Quando o cliente não apresenta o cupom para troca, é possível realizar a operação referenciando o documento fiscal. Para isso deve-se identificar o CPF e/ou CNPJ do cliente para o sistema. 

É importante ressaltar que:

  • A emissão e o envio das notas à SEFAZ são fundamentais para que os impostos recolhidos na venda sejam devidamente recuperados na entrada dos produtos;

  • De acordo com o RICMS 2000 – Capítulo VI (DA DEVOLUÇÃO E DO RETORNO DE MERCADORIA) – Artigo 452, só poderão ser associadas as notas de devoluções de vendas realizadas dentro do prazo de 45 dias (quarenta e cinco dias), contados da data de saída da mercadoria.

Essa funcionalidade foi habilitada a partir da versão 9.7 SPK2 do Linx OmniPOS.

1. No Linx OmniPOS, em Operações, acesse a opção Atendimento;

2. Escolha a opção Devolução ou pressione ALT + H;

3. Na tela Dados do Cliente, insira as informações do cliente e clique em concluir;

4. Agora na tela de venda, clique no botão Pagamento ou pressione a tecla de atalho F3 no teclado;

5. A tela em destaque mudará de cor e será sinalizada com o botão Devolução.

6. Informe o produto que será devolvido e a sua quantidade;

7. Em seguida, selecione o vendedor pressionando a tecla F10, e então e confirme;

8. Logo, a tela que referencia o tipo do documento de origem será apresentada;

9. Para facilitar a busca pode-se utilizar os campos de pesquisa conforme a tela abaixo, complementando os filtros;

10. Pressione o botão Procurar (F9).  (aviso) É imprescindível que o operador pressione o botão e NÃO o botão ;

11. Uma vez localizado os dados, será exibida uma nova tela, que é semelhante a um espelho do documento fiscal do consumidor. Essa tela foi criada com o objetivo do operador conferir os produtos que estão no documento fiscal. Se os dados não forem localizados, realize a troca convencional, explicada no conteúdo Devoluções e Trocas desta seção;

12. Observe que o produto informado já está pré-selecionado (destacado em verde) e o operador não conseguirá selecionar outro produto nesta tela;

13. Clique em Confirmar (✓) para prosseguir com a devolução;

14. O campo do produto já estará preenchido, portanto se precisar alterar alguma informação ou incluir algum item na venda, faça o ajuste manualmente na tela de Atendimento.

15. No rodapé da tela, veja que a devolução estará identificada com o valor do produto negativo.

16. Pressione (F3) para abrir a tela de Pagamento;

17. Clique no botão Troca (F4) para emitir a nota fiscal de devolução e encerrar o processo.


Veja este procedimento, no vídeo a seguir:

troca referenciada.mp4