Para habilitar a geração da nota fiscal eletrônica no momento da venda, foi criado o parâmetro EMISSAO_DE_NFE que deve ser configurado com T ou F (T - true/verdadeiro; F -false/falso).

Após a parametrização da retaguarda Linx, as empresas que utilizam a Linx Serviços Digitais poderão gerar e transmitir automaticamente a nota fiscal eletrônica à SEFAZ pelo LinxPOWS. Veja a seguir os procedimentos para geração e transmissão:

Por padrão, esta área não é editável e tem como objetivo apenas identificar que a geração da nota fiscal eletrônica está disponível.


Verificando a configuração para emissão da nota fiscal eletrônica no LinxPOWS Manager

No LinxPOWS Manager, foi incluída a indicação da disponibilidade do uso da nota fiscal eletrônica conforme a tela a seguir. Após a instalação, o sistema apresentará, na tela de Configuração da Impressão, uma área indicativa sobre a Emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

Procedimentos

1. No menu Configurações, tela Impressão, área Impressão de Notas Fiscais, observe a opção "Emissão de Nota Fiscal Eletrônica".

Geração da nota fiscal eletrônica na venda

No LinxPOWS, a geração da nota fiscal eletrônica é acionada na finalização da venda. Para tanto, na tela de Pagamentos, deve-se marcar a opção Emitir N.F.

Observe a seguir os procedimentos para geração da NF-e:


1. Ao realizar uma venda, clique no botão Pagamentos.
2. Marque a opção Emitir N.F.

 

Será apresentada uma tela para informações da natureza e o tipo de operação para a nota fiscal.

 

3. Informe os dados e clique no botão Avançar para prosseguir com a inclusão dos dados da nota.

Somente será possível gerar nota fiscal de venda, se a natureza estiver amarrada com o tipo de operação 190.

Será apresentada a tela para seleção da série da nota fiscal. A nota fiscal eletrônica só será emitida quando estiver associada a série "Nota Fiscal Eletrônica".



4. Informe a série para a nota fiscal e clique no botão Avançar.
5. Informe os dados do destinatário da nota fiscal e clique no botão Finalizar.

 6. Ao finalizar a inclusão dos dados da nota, o sistema exibirá a nota fiscal. Note que a página "Nota Fiscal Eletrônica" foi habilitada. É importante ressaltar que a página só será habilitada quando a série para nota fiscal eletrônica for indicada.

 

7. Acesse a página "Nota Fiscal Eletrônica".
A página "Dados" exibe as informações da NF-e. Como a NF-e ainda não enviada, selecione o tipo de emissão da nota: Normal. A página "Log" será habilitada com o histórico somente após o envio.


 


7. Ao utilizar o tipo de emissão Normal, verifique se todos os dados da nota estão preenchidos corretamente, em seguida, clique no botão Ok.
Será apresentada a seguinte mensagem.

 

8. Ao clicar em Sim, o LinxPOWS, por meio da Linx Serviços Digitais, transmite os dados da NF-e para a SEFAZ.
9. Após o envio, automaticamente, serão importados os dados da DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica e um arquivo será enviado ao email do destinatário.
10. Se por algum motivo não desejar enviar a nota fiscal eletrônica, ao clicar em Não, o sistema permite enviar a nota posteriormente a partir da tela de Consulta de Vendas. Consulte Envio da NF-e pela tela de Consulta de Vendas.

Somente será possível gerar o DANFE, se o cadastro de cliente estiver correto, contento também o email, para que a nota seja enviada automaticamente para ao cliente.

Emissão do DANFE - tipo Normal

O processo de emissão normal é a situação desejada e mais adequada para o emissor, pois é a situação em que todos os recursos necessários para a emissão da NF-e estão operacionais e a autorização de uso da NF-e é concedida normalmente pela SEFAZ.

Nesta situação, a emissão das NF-e é realizada normalmente com a impressão do DANFE em papel comum, após o recebimento da autorização de uso da NF-e.

 

Exemplo:

 

A chave de acesso é gerada pela Sefaz, para consultar a sua autenticidade consulte o portal de NF-e.

Caso ocorra algum problema de conexão de envio com a SEFAZ, o servidor do serviços digitais solicitará automaticamente a autorização para SEFAZ por DPEC.

 

 

Importante:

O DANFE é mera representação gráfica da NFe e não se confunde com a NFe.

O DANFE deverá ser impresso em papel, exceto papel jornal, no tamanho mínimo A4 (210 x 297 mm) e máximo ofício 2 (230 x 330 mm), podendo ser utilizadas folhas soltas, formulário contínuo ou formulário pré-impresso e, em caso de contingência, formulário de segurança ou Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrônico (FS-DA).

Na hipótese de venda ocorrida fora do estabelecimento, o DANFE poderá ser impresso em qualquer tipo de papel, exceto papel jornal, em tamanho inferior ao A4 (210 x 297 mm), caso em que será denominado “DANFE Simplificado”, devendo ser observado layout definido em Ato COTEPE.