O que é a Nota Fiscal Paulista?



Nota Fiscal Paulista é um programa criado pelo governo do estado de São Paulo para estimular os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal no momento da compra e consequentemente combater a sonegação de impostos. A portaria que regulamenta a geração e o armazenamento do arquivo digital para contribuintes que utilizam Emissores de Cupom Fiscal (ECF) - Impressoras fiscais é a CAT-52. É na geração desse arquivo digital que são incluídas as informações referente a Nota Fiscal Paulista.


A cada compra realizada com CPF no cupom fiscal, o consumidor recebe de volta uma parte do ICMS embutido nos produtos. As informações das vendas na Impressora Fiscal (ECF) devem ser extraídas e enviadas para a Secretaria da Fazenda pelo site da Nota Fiscal Paulista.



Como inserir o CPF no cupom do cliente?




Postofácil - PDV

Para informar o CPF, basta digitar no campo Placa/Cliente o número do CPF:





Após informar o CPF e teclar Enter, basta prosseguir com a venda.


Exemplo de um Cupom Fiscal Eletrônico que foi inserido o CPF no momento da venda:





Os arquivos da CAT 52 são gerados pelos softwares das impressoras fiscais. Os estabelecimentos que utilizam o equipamento SAT Fiscal não necessitam mais realizar a geração dos arquivos, pois os arquivos do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) são enviados diretamente para a Secretaria da Fazenda.