Objetivo

A consulta analítica de contas a pagar permite efetuar consultas detalhadas sobre todos os documentos a pagar (mesmo os baixados, cancelados e devolvidos), sendo possível utilizar diversos filtros para a consulta, como filial, fornecedor, número, tipo ou situação do documento, ou qualquer dos campos disponíveis na guia Filtros.



Linx Administrativo > Módulos > Financeiro > Contas a Pagar > Consultas


Nesta página:


#Dicas Linx:

Efetuando uma consulta analítica de contas a pagar




Filtros

Preencha nesta guia quaisquer campos que deseje utilizar como filtro para a consulta. 

Veja mais sobre alguns campos a seguir.

Visão por Rateio

Exibir Informações do Rateio

Ao marcar esse campo, cada parcela do documento será desmembrada em linhas, de acordo com os centros de resultado utilizados no rateio.

Veja, na imagem abaixo, duas parcelas de R$ 2.000,00, desmembradas igualmente para os centros de resultado Administrativo e Escritório.

Se o campo Exibir Informações do Rateio não estivesse marcado, o centro de resultado seria exibido para a parcela somente se fosse um só. Havendo mais de um, como no exemplo acima, o campo seria exibido em branco.

Centro de ResultadoAo informar um centro de resultado específico, serão exibidos somente os documentos daquele centro de resultado.
Conta DespesaAo informar uma conta despesa específica, serão exibidos somente os documentos daquela conta.

Filtros por data

Esses campos permitem a seleção de documentos por período ou data de emissão, competência, vencimento e/ou baixa.

Clique no ícone à direita de cada campo para ver o calendário.

Situação do Documento

As situações disponíveis podem ser preenchidas de três formas, a saber:

Preenchimento padrão. Significa que o campo não será utilizado como filtro. Indica nulidade.

Quando todos os campos estiverem marcados dessa forma, todas as opções serão exibidas.

O preenchimento em branco indica que aquela opção não será exibida na consulta.

Apenas quando estiver marcado, o campo será utilizado como filtro. Veja o que exibirá cada opção, quando marcada:

Em aberto

Títulos em aberto, podendo ser títulos com pagamento em dia ou em atraso.

Títulos parcialmente baixados são considerados tanto nas consultas com situação Em aberto como nas consultas com situação Baixado.

Baixado

Além dos títulos baixados, serão exibidos também os títulos baixados parcialmente.

Nos casos de baixa parcial, observe que, apesar de haver data de baixa preenchida, haverá ainda valor em aberto.

Em atraso

Títulos vencidos e não pagos.

Devolvido

Geralmente cheques devolvidos.

Cancelado

Títulos cancelados.

Devolvido + Cancelado

Ao marcar as duas opções, serão exibidos os títulos somente devolvidos, os somente cancelados, e ainda os que que possuam as duas situações.

Consulta Retroativa

Utilize esse campo como filtro se desejar visualizar a situação de documentos em uma data retroativa.

É importante que a data informada seja igual ou maior que a data de emissão do documento, ou a posição não poderá ser localizada.

Exemplo:

Suponha um título emitido em 20/01/2018 e baixado em 01/02/2018.

Se for feita uma consulta para a data de 25/01/2018, a situação do título será exibida como Em aberto, pois nessa data era essa sua situação.



Documentos

Após informar os filtros desejados na guia Filtros e clicar em Consultar (lupa), o resultado da pesquisa será exibido na guia Documentos.


Botão Ações

Na guia Documentos, o botão Ações exibe as seguintes opções:

Detalhes da Movimentação:

Exibe a tela de movimentação origem do documento selecionado.

Detalhes do Documento:

Exibe a janela com mais informações sobre o documento.

Replicar Título:

Disponível apenas para documentos do tipo Título, permitirá a replicação do título.

Campos totalizadores

Valor Total (Documentos)

Exibe o total do valor original das parcelas exibidas na consulta (coluna Valor Total).

Valor Total Baixado

Valores já baixados.

Valor Total em Aberto

Valores ainda não baixados.

Valor Total Líquido

Valor total das parcelas subtraindo-se o valor dos descontos e somando-se o valor dos juros cobrados nos pagamentos.



Pivot

Essa guia permite a exibição dos dados da consulta em diversos leiautes pré-definidos.

Após escolher os filtros e visualizar a pesquisa, basta clicar na guia PIVOT. Os dados da consulta serão inicialmente agrupados por filial, como no exemplo abaixo:


Para adicionar ou retirar campos da exibição atual, clique no ícone no canto superior direito:


Então marque ou desmarque os campos para exibição. Os campos marcados aparecerão na parte inferior direita da janela.


Para alterar o leiaute de exibição, clique no botão que indica uma pasta, no canto inferior direito da tela:


Será exibida uma janela como esta, com a seleção do leiaute atual:


Clique na seta à direita do campo e selecione um dos leiautes pré-definidos:


E clique no botão indicado para confirmar:


E veja os mesmos dados com outro agrupamento: