Como faço para trocar uma impressora fiscal (ECF) utilizando o PDV?


A impressora fiscal é um equipamento essencial para o funcionamento do caixa, porém eventualmente apresenta problemas ou chega ao fim de sua vida útil. Nesses casos é necessária a substituição do equipamento. Para que uma nova ECF possa funcionar de maneira correta em conjunto com o Postofácil Módulo PDV é preciso que antes ela seja registrada na Linx filial Campinas.

Como fazer?

A primeira etapa para cadastrar uma nova ECF é registrar o número de série do equipamento no CRM - Ferramenta interna da Linx filial Campinas. Esse procedimento é necessário para que a liberação de licença ocorra e deve ser realizado pelo Suporte Técnico.


Após realizar o cadastro da nova ECF no CRM, deve ser verificado algumas configurações no caixa, pois talvez ocorra a necessidade de alterá-las. A configuração da ECF no caixa é realizado através no parâmetro 2.27.1 (contido no grupo de parâmetros 2.27 - Documento Fiscal) e no subgrupo de parâmetros 2.27.300 - Cupom Fiscal (ECF) localizado na aba PDV no menu Opções  Configuração de Perfis:






O parâmetro 2.27.1 é utilizado apenas para identificar o tipo de documento fiscal utilizado pelo estabelecimento. É no subgrupo de parâmetros 2.27.300 que é realizado a parametrização das configurações da impressora fiscal. Caso a impressora anterior tenha a mesma marca, possua o mesmo tipo de comunicação (serial ou USB) e esses parâmetros já estiverem configurados, não será preciso refazer este processo.


A ECF deverá ser conectada em uma porta serial ou USB do PDV. No caso do Postofácil -Módulo PDV, a renovação de licença é necessária e é realizada marcando a opção Exibir tela de renovação de licença de uso na tela de login do sistema:



       


Na tela de renovação, a opção Arquivo deve ser selecionada e em seguida o certificado (certificado com extensão .pfw - que é gerado pelo Suporte Técnico) poderá ser localizado no diretório onde foi salvo.





O PDV realiza o cadastro da ECF na retaguarda de forma automática, a partir do momento que ocorre a comunicação do equipamento com o caixa. Caso a ECF já esteja cadastrada na retaguarda, seus dados serão atualizados e corrigidos completando algum campo que por ventura tenha ficado em branco ou esteja errado.