separadas pelo centro de custo, caso trabalhe dessa forma, deve selecionar o centro de custo desejado para visualização individual do relatório.


Opção: 2 Tipo de Regime

O regime de emissão possibilita visualizar lançamentos de despesas lançadas no período escolhido, já o regime pagamento serão visualizadas somente despesas pagas neste mesmo período. Normalmente, é utilizado o regime pagamento.


Opção: 3 Método de Cálculo do Preço de Custo

Será utilizado o método custo médio ponderado móvel, que leva em consideração o estoque e o preço de custo do dia de cada produto/combustível.


Opção: 4 Dimensão Horizontal

Permite visualizar as informações de receitas/despesas/resultados por um período ou grupo pré-determinado, normalmente se utiliza no períodoMês.


Opção: 5 Cálculo do Preço de Custo – GNV

Esta opção é utilizada quando o estabelecimento comercializa Gás Natural Veicular (GNV), devido a forma particular como é realizado o pagamento da nota desse produto.



Importante:


Os estabelecimentos que comercializam o GNV, recebem a fatura de pagamento após a venda pois não há como manter estoque desse produto, por isso para a rentabilidade o sistema calcula da seguinte forma:


Exemplo:
 Período de venda: 01/06 a 30/06, tendo como Datas das faturas: 09/06 e 10/07.

No período de 01/06 a 09/06 – ver a litragem que foi vendida e multiplicá-la pelo custo da última compra no caso dia 09/06 (por isso que o período de venda utilizado é até 09/06).

No período de 10/06 a 30/06 – ver a litragem que foi vendida e multiplicá-la pelo custo da última compra no caso dia 10/07 (por isso que o período de venda utilizado é até 10/07).

Caso não tivesse uma fatura lançada, por exemplo, após o dia 09/06 o sistema faria uma previsão, pegando assim o custo que está no cadastro do GNV, nesse tipo é aconselhável ligar no fornecedor e verificar qual o custo do GNV e atualizar no cadastro.


Opção: 6 Receita CC por

Caso o estabelecimento trabalhe com centro de custo diferente e na “Dimensão Horizontal” for selecionado a opção “Centro de Custo”, esse campo será habilitado para selecionar o tipo de receita por turno ou produto/combustível/serviço ou cobertura, possibilitando visualizar o relatório com informações vinculado ao centro de custo.


Importante:


Para visualizar o relatório com este detalhamento é necessário configurar em “Cadastro de Centro de Custo” quais são os turnos, produtos/combustíveis/serviços e coberturas que devem ser vinculadas no centro de custo desejado.



Opção: 7 Ordem Saída Colunas CC

Quando selecionada a opção “Receita CC por”, as informações das receitas podem ser ordenadas por descrição ou código.


Opção: 8 Agrupar e Detalhar o Relatório

É a opção que permite selecionar os itens do relatório que deseja ser visualizado.


Opção: 9 Tamanho e Orientação do Papel

Possibilita escolher o tamanho e forma que o relatório será visualizado e/ou impresso.


Após selecionar as opções desejadas, existe a possibilidade de imprimir, Exportar CSV (criar arquivo em Excel), enviar por e-mail e visualizar o relatório:





Logo abaixo do título do relatório “Demonstrativo de Resultados do Exercício” são descritos os filtros definidos. Neste exemplo, foram utilizados o período e a dimensão de um mês, trazendo na coluna ‘Contas” os lançamentos realizados, na coluna “Mês” os valores dos lançamentos e  na coluna “Total” os valores totais dos lançamentos.


No relatório DRE cada letra significa um tipo de operação, a letra A’ Receita Bruta representa os valores lançados no período, referente a combustíveis, produtos, serviços, receitas operacionais, descontos/acréscimos, indicando o valor total de receitas.





Na sequência do relatório, a letra B’ Custos Variáveis (CMV) é composta pelos itens combustíveis e produtos - totalizam os valores do custo dos combustíveis e produtos pela quantidade vendida no período. A letra C’ Margem de Contribuição contabiliza a subtração da Receita Bruta – Custos Variáveis.





Na letra D’ Custos Fixos, são os custos mensais essenciais para operação do negócio, independentemente de valores de vendas ou compras durante o período e que por sua vez é visualizado por níveis de despesas. Exemplo conforme a imagem acima: (Despesa Nível 1 “9 Seguros”, Despesa Nível 2 “9.1 Seguros”, Despesa Nível 3 “9.1.1 Seguro Prédio”), por isso a importância de inserir todos os dados financeiros.





Na parte final do relatório é visualizado os resultados onde a letra:


E’ Lucro Operacional é o resultado da subtração Margem de Contribuição – Custos Fixos, apresentando assim o resultado das principais atividades da empresa.

F’ Desp./Rec. Não Operacional são os lançamentos de receitas e despesas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais da empresa.

G’ LAIR é o resultado da subtração Lucro Operacional – Desp./Rec. Não Operacionais, que é o lucro antes dos lançamentos do imposto de renda, que quando lançados são visualizados na letra H’ Imposto Sobre Lucro.

- ‘I’ Lucro Líquido que é a subtração LAIR – Imposto Sobre Lucro, resultado da lucratividade das operações da empresa no período,

- ‘J’ Distribuição de Dividendos são os lançamentos de retirada de valores pelos proprietários.

- ‘L’ Lucro Livre que é o resultado da subtração Lucro Líquido – Distribuição Dividendos, apresentando o valor final de todas as operações da empresa, podendo haver lucro ou prejuízo, possibilitando fazer um diagnóstico preciso.