Quando o cliente não apresenta o cupom para troca, é possível realizar a operação referenciando o documento fiscal. Para isso deve-se identificar o CPF e/ou CNPJ do cliente para o sistema. 

É importante ressaltar que:

  • A emissão e o envio das notas à SEFAZ são fundamentais para que os impostos recolhidos na venda sejam devidamente recuperados na entrada dos produtos;

  • De acordo com o RICMS 2000 – Capítulo VI (DA DEVOLUÇÃO E DO RETORNO DE MERCADORIA) – Artigo 452, só poderão ser associadas as notas de devoluções de vendas realizadas dentro do prazo de 45 dias (quarenta e cinco dias), contados da data de saída da mercadoria.

Essa funcionalidade foi habilitada a partir da versão 9.7 SPK2 do Linx OmniPOS.

1.  No menu principal do Linx OmniPOS, clique na opção Atendimento;

2. Escolha a opção Devolução ou pressione ALT + H;

3Informe os dados do cliente e confirme;

4. Atente-se que a tela em destaque muda de cor e é sinalizada com o botão Devolução;

5. Informe apenas o(s) produto(s) devolvido(s) pelo cliente e suas quantidades;

6. Selecione o vendedor e confirme;

7. Logo, a tela que referencia o tipo do documento de origem será apresentada;

8. No campo nº do documento original insira 999 e clique em Avançar;

 (aviso) A partir do Hotfix006 do Linx OmniPOS 9.7SPK6, foi implementado o parâmetro SOLICITA_GERENTE_DEVOL_MANUAL. Sendo assim, a senha do Gerente será solicitada. Funcionalidade disponível para todas as modalidades de trocas.

9. Em seguida a tela para selecionar o Motivo de Devolução será apresentada, selecione a opção desejada e confirme;

(aviso) A partir do Hotfix006 do Linx OmniPOS 9.7SPK6, foi implementado o parâmetro OBRIGA_MOTIVO_DEVOLUCAO, que tem a finalidade de mensurar no Linx OmniPOS, os motivos de devolução das mercadorias. Funcionalidade disponível para todas as modalidades de trocas.

10. Clique no botão Pagamento ou pressione a tecla F3 no teclado;

11. Em Formas de Pagamento, escolha a opção Troca (F4), se quiser gerar um cupom de troca. Se quiser devolver ao cliente o valor em dinheiro, escolha a opção Dinheiro (F1);

12. Nos dois casos, você deverá optar na sequência pela emissão da nota fiscal de devolução;

13. No caso da devolução do dinheiro, basta entregar a quantia ao seu cliente. No caso do cupom, é necessário que no mesmo dia o saldo da troca seja utilizado pelo mesmo consumidor informado na devolução.