Imagine o cenário onde a venda já concluída precisa ser cancelada, e no pagamento utilizaram cartão-presente.
Ou ainda, uma situação em que a venda está em andamento, parte dela já foi paga com o cartão-presente, porém quando o cliente ia efetuar o pagamento complementar, ele desiste da venda.
Nos dois cenários, os estorno do valor para o cartão-presente é feito através do cancelamento da venda. Ou seja, mesmo no segundo exemplo, é necessário concluir a venda, para devolver o valor ao cartão. Não utilize o cancelamento de item, pois esse processo não faz a comunicação com o Sitef.
Veja o passo a passo:
- No módulo Atendimento, acesse o menu geral no canto superior esquerdo da tela;
- Clique na opção Concluídos ou pressione as teclas SHIFT+F11;
- Você verá a lista de vendas recentes concluídas, selecione a que deseja cancelar, clique em Confirmar ☑;
- Em seguida, selecione motivo do cancelamento e novamente clique em Confirmar ☑;
- O sistema então concluirá o cancelamento, atualizando o estoque do produto, estornando automaticamente o saldo para o cartão-presente e emitindo o comprovante de cancelamento. Caso a venda cancelada não tenha sido a última registrada no PDV, o sistema será não emitirá o cupom de cancelamento, e sim uma NF-e de devolução, mas ainda fará automaticamente o estorno para o cartão-presente.
Veja a seguir um estorno de cartão via Service Hub: