Objetivo

A tela Conciliação de Venda de Cartão permitirá conciliar, de forma manual, todas as vendas que não puderam ser conciliadas pelo sistema durante o processamento dos arquivos fornecidos pelas administradoras.  

Ou seja, todas as vendas que apresentaram alguma divergência durante o processamento dos arquivos, seja ela de valores, data, taxa, parcelas, filial, NSU ou bandeira, serão apresentadas na consulta efetuada nesta tela para que possam ser ajustadas em uma conciliação manual.

Somente após a conciliação da venda será possível conciliar o pagamento das parcelas, que serão então baixadas no Financeiro.


Filtros para consulta

Inicialmente, será necessário fazer uma consulta, que poderá ser feita por bandeira, rede, filial, data ou período de no máximo 32 dias.

Será possível ainda visualizar somente as vendas não conciliadas. Para tanto, marque o campo Exibe Somente Divergentes.

Após informar os filtros, clique em Pesquisar, no menu superior. 


Resumo da conciliação da venda

Após a pesquisa, esse painel exibirá um resumo da conciliação, totalizando as vendas já conciliadas ou não, totalizadas por dia e bandeira.

As informações serão obtidas do sistema e do arquivo já processado para aquele período.

Colunas do resumo

Valor Bruto Arquivo:Valor das operações no dia, por bandeira, obtido do arquivo da administradora.
Valor Bruto Sistema:Valor das operações no dia, por bandeira, obtido do Financeiro UX.
Valor Bruto Diferença:Diferença entre o valor bruto do arquivo e bruto do sistema. Pode ser positiva (existe no arquivo e não no sistema) ou negativa (não existe no arquivo e existe no sistema).
Valor Líquido Arquivo:Valor das operações no dia, por bandeira, obtido do arquivo, descontando-se a taxa de administração.
Valor Líquido Sistema:Valor das operações no dia, por bandeira, obtido do sistema, descontando-se a taxa de administração.
Valor Líquido Diferença:Diferença entre o valor líquido do arquivo e líquido do sistema. Pode ser positiva (existe no sistema e não no arquivo) ou negativa (não existe no sistema e existe no arquivo).
Valor Conciliado:Valor para os quais houve correspondência entre arquivo e sistema.
Valor Pendente de Conciliação:Valor não conciliado, do ponto de vista do arquivo. Valor existente no arquivo e não encontrado no sistema. Diferença entre o valor líquido do arquivo e o valor já conciliado.
Diferença do Arquivo:Indica se houve diferença entre os valores do arquivo e do sistema.
Diferença da Conciliação:Indica se houve diferença no valor conciliado.



Pendências da conciliação

Nesse  painel serão exibidas somente as vendas que não puderam ser conciliadas durante o processamento dos arquivos, para que elas possam ser conciliadas manualmente.

Sobre o painel de conciliação

As vendas ainda não conciliadas existentes no arquivo serão dispostas à esquerda da tela, enquanto as vendas não conciliadas existentes no sistema serão dispostas à direita.

Cada cartão é representado em um retângulo chamado card, que contém todos os dados do cartão.

Para facilitar a conciliação, os cards são exibidos em ordem crescente de filial, data e valor.

Na coluna á esquerda, que apresenta os dados do arquivo, cada card contém a data da venda registrada na administradora, o ícone indicador do tipo de divergência, o ícone que representa a bandeira e as demais informações do cartão.

Na coluna à direita, que apresenta os dados do sistema, cada card contém a data da venda registrada no sistema, o ícone que representa a bandeira e as demais informações do cartão.




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detalhes do cartão

Para visualizar as demais informações do cartão, basta selecionar ou passar o mouse sobre o card e clicar na seta que será exibida no canto inferior direito.

Ao clicar no ícone, serão exibidas outras informações sobre o cartão:



Corrigindo divergências

Para que seja possível corrigir divergências será necessário, primeiramente, que a opção Conciliar esteja selecionada.

Veja a seguir os tipos de divergências possíveis e como fazer a conciliação em cada caso.



1. Cartão não localizado

São casos em que o cartão possui duas ou mais divergências entre o arquivo e o sistema, ou em que possui divergências específicas de código de autorização, NSU, data e filial.

Conciliando um cartão não localizado

Ocorrerá quando houver ao menos uma destas informações em divergência:

Código de autorização, NSU, data, quando além do limite de tolerância configurado na regra de cartão, e filial.

Ou quando houver duas ou mais divergências, incluindo as informações:

Bandeira, parcelamento e valor.

Esse tipo de divergência deverá ser solucionado com o uso do botão Conciliar, conforme exemplificado a seguir. Nesse caso, no momento em que o operador efetuar a conciliação, todos os dados divergentes serão alterados no sistema de acordo com os dados do arquivo.

1. Para conciliar um cartão não localizado, selecione primeiramente o cartão existente no arquivo.

2. Em seguida verifique se existe, na área do sistema, do lado direito da tela, um cartão que possa ser conciliado com ele. Se houver, selecione-o. (*)


(*) Quando não houver cartão na área do sistema que possa ser conciliado com o cartão do arquivo, verifique a necessidade de incluir um cartão manualmente ou de efetuar uma conferência de caixa, para que os movimentos de loja sejam gerados no financeiro. Se uma dessas ações for realizada, processe novamente o arquivo a partir da tela Processamento de Conciliação de Cartão e faça nova consulta na tela de conciliação. Se o novo cartão incluso encontrar correspondência no arquivo, ele será conciliado automaticamente, caso contrário, será possível conciliá-lo manualmente, como descrito abaixo.



3. Havendo um cartão no sistema que possa ser conciliado com o cartão do arquivo, selecione-o e veja que será habilitado o botão Conciliar.


4. Para conciliar os cartões selecionados, clique em Conciliar

O processo  alterará, no sistema, os dados em conflito, de acordo com as iinformações do arquivo. Ao término, os cartões conciliados deixarão de ser exibidos na tela de conciliação.



2. Bandeira não localizada, divergência de parcelamento e divergência de valor

São casos em que o sistema localizou o cartão no sistema, porém há divergências a serem corrigidas, que podem ser de bandeira, parcelamento (parcelas em número maior no arquivo e menor no sistema) ou valor (superior à tolerância configurada).

Marque os cartões correspondentes e clique em Corrigir Divergência.

Após a correção, o cartão deixará de ser exibido no painel abaixo e passará a compor o painel de resumo, nas colunas correspondentes aos cartões conciliados.

Conciliando um cartão com bandeira não localizada

Ocorrerá quando for localizado um cartão com dados correspondentes no sistema, porém com divergência de bandeira.

Essa divergência deverá ser solucionada com o uso do botão Corrigir Divergência, conforme exemplificado a seguir.

A seguir um exemplo em que os dados do cartão são coincidentes entre arquivo e sistema, exceto pela bandeira.

1. Ao selecionar o card na parte esquerda da tela, o sistema localizará automaticamente o cartão correspondente no sistema:


2. Ao visualizar os detalhes do cartão, observe que apenas a bandeira não coincide entre os cards:


3. Marque o cartão correspondente no sistema e observe que será habilitado o botão Corrigir Divergência.

Clique nesse botão e veja que os cards, ao serem conciliados, deixarão de ser exibidos na tela.


Conciliando um cartão com divergência de parcelamento

Ocorrerá quando for localizado um cartão com dados correspondentes no sistema, porém com divergência no número de parcelas.

Essa divergência deverá ser solucionada com o uso do botão Corrigir Divergência, conforme exemplificado mais adiante.


A seguir um exemplo em que os dados do cartão são coincidentes entre arquivo e sistema, exceto pelo número de parcelas. Poderá ocorrer tanto quando o número de parcelas for maior ou menor no arquivo em relação ao sistema.

1. Ao selecionar o card na parte esquerda da tela, o sistema localizará automaticamente o cartão correspondente no sistema:


2. Ao visualizar os detalhes do cartão, observe que apenas a quantidade de parcelas não coincide entre os cards:


3. Marque o cartão correspondente no sistema e observe que será habilitado o botão Corrigir Divergência.

Clique nesse botão e veja que os cards, ao serem conciliados, deixarão de ser exibidos na tela.

Conciliando um cartão com divergência de valor

Ocorrerá quando for localizado um cartão com dados correspondentes no sistema, porém com divergência de valor acima do limite configurado nas regras definidas para o cartão.

Essa divergência deverá ser solucionada com o uso do botão Corrigir Divergência, conforme exemplificado mais adiante.


Veja a seguir um exemplo em que os dados do cartão são coincidentes entre arquivo e sistema, exceto pelo valor, que no arquivo é apresentado como R$ 25,40 e, no sistema, como R$ 35,40.

É possível configurar um porcentual de tolerância em relação ao valor bruto do cartão existente no arquivo, de modo que a divergência ocorrerá somente quando esse limite for ultrapassado.

Veja o item Regra para Cartão no tópico Configurações - Financeiro UX.


1. Ao selecionar o card na parte esquerda da tela, o sistema localizará automaticamente o cartão correspondente no sistema:


2. Ao visualizar os detalhes do cartão, observe que apenas o valor não coincide entre arquivo e sistema:


3. Marque o cartão correspondente no sistema e observe que será habilitado o botão Corrigir Divergência.

Clique nesse botão e veja que os cards, ao serem conciliados, deixarão de ser exibidos na tela.


Divergência de taxa de cartão

Quando houver divergência de taxa de cartão, o sistema alterará sempre o valor e porcentual de taxa no registro do sistema. Não haverá divergências.



Marcando cartões para histórico

Marque para histórico os cartões existentes no sistema que forem considerados movimentos sem possibilidade de conciliação com as informações da administradora.

Os cartões marcados como histórico deixarão de aparecer como não conciliados, facilitando outras conciliações, uma vez que a tela exibirá menos cards.

Feito esse procedimento, não será possível desfazê-lo.

Primeiramente, para que seja possível marcar cartões para histórico, será necessário selecionar a opção de mesmo nome:

1. Marque o cartão que deseja retirar da conciliação. Veja que o botão Histórico será habilitado. Clique nesse botão para que o cartão seja retirado da conciliação.