Como utilizo a função de recarga de celular no PDV?


É muito comum estabelecimentos que realizam recargas de celular. A partir da versão 4.2.0 do Postofácil Módulo PDV foi realizada a integração de recarga de celular pré-pago da empresa RV Tecnologia. Caso já utilize a solução de recarga da RV Tecnologia, entre em contato com o Suporte Técnico da Linx filial Campinas para realizar a configuração de integração no caixa.

Utilização


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como realizo recarga de celular pelo Caixa? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


O PDV realiza o tratamento da operação de recarga como uma receita, portanto é necessário que no Postofácil Módulo Retaguarda tenha uma receita cadastrada reservada para a recarga. A receita é cadastrada através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Tipo de Receitas, e no grupo de parâmetros do cadastro da receita, o parâmetro SubTipo Receita (esta opção está disponível a partir da versão 5.8.0 da retaguarda) deve ser selecionado a opção Recarga Celular.


Considerando que as configurações de integração estejam devidamente parametrizadas, na tela principal do PDV ficará disponível o botão Recarga de Celular (Shift+R):



Ao realizar a venda da recarga, o caixa irá apresentar uma tela para que seja escolhido o tipo de recarga:




Após selecionado o tipo de recarga, será apresentado as operadoras disponíveis para a modalidade escolhida.



Opções de recarga


Recarga online

Recarga online é realizada informando o número do celular e assim, o valor da recarga é creditado no aparelho automaticamente. Ao escolher o tipo Recarga Online, será exibido outra tela para que seja escolhido a operadora:



Após escolhido a operadora, será solicitado que seja informado o DDD mais o número do celular (imagem abaixo). Deve ser informado duas vezes os dados por questão de segurança, evitando assim falhas na digitação do número.



Depois de ter informado o número do celular, será solicitado que o usuário escolha o tipo de recarga dentre as disponíveis para a UF e o DDD informado (oferecidas pela operadora através da modalidade escolhida):




Caso o valor da recarga seja variável (disponível para algumas operadoras e DDDs específicos), será solicitado a digitação do valor, onde será validado de acordo com as regras apresentadas na tela como valor mínimo, máximo e múltiplo – valores que são divisíveis por outros números que resultam o resto da divisão a zero, exemplo: apenas valores múltiplos de 2 (2,4,8,10,12,14 ...).

Após confirmado o valor da recarga, será apresentado uma mensagem para confirmar a recarga contendo os dados informados:


Ao confirmar a recarga, será solicitado a identificação do funcionário responsável pela recarga: 



Depois de identificado o funcionário responsável pela recarga, deve ser escolhido a forma de pagamento:



Observações:


As formas de pagamento disponíveis para o pagamento da recarga de celular são dinheiro, POS e TEF (caso utilize).


Ao finalizar a operação de recarga é impresso o comprovante da mesma:



Também é impresso um comprovante não-fiscal referente a receita da operação:

Venda de PIN

O tipo de recarga Venda de PIN realiza a venda de um código que deve ser usado pelo cliente para efetivar a recarga do celular através do envio de uma mensagem de texto (SMS) e/ou contato com a central de atendimento da operadora. Quando escolhido o tipo de recarga Venda de PIN, será exibido uma tela para que escolha a operadora:



Observações:


A opção HABBO é utilizada para créditos do jogo de mesmo nome.



Após escolhido a operadora, será solicitado que selecione o valor da recarga:



Depois de escolher a valor, será apresentado uma mensagem para confirmar a recarga:



Após confirmar a recarga será solicitado que informe o funcionário responsável pela recarga e em seguida, que seja escolhido a forma de pagamento para finalizar a recarga.

Ao finalizar a operação de recarga é impresso o comprovante da operação:



Também é impresso um comprovante não-fiscal da operação:



Quando ocorrer algum erro na impressão do relatório gerencial, o sistema irá apresentar uma mensagem com o código PIN, para que o usuário informe ao cliente:


Observações:


Se a operação for cancelada na tela de pagamento, a receita e a recarga devem ser excluídas do sistema.



Informações após a realização da Recarga de Celular

A identificação do funcionário será enviada para RV Tecnologia com os dados da recarga. Quando finalizado a operação de recarga, o comprovante poderá ser reimpresso através do botão Últimos Lançam. (F5) localizado na tela principal do caixa, onde ao selecionar um lançamento de recarga e clicar sobre o botão Opções (CTRL+Enter) será exibido a opção de Impressão dos detalhes da recarga de celular:



A operação de recarga ficará registrada no PDV e no Postofácil Módulo Retaguarda como uma receita comum. Para a retaguarda será replicado o funcionário responsável pela operação, e o campo “Descrição” deve ser preenchido com o nome do produto de recarga utilizado.

As recargas realizadas serão detalhadas no relatório de fechamento de caixa no PDV:




No relatório de fechamento de caixa do Retaguarda serão apresentadas as informações das recargas realizadas no turno, sumarizadas por produto de recarga e por operadora: