Por meio do LinxPOWS são possíveis três operações de troca:

Troca por produto de igual valor;


Troca por produto de valor superior;


Troca de produto por valor inferior.


A operação de troca é tratada no sistema por meio do botão .  Este botão habilita a digitação do produto, em caso de troca.

Neste tipo de operação, os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela.

A seguir, veja os procedimentos para as operações de troca:

Troca por produto de igual valor

1.No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.


2.

Clique no botão .


3.Informe o produto (de igual valor) que será devolvido pelo cliente.


Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado como zero (0).

4.Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento, selecione a forma dinheiro e finalize a venda.


Para complementar a operação fiscal, deve ser emitida uma nota fiscal de entrada do produto que foi devolvido. Essa nota fiscal pode ser emitida em talonário próprio da loja ou informada manualmente no sistema e impressa em formulário contínuo.

Troca por produto de valor superior

1.No campo Produto, informe o produto escolhido pelo cliente.


2.

Clique no botão .


3.Informe o produto (de valor superior) que será devolvido pelo cliente.


4.Observe, no campo Total, localizado no rodapé da tela, que haverá um saldo a ser pago pelo cliente.


5.Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento, selecione a forma de pagamento e finalize a venda.


Será emitida uma nota fiscal no valor total do produto que está sendo levado pelo cliente.

Deve ser emitida uma nota fiscal do produto devolvido para complementar a operação fiscal.

Troca por produto de valor inferior

1.No campo Produto, informe o produto escolhido pelo cliente.


2.

Clique no botão .


3.Informe o produto (de menor valor) que será devolvido pelo cliente.


4.Observe, no campo Total, localizado no rodapé da tela, que o valor da venda aparecerá negativo, que corresponde ao valor que o cliente tem a receber.


5.Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento.


Serão apresentadas as formas de pagamento para devolução.

Caso a forma seja em dinheiro, deve ser feita uma retirada do caixa para reembolso ao cliente.


Caso a devolução seja por vale produto, a loja pode entregar um cartão ou um comprovante no valor do reembolso, que pode ser utilizado posteriormente em uma nova compra como valor de crédito.


6.Selecione a forma e clique no botão Finalizar.


7.Será emitida uma nota fiscal no valor total do produto levado pelo cliente.


8.Deve ser emitida uma nota fiscal de entrada do produto que foi devolvido para complementar a operação fiscal.


 

Dica

Em uma situação de troca, pode-se ler ou informar primeiro o produto devolvido e depois o escolhido pelo cliente ou vice-versa. O detalhe é clicar no botão antes de digitar o produto referente a troca.

Devolução

Na situação de devolução, existem apenas os produtos que estão sendo devolvidos pelo cliente.

1.

Clique no botão e informe os produtos a serem devolvidos.


2.Clique no botão Pagamento e selecione os tipos de reembolso que podem ser feitos para o cliente (vale-produto ou dinheiro).


3.Clique no botão Finalizar.


Uma nota fiscal do produto que foi devolvido deve ser emitida para complementar a operação fiscal.


  • Sem rótulos