Imagine o cenário onde a venda já concluída precisa ser cancelada, e no pagamento utilizaram cartão-presente.

Ou ainda, uma situação em que a venda está em andamento, parte dela já foi paga com o cartão-presente, porém quando o cliente ia efetuar o pagamento complementar, ele desiste da venda.

Nos dois cenários, os estorno do valor para o cartão-presente é feito através do cancelamento da venda. Ou seja, mesmo no segundo exemplo, é necessário concluir a venda, para devolver o valor ao cartão. Não utilize o cancelamento de item, pois esse processo não faz a comunicação com o Sitef.

Veja o passo a passo:

  • No módulo Atendimento, acesse o menu geral no canto superior esquerdo da tela;
  • Clique na opção Concluídos ou pressione as teclas SHIFT+F11;
  • Você verá a lista de vendas recentes concluídas, selecione a que deseja cancelar, clique em Confirmar ☑;
  • Em seguida, selecione  motivo do cancelamento e novamente clique em Confirmar ☑;
  • O sistema então concluirá o cancelamento, atualizando o estoque do produto, estornando automaticamente o saldo para o cartão-presente e emitindo o comprovante de cancelamento. Caso a venda cancelada não tenha sido a última registrada no PDV, o sistema será não emitirá o cupom de cancelamento, e sim uma NF-e de devolução, mas ainda fará automaticamente o estorno para o cartão-presente.

Veja a seguir um estorno de cartão via Service Hub: