O botão de Formas Avançadas de Pagamento dá acesso à recursos mais específicos de pagamento das vendas. As opções disponíveis são determinadas e habilitadas na retaguarda, ou seja, podem variar de negócio para negócio: como cheque, boleto e outros. Para exemplificar a utilização desse recurso, a seguir vamos ilustrar uma venda com pagamento por Convênio.

A venda utilizando Convênio trata de um contrato do consumidor com a loja, num formato semelhante a um financiamento. Se a loja em que você atua habilitar essa opção, basta seguir os passos abaixo para efetuar o pagamento da venda:

  1. No menu principal, acesse o módulo Atendimento;
  2. Selecione o Vendedor. Em seguida, informe o produto e suas quantidades;
  3. Será exibida a tela para associar o cliente à venda. Após preencher os campos, clique em Concluir. Os dados podem ser associados tanto nesse momento, quanto na conclusão da venda;
  4. Em seguida, clique na opção Pagar ou pressione a tecla F3;
  5. É possível que nesse momento uma oferta promocional apareça e será exibida então, a tela escolha as promoções ofertadas;
  6. Dando sequência, para utilizar o pagamento total ou parcial do Convênio, é obrigatório selecionar a forma de pagamento Avançado (F8);
  7. Uma nova tela abrirá com formas de pagamentos disponíveis, clique na opção Convênio e Confirme;
  8. Para os casos em que o consumidor não foi inserido no começo da venda, forneça os dados dele, pois será feita a identificação e validação do CPF ou CNPJ do mesmo. Quando o botão estrangeiro estiver acionado, essa conferência não será requerida;
  9. Logo, será feita a conexão com o Linx UX, que dispõe das associações de contratos e convênios do consumidor informado;

Importante

Para eventuais casos em que o Linx OmniPOS não consiga se conectar com o Linx UX, foi criada a rotina assíncrona que gravará as informações em banco de dados para processamento posterior, que será realizado pelo Linx OmniPOS Service.

       10. Será apresentada a tela Seleção de Contratos (Convênio ou Crediário) com os contratos vigentes e suas respectivas parcelas, taxas de juros, saldo disponível por acordo, valor a pagar e detalhamento das prestações. 

      11. Ao selecionar o botão Confirmar, o sistema fará a reserva do saldo (via WEBAPI);

      12. O sistema vai te direcionar para a tela Efetuar Pagamento. Perceba que no campo Pagamentos Realizados (F12) o saldo apontado no Convênio já estará sinalizado, enquanto que no campo Valor em Aberto está o valor pendente a pagar.

      13 Selecione a forma de pagamento para abater a diferença a pagar, exemplo: Dinheiro (F1) e Confirme.

      14. Aguarde a emissão/impressão do documento fiscal.

Assista algumas das principais operações envolvendo formas de pagamento avançadas no #DicaLinx a seguir:


Verifique, a seguir, dois exemplos distintos de impressão do comprovante de aquisição do financiamento.

Exemplo de Impressão do comprovante de
aquisição do financiamento em ECF
Exemplo de Impressão do comprovante de aquisição do financiamento em impressora
não fiscal

Convenio_OMNIPOS8

Convenio_OMNIPOS9